Tipos de gaita (de boca) e como escolher a sua

Gaitas de boca

Em São Paulo e região é uma gaita. Aqui no Rio Grande do Sul apelidamos de gaita de boca.

Mas, a verdade é que para outras partes do Brasil e o verdadeiro nome desse instrumento é harmônica.

E, só por curiosidade, o que alguns estados do sudeste chamam de sanfona, nós chamamos somente de gaita aqui no Sul. Mas isso é assunto para outro post (que falamos das origens dos apelidos para o acordeon).

Ao se tratar da gaita de boca, existem diferentes tipos do instrumento, cada um com sua singularidade e tocabilidade específica. Olha aí!

Tipos de gaita

Ideais para diversos estilos musicais — como blues, country, rock e jazz — as gaitas de boca ganharam muito espaço na música ocidental por conta do seu baixo preço, do seu tamanho e por ser capaz de produzir uma grande variedade de timbres.

Entretanto, para que a sonoridade se aproxime mais fielmente ao estilo musical que você pretende tocar, é importante escolher o tipo de gaita correto:

Gaitas diatônicas

As gaitas diatônicas são as mais conhecidas no mundo todo e são mais usadas para tocar estilos como o Pop, o Blues e o Folk. Se comparadas aos outros modelos, elas são mais limitadas em questões de timbre, pois não possuem todas as notas das escalas.

E justamente por sua escala de notas simplificada, as diatônicas são ideais para quem está interessado em aprender a tocar a gaita de boca sem muitas dificuldades.

Gaita harmônica Hering diatônica

A gaita harmônica Hering diatônica super 20 8020 – C é um exemplo deste tipo de gaita. Com a chapa em latão 0,90mm, corpo em plástico dourado, palhetas de latão e 20 vozes, este é o modelo ideal para quem quer aprender a tocar a gaita de boca.

Gaitas cromáticas

A gaita cromática tem seu diferencial por contar com uma barra deslizante, que quando ativada pelo botão, direciona o ar do bocal para a placa. Essa ferramenta possibilita que, com a habilidade e técnica correta, seja possível tocar a maioria das escalas.

Esse tipo de gaita de boca é mais difícil de tocar e por isso é recomendado para quem já está familiarizado com o instrumento.

Gaita Harmônica Hering Oitavada 7996 Seductora – 96 Vozes, C (Dó) e G (Sol)

Gaitas tremolo

A singularidade das gaitas tremolo está em sua estrutura. Com duas lâminas por nota — uma afinada e outra ligeiramente plana — esse instrumento produz um som mais estridente, que consequentemente deixa o instrumento mais difícil de ser tocado. É ideal para reproduzir músicas da cultura oriental e pop.

 

 

Gaita harmônica Stagg tremolo

 

 

A gaita harmônica Stagg tremolo BJH T48 – C é um ótimo exemplo dos modelos tremolo, possuindo 48 tons em 24 furos diatônicos.

Como escolher a sua gaita de boca

Além de saber qual o tipo ideal para as suas necessidades, há outros pontos que devem ser considerados na hora de fazer a escolha da sua gaita de boca. Assim, você pode escolher sua gaita pelo tom: Dó, Ré, Mi, Fá, Sol e Lá.

Ou ainda, escolher o tipo ideal de gaita pela marca:

Escolha sua gaita de boca na Multisom

Agora você já conhece os diferentes tipos de gaita de boca e também todas as opções de marcas e tons para fazer a escolha ideal para suas necessidades.

Para facilitar ainda mais sua busca pelo instrumento, confira a categoria de gaitas de boca da Multisom e garanta o melhor preço e tempo de entrega. Até a próxima!

Share this Story
Load More Related Articles
Load More By Especialista Multisom
Load More In Sopro

1 Comentário


  1. Gustavo Woltmann

    19 de outubro de 2020 at 01:00

    Realmente a gaita é dose ótima opção.

    Reply

Deixa uma resposta

Seu e-mail não será publicado.Campos obrigatórios estão marcados *

Check Also

O que é uma Venova?

Já pensou em ter um instrumento de sopro ...