Escolher entre os modelos de violão folk ou flat pode ser uma tarefa difícil. Entretanto, há algumas considerações que podem ser feitas para ajudar auxiliar nas buscas. No post a seguir, nós, da Multisom, listamos as principais características de cada um dos instrumentos. Vamos lá?
Violão folk ou dreadnought
Tecnicamente, qualquer violão com cordas de aço pode ser chamado de violão folk. Entretanto, a maior parte do público se refere ao modelo folk querendo falar, na verdade, sobre o modelo dreadnought. Ele tem o corpo um pouco maior que o comum e uma curva mais suave na parte superior.
Geralmente usado por músicos de blues e também de música sertaneja, além de performances acústicas de pop e rock, o modelo folk é o mais indicado para apresentações ao vivo.
Por ser um pouco maior, a sua caixa traz maior projeção às notas, resultando em um som mais encorpado.
Violão flat
Já os violões conhecidos como flat ou semi-flat são os preferidos por músicos profissionais e eruditos. Este modelo é conhecido pela boa tocabilidade, devido às cordas de nylon e ao tamanho reduzido da caixa, que o torna mais ergonômico.
Dessa forma, é o mais indicado para iniciantes e também para performances em que o músico passa horas na mesma posição. Além disso, este modelo responde bem ao retorno dos amplificadores e P.A.s (sigla para public adress, nome dado ao equipamento que fornece o retorno do som para os músicos que estão no palco) em geral.
Esses modelos, flat ou semi-flat (com a caixa um pouco menos estreita), são bastante usados por músicos brasileiros. De uma forma geral, os violões flat contam com um timbre mais agradável aos ouvidos, algo que irá depender da equalização do som — recurso disponível tanto nos violões folk quanto nos flats.
O grande diferencial do violão flat é que ele é bastante ergonômico. Também é preciso citar que os três modelos (flat, semi-flat e dreadnought) são eletroacústicos, o que possibilita uma projeção maior do som.
Quais as melhores marcas de violões folk e flat?
Há alguns modelos e marcas ideais para cada necessidade. Por exemplo, o violão Folk Tagima Kansas Sunburst apresenta uma sonoridade impecável e uma alta durabilidade. Este é um legítimo modelo dreadnought, além de contar com o corte cutaway na caixa — o que torna mais confortável tocar as notas mais agudas.
Este violão conta com cinco bandas de equalização e um afinador acoplado. É indicado tanto para músicos profissionais quanto para iniciantes.

Multisom
Já o modelo de violão elétrico folk Takamine GD11MC é um modelo de violão elétrico adequado tanto para quem está começando quanto para quem já é profissional. O corpo feito na madeira Mahogany proporciona um som potente e um timbre marcante. O instrumento já conta com um afinador embutido, o que permite que você o músico tente afinações novas e esteja sempre no tom certo.

Multisom
Já para quem procura melhor tocabilidade, o violão Flat Eagle CH-306 Fibra Black Burst é o mais indicado. É um modelo bastante leve e tem a caixa de ressonância mais fina. Seu modelo arrojado é bastante indicado para apresentações ao vivo. Além disso, conta com afinador digital com visor de LCD.

Multisom
Esperamos que as dicas que nós, da Equipe Multisom, trouxemos sobre as diferenças entre o violão folk e o flat sejam úteis para você escolher o seu instrumento! Qualquer dúvida, não hesite em deixar um comentário para nós. Até o próximo post!