Tipos de pandeiro: conheça as principais diferenças!

Um pandeiros sobre a mesa

O pandeiro é um instrumento bastante popular no Brasil, mas é bastante comum que as pessoas se interessem por ele, sem entender direito as suas características. E a verdade é que existem algumas diferenças bem importantes e que ajudam a diferenciar um pandeiro do outro. Entre elas, podemos citar os materiais usados na fabricação, a composição e os tamanhos.

Se você quer entender melhor os tipos de pandeiro, nós, da Multisom, vamos falar hoje sobre as principais características e diferenças desse instrumento. Gostou? Então confira abaixo!

Tamanhos de pandeiro

O primeiro aspecto que diferencia os tipos de pandeiros são os tamanhos, já que esse instrumento pode ser encontrado com opções de 8 até 14 polegadas. A escolha vai depender muito da habilidade do músico, já que os pandeiros maiores costumam exigir uma sustentação muito mais firme da mão, o que pode gerar alguns incômodos e desmotivar quem está bem no início.

Mas isso não é regra, pois a adaptabilidade com um pandeiro varia de pessoa para pessoa. O que podemos salientar é que os pandeiros maiores possibilitam som mais encorpado e maior volume. Contudo, os tamanhos mais usados são os de 10 e 12 polegadas.

Tipos de pele do pandeiro

Tipos de pele do pandeiro

Outra característica que faz toda a diferença na escolha de um pandeiro é o tipo de pele usado na fabricação, que pode ser de couro ou nylon. Entenda os pontos fortes e fracos de cada um:

Pandeiros de pele natural

Chamamos de pandeiros de pele natural os que são feitos em couro. Algumas características desse modelo:

  • São leves e flexíveis;
  • Produzem som mais grave;
  • Fatores climáticos podem influenciar no material;
  • Possuem variadas opções de textura.

Pandeiros de pele sintética

Estes pandeiros são, na maioria das vezes, fabricados em nylon, acrílico ou fórmica. Algumas características:

  • Podem ter acabamentos com transparência, estampas ou efeitos holográficos;
  • O som produzido não é tão grave como o de couro;
  • Material mais durável, já que a interferência climática não se aplica;
  • Sem microfone, este tipo alcança um volume maior.

Quantidade de platinelas do pandeiro

As platinelas, geralmente fabricadas em latão, inox, alumínio ou flanders, são os componentes que garantem grande parte da sonoridade de um pandeiro. Logicamente, quanto mais platinelas o instrumento tiver, mais som ele irá produzir. Mas o fator que irá diferenciar um pandeiro do outro é o número de pratos em cada espaço.

Os modelos disponíveis são os com:

Três pratos: dois ficam nas extremidades e um no centro, entre eles.
pandeiro de 3 pratos

Cinco pratos: dois ficam nas extremidades, porém, no meio deles há mais três.

Platinelas duplas: são os modelos de pandeiros com dois conjuntos de platinelas.

Platinelas duplas no pandeiros

Tipos de aro do pandeiro

Apesar de ser uma diferença sutil visualmente, os tipos de aros também diferenciam os modelos de pandeiros. Geralmente, os que são feitos com materiais sintéticos acompanham o aro que chamamos de “redondo”. Já os tipos feitos com couro, podem variar entre aro reto (achatado) ou redondo.

Alguns pandeiristas comentam que os modelos arredondados tendem a machucar menos a mão, mas isso pode variar muito entre modelos e o gosto de cada músico. Por isso, o ideal é que você teste o seu pandeiro antes de comprá-lo, se for possível!

Agora você já pode escolher o pandeiro ideal para as suas preferências. Gostou deste conteúdo? Então deixe um comentário para nós! E aproveite para dar uma olhadinha na categoria de pandeiros da loja virtual da Multisom para conferir alguns dos nossos melhores modelos.

Share this Story
Load More Related Articles
Load More By Especialista Multisom
Load More In Percussão

3 Comentários


  1. Geraldo Alvim

    4 de dezembro de 2018 at 02:33

    Boa matéria. Gostaria de saber a influência das platinelas de diferentes materiais do qual são fabricadas no som em relação à pele usada no pandeiro. Obrigado!

    Reply

  2. Rodrigo

    23 de abril de 2020 at 18:16

    Qual o certo na nomenclatura, é pLatinela ou pRatinela. Sempre falei platinela, porém pela lógica, são miniaturas de pratos de bateria, então seria pratinela. E agora?

    Reply

  3. Tarcisio Reinaldo da Silva

    21 de julho de 2022 at 17:51

    Gostei muito das explicações, uma aula.

    Reply

Deixa uma resposta

Seu e-mail não será publicado.Campos obrigatórios estão marcados *

Check Also

Como escolher a melhor bateria para iniciantes?

Aprender a tocar um instrumento musical é um ...