Em São Paulo e região é uma gaita. Aqui no Rio Grande do Sul apelidamos de gaita de boca.
Mas, a verdade é que para outras partes do Brasil e o verdadeiro nome desse instrumento é harmônica.
E, só por curiosidade, o que alguns estados do sudeste chamam de sanfona, nós chamamos somente de gaita aqui no Sul. Mas isso é assunto para outro post (que falamos das origens dos apelidos para o acordeon).
Ao se tratar da gaita de boca, existem diferentes tipos do instrumento, cada um com sua singularidade e tocabilidade específica. Olha aí!
Tipos de gaita
Ideais para diversos estilos musicais — como blues, country, rock e jazz — as gaitas de boca ganharam muito espaço na música ocidental por conta do seu baixo preço, do seu tamanho e por ser capaz de produzir uma grande variedade de timbres.
Entretanto, para que a sonoridade se aproxime mais fielmente ao estilo musical que você pretende tocar, é importante escolher o tipo de gaita correto:
Gaitas diatônicas
As gaitas diatônicas são as mais conhecidas no mundo todo e são mais usadas para tocar estilos como o Pop, o Blues e o Folk. Se comparadas aos outros modelos, elas são mais limitadas em questões de timbre, pois não possuem todas as notas das escalas.
E justamente por sua escala de notas simplificada, as diatônicas são ideais para quem está interessado em aprender a tocar a gaita de boca sem muitas dificuldades.
A gaita harmônica Hering diatônica super 20 8020 – C é um exemplo deste tipo de gaita. Com a chapa em latão 0,90mm, corpo em plástico dourado, palhetas de latão e 20 vozes, este é o modelo ideal para quem quer aprender a tocar a gaita de boca.
Gaitas cromáticas
A gaita cromática tem seu diferencial por contar com uma barra deslizante, que quando ativada pelo botão, direciona o ar do bocal para a placa. Essa ferramenta possibilita que, com a habilidade e técnica correta, seja possível tocar a maioria das escalas.
Esse tipo de gaita de boca é mais difícil de tocar e por isso é recomendado para quem já está familiarizado com o instrumento.
Gaitas tremolo
A singularidade das gaitas tremolo está em sua estrutura. Com duas lâminas por nota — uma afinada e outra ligeiramente plana — esse instrumento produz um som mais estridente, que consequentemente deixa o instrumento mais difícil de ser tocado. É ideal para reproduzir músicas da cultura oriental e pop.
A gaita harmônica Stagg tremolo BJH T48 – C é um ótimo exemplo dos modelos tremolo, possuindo 48 tons em 24 furos diatônicos.
Como escolher a sua gaita de boca
Além de saber qual o tipo ideal para as suas necessidades, há outros pontos que devem ser considerados na hora de fazer a escolha da sua gaita de boca. Assim, você pode escolher sua gaita pelo tom: Dó, Ré, Mi, Fá, Sol e Lá.
Ou ainda, escolher o tipo ideal de gaita pela marca:
Escolha sua gaita de boca na Multisom
Agora você já conhece os diferentes tipos de gaita de boca e também todas as opções de marcas e tons para fazer a escolha ideal para suas necessidades.
Para facilitar ainda mais sua busca pelo instrumento, confira a categoria de gaitas de boca da Multisom e garanta o melhor preço e tempo de entrega. Até a próxima!
Gustavo Woltmann
19 de outubro de 2020 at 01:00
Realmente a gaita é dose ótima opção.
JORGE KATSUHIKO MAKIMORI
4 de dezembro de 2020 at 22:15
Boa informaçoes, sou iniciantes, preciso pesquisar mais, tipo e minha optidao,e
tipo de gaita a comprar, como fazer ,,,jkm