Diferenças do violino e viola clássica

Mesmo quem tem muita familiaridade com os instrumentos de cordas pode acabar confundindo o violino e a viola clássica, porque os dois são realmente muito parecidos.

Apesar dos sons serem igualmente bonitos, é importante saber diferenciar os instrumentos para usá-los da melhor forma! Confira as principais diferenças de violino e viola clássica que a Multisom separou abaixo.

Como diferenciar violino e viola clássica?

Ambos os instrumentos possuem cordas e são tocados por arco. Por isso, a forma mais fácil de perceber as diferenças entre o violino e a viola clássica é observando suas características físicas e os sons emitidos pelo instrumento. Olha só:

Viola e violino

Pinterest

  • Estrutura do corpo: o violino tem um estrutura de corpo menor que a viola clássica, ou seja, ao comparar os dois instrumentos, o menor provavelmente será o violino;
  • Peso do arco: o arco é aquela madeira utilizada para tocar o instrumento. No caso da viola clássica, o arco é mais pesado. Os dois tipos têm um ângulo de 90 graus, mas a viola apresenta um canto curvado no objeto;
  • Tipos de notas: o violino tem uma corda E e não C, ao contrário da viola. Além disso, o violino tem a corda E mais aguda e a viola tem a corda C mais grave;
  • Altura das notas: enquanto as violas costumam entrar nas notas mais graves das músicas, os violinos são tocados nas partes mais agudas;
  • Claves musicais: analisando as partituras, você pode perceber que os violinos utilizam a clave de sol na maioria das vezes, enquanto as violas utilizam clave de dó ou de contralto.

Por curiosidade, também vale lembrar que quem toca violino é um violinista e quem toca viola clássica é um violetista.

Para tentar diferenciar

Após as nossas dicas, observe os dois instrumentos lado a lado e tente diferenciá-los. Veja só como eles são praticamente iguais quando não observamos os detalhes:

Violino e viola

E então, qual o seu palpite?

Lá vai: o instrumento da esquerda é a Viola Tradicional – Michael e o instrumento da direita é o Violino Eagle Envernizado. Acertou? Errou? Nos conte nos comentários! Pode deixar dúvidas também, que adoramos ajudá-lo quando o assunto é música.

E não se preocupe se não tiver acertado, por fotografia torna-se ainda mais difícil diferenciar. Mas temos certeza que com as nossas dicas você saberá entender as diferenças do violino e viola clássica a partir de agora.

Onde comprar um violino ou viola clássica?

Esses instrumentos são vendidos tanto em loja física quanto na internet, sendo que nessa última você encontra mais opções da viola.

E mesmo comprando em um e-commerce não fica difícil diferenciar, pois na nomenclatura é indicado o instrumento e também é perceptível pelas características do produto.

Se você quer dar uma olhada nas opções de violas clássicas e violinos disponíveis na internet, acesse nossa loja, a Multisom. Lá, tem diversas opções de preços e marcas!

Avaliações que recebemos:

Share this Story
Load More Related Articles
Load More By Especialista Multisom
Load More In Cordas

Deixa uma resposta

Seu e-mail não será publicado.Campos obrigatórios estão marcados *

Check Also

Como aprender a tocar violão em casa?

Nos velhos tempos – e estamos falando há ...