Conheça todos os tipos de violino!

Escolher entre os tipos de violino é fundamental para obter o melhor de cada instrumento

Se existe um instrumento que representa a música orquestral para o público em geral, é o violino. O que a maioria das pessoas fora do mundo da música provavelmente não sabe, no entanto, é que existem vários tipos de violino diferentes.

Considerando as variações sutis que podem existir entre violinos semelhantes, a resposta pode ser complicada. Para fins de clareza, vamos dividi-lo de acordo com as categorias geralmente aceitas. Confira!

Quais são os tipos de violino?

Com uma gama de modelos, formatos e estilos, resolvemos listar alguns dos tipos de violino para você!

Violino Barroco

O violino da era barroca tinha várias diferenças em comparação com seus descendentes mais modernos, principalmente uma escala menor, um ângulo de braço mais raso e uma ponte menor.

Violino Clássico

Não muito diferente do instrumento produzido hoje. Além de maior tensão nas cordas e pescoço mais fino, o violino clássico viria a apresentar descanso de queixo.

O que se tornou a forma moderna de violino apresentava uma escala ligeiramente mais longa para permitir que os músicos acessassem notas mais altas e uma barra de baixo mais pesada.

Fiddling Around

É a forma como o violino é configurado. Os violinistas geralmente preferem uma ponte mais plana do que suas contrapartes clássicas. Ao contrário dos músicos de orquestra, eles também tendem a preferir cordas de aço às cordas de tripa.

Violino Elétrico

Como a maioria das guitarras elétricas, os violinos elétricos são de corpo sólido. Ao contrário dos violinos tradicionais, eles não possuem orifícios para transmitir o som. Em vez disso, eles são construídos com captadores embutidos que detectam e transmitem vibrações que são então transmitidas por um amplificador.

Quais os tamanhos de violinos?

O tamanho real entre os instrumentos não diverge muito, um ¼ violino sendo 47 cm e o ½ apenas 4 cm mais comprido, mas isso pode fazer uma diferença real para o músico.

Tocar em um instrumento de tamanho incorreto pode forçar o músico a ter que se esticar demais ou ter que “se amassar”. De qualquer forma, vai fazer com que aprender a tocar seja muito mais difícil!

Vejamos então quais os tamanhos disponíveis no mercado para que você possa comparar.

  • Tamanho do violino: 1/16 violino – Comprimento do violino: 209 mm ou aprox. 8 polegadas – Comprimento total do violino: 36,8 cm ou 14,5 pol. – Comprimento do arco: 42,5 cm ou 16,75 pol.;
  • Tamanho do violino: 1/10 violino – Comprimento do violino: 230 mm ou aprox. 9 polegadas – Comprimento total do violino: 40,6 cm ou 16 pol. – Comprimento do arco: 45 cm ou 17,5 pol.;
  • Tamanho do violino: 1/8 violino – Comprimento do violino: 255 mm ou aprox. 10 polegadas – Comprimento total do violino: 43 cm ou 17 pol. – Comprimento do arco: 48,9 cm ou 19,25 pol.;
  • Tamanho do violino: 1/4 de violino – Comprimento do violino: 280 mm ou aprox. 11 polegadas – Comprimento total do violino: 48,25 cm ou 19 pol. Comprimento do arco: 57,15 cm ou 22,5 pol.;
  • Tamanho do violino: 1/2 violino – Comprimento do violino: 310 mm ou aprox. 12,2 polegadas – Comprimento total do violino: 52 cm ou 20,5 pol. – Comprimento do arco: 62,2 cm ou 24,5 pol.;
  • Tamanho do violino: 3/4 de violino – Comprimento do violino: 335 mm ou aprox. 13 polegadas – Comprimento total do violino: 53,3 cm ou 21 pol. Comprimento do arco: 68,6 cm ou 27 pol.;
  • Tamanho do violino: 4/4 Full Violin – Comprimento do violino: 356 mm ou aprox. 14 polegadas – Comprimento total do violino: 60 cm ou 23,5 pol. – Comprimento do arco: 75 cm ou 29,5 pol.

Quais são os acessórios?

Os acessórios para violino foram inventados para ajudar os músicos a melhorar suas performances com o instrumento musical. Por isso, separamos alguns deles para você.

Arco

Ele é usado para produzir os sons que gostamos de ouvir, movendo-o pelas cordas. O arco é composto de cinco partes que funcionam juntas, que é movido sobre as cordas do violino.

Estojo e capa

Os estojos para violinos têm designs diferentes. Você pode encontrar estojos que possuem recursos diferentes para facilitar o armazenamento do seu instrumento musical favorito. Já a capa serve para proteção do seu equipamento.

Cavalete

É a parte do instrumento musical que segura as cordas. Ele serve a muitas funções que visam coletivamente ajudá-lo a obter os tons certos ao tocar o violino. A ponte do violino é feita de madeira e tem diversos formatos.

Breu

São usados para manter os fios de cabelo do violino. Eles são materiais de resina com superfícies altamente friccionais. As colofônias vêm em marcas diferentes que funcionam de maneira semelhante.

Afinador

É usado para afinar as cordas do violino para obter as notas certas. O afinador de violino ajusta as cordas do violino, Sol, Ré, Lá e Mi, para combinar com as canções ou performance musical que você deseja criar.

Quais os cuidados com o instrumento?

Quando não estiver em uso, guarde o violino e o arco em uma caixa rígida, projetada para evitar danos ao instrumento. Inclusive, sempre remova o apoio de ombro ou almofada antes de guardar seu violino em sua caixa e certifique-se de que seus zíperes, travas ou outros fechos estão bem fechados antes de pegar sua caixa.

Outra dica: afrouxe o cabelo do arco antes de guardá-lo. Deixar tensão desnecessária em seu arco pode destruir sua curvatura delicada. E, após cada sessão, limpe suavemente o instrumento e as cordas com um pano seco para remover a poeira de breu e a oleosidade corporal.

Enfim, agora você sabe quais são os tipos de violino. Mas não apenas isso, aprendemos também sobre os variados tamanhos, seus principais acessórios e quais os cuidados que você deve tomar!

Share this Story
Load More Related Articles
Load More By Especialista Multisom
Load More In Cordas

Deixa uma resposta

Seu e-mail não será publicado.Campos obrigatórios estão marcados *

Check Also

Como aprender a tocar violão em casa?

Nos velhos tempos – e estamos falando há ...