As flautas são instrumentos de sopro que fazem parte da história há bastante tempo e ainda fascinam as várias gerações de músicos. O sopro gerado pelos flautistas proporciona sons incríveis e muito marcantes! Para isso, existem diversos tipos de flautas que, além da aparência diferenciada, emitem sons diversos e podem até exigir técnicas diferentes! Confira com a gente os principais tipos e suas características!
Flauta Transversal
Seu nome original é flauta ocidental de concerto, mas é conhecida como flauta transversal justamente pela maneira que é tocada (em posição transversal). Sendo um dos tipos de flautas mais conhecidos e usados atualmente, foi originalmente produzida em madeira, mas hoje é mais comum encontrá-la em metal na maioria das suas versões.

Fonte: Multisom
Flauta Piccolo
Também chamada de flautim, a flauta piccolo tem nome de origem italiana, que pode ser traduzido como “pequena flauta”. É bastante semelhante à flauta transversal, principalmente quanto ao sopro e ao dedilhado. A principal diferença, além do menor porte, é que o piccolo tem um tubo cônico (diferente do tubo das flautas mais modernas, que é cilíndrico) e consegue produzir sons mais agudos.

Fonte: La Continental
Flauta Doce
De origem medieval, a flauta doce foi o tipo mais utilizado na Europa até meados do Renascimento, antes de ser substituída pela flauta transversal. Feita de madeira e encontrada em vários tamanhos, produz um som melodioso e tem como característica o fato de ter um “bico”, que canaliza o ar soprado pelo flautista.

Fonte: Multisom
Flauta Traverso Barroco
O traverso barroco também é tocado de modo transversal, mas é diferente porque tem o seu uso mais limitado às músicas do período barroquino – o que define seu nome. É produzido em madeira e tem apenas uma chave. O instrumento foi, com o tempo, substituindo a flauta doce dentro das músicas de concerto.

Fonte: Pinterest
Flauta de pã
O tipo mais diferenciado é a flauta de pã. Isso porque, ao invés de apenas um, ela tem vários tubos de madeira! Eles são de tamanhos diferentes e cada um serve para uma nota musical, sendo fechados em uma das extremidades. Essa flauta nasceu a partir de uma lenda grega, onde se dizia que o som da flauta era o mesmo que a voz da ninfa e, a partir daí, o instrumento se espalhou para outros povos.
Tin Whistle
Traduzindo do inglês, significa “apito de latão”, o que remete aos materiais utilizados na sua fabricação: metais mais baratos, como o cobre e o níquel. Já o bico é feito de madeira ou plástico. A origem dessa flauta é irlandesa e apesar de ser muito semelhante à flauta doce, a diferença está na menor quantidade de orifícios do instrumento e no menor número de tonalidades que podem ser tocadas.

Fonte: Celtic Music Instruments
Dentro dos instrumentos de sopro, a flauta é um dos mais conhecidos! Então, gostou de saber mais sobre elas? Com diversos tipos e diferenciações disponíveis no mercado, fica bem mais fácil escolher suas preferências. Seja para aprender a tocar ou apenas ouvir, sempre vale a pena apreciar o som desse instrumento incrível!
joão josé forti
11 de junho de 2019 at 08:27
GOSTARIA DE TER UMA FLAUTA TRANSVERSAL DESSA IGUAL A PRIMEIRA!!!!!!!!
Tnc@gmail.com
31 de julho de 2019 at 21:47
Eu quero saber das variedades das flautas transversais e preço…média, aguda e grave
Berg
12 de abril de 2020 at 07:45
Onde comprar uma whistle?
Soso
7 de agosto de 2020 at 08:20
Flauta e um estrumento de soprar e pode ter som agudos e graves como a flauta traverso borroco
Gustavo Woltmann
19 de outubro de 2020 at 00:19
Essas variedades de flautas me encantam.
Adeonice Reney
23 de janeiro de 2022 at 09:45
Comprei uma flauta irlandesa ou fedog, mais não sei tocar, alguém poderia me ajudar pelo menos com o básico.
Desde já agradeço.
Não sei nem onde fica as notas.