Tipos de caixas de som acústicas e suas diferenças

Tipos de caixas de som acústicas

Existem muitos tipos de caixa de som no mercado hoje, e isso é sempre uma vantagem para quem procura uma solução de áudio que atenda a todas as suas necessidades, incluindo potência, qualidade de som, formato, tamanho, personalidade e certas especialidades.

No entanto, é altamente recomendável fazer um pouco de pesquisa sobre os detalhes para desfrutar de alto valor de utilidade e descobrir qual caixa de som é melhor para você. Por isso, continue lendo o conteúdo e  descubra a ideal para seu perfil!

O que são caixas de som simples?

Caixa fabricada em volta de um alto-falante para aperfeiçoar sua reprodução sonora. Normalmente, ela é feita de plástico ou madeira com uma abertura para instalação do alto-falante.

O que são caixas de som passiva?

Provavelmente, você já possui um par; são alto-falantes de alta fidelidade convencionais. Você os usa com cabos de alto-falante e um amplificador. Eles funcionam usando um sinal amplificado. Se o alto-falante tiver mais de um driver (como uma unidade de médios/graves e um tweeter), o sinal será dividido entre as frequências baixas e altas em um circuito denominado crossover.

O que são caixas de som ativas?

Ao contrário das caixas passivas, as ativas não precisam de um amplificador externo — a amplificação está embutida na caixa. Na verdade, os verdadeiros alto-falantes ativos — como as linhas Xeo e Focus XD — têm um amplificador dedicado para cada driver de alto-falante.

Tudo o que você precisa é de uma fonte, uma forma de obter o sinal de saída para os alto-falantes (pode ser analógico, digital ou mesmo sem fio) e a alimentação de cada alto-falante.

Alto-falantes ativos — como nossa linha Lyd — são frequentemente usados ​​em estúdios de gravação profissionais.

Quais são os tipos de caixa de som?

Separamos alguns modelos de caixas que mais são procurados no mercado. Confira!

Baffle infinito

O sistema de alto-falantes defletor infinito é basicamente uma caixa fechada ou gabinete. Que absorve a onda sonora traseira. A caixa é selada para evitar que o máximo possível de som saia da caixa.

Dessa forma, ela deve ser feita de material sólido para que as vibrações dos painéis sejam reduzidas tanto quanto possível. Por isso, a caixa também contém material de absorção sonora para reter ainda mais o som e evitar a vibração dos painéis.

Caixa fechada

Uma caixa, da forma que desejar, que seja hermética. Quando o alto-falante se move, o ar não escapa da caixa, apenas altera a pressão dentro dela. Esse é o gabinete mais fácil de projetar e construir. Você só precisa calcular o volume interno da caixa, o que é feito com pouco esforço.

Encher a caixa com material de amortecimento de som ajudará a absorver as ondas estacionárias produzidas pela parte traseira do alto-falante e produzirá melhores resultados.

Bass reflex

Ela apresenta uma ou mais portas abertas no gabinete que ajudam a canalizar o som e melhorar o desempenho. É projetado de forma que a onda traseira de um cone de alto-falante seja direcionada por meio de uma porta aberta no gabinete para reforçar a saída geral de graves.

Band-pass

Se você está procurando sons graves que reproduzam bem, uma caixa band-pass é a escolha certa para você. Não seria errado dizer que a caixa passa-banda é uma combinação de um design selado.

Aqui, o subwoofer é cuidadosamente mantido dentro do gabinete que possui duas câmaras, das quais uma é de design com portas e a outra de design selado.

Cornetas

Eles são uma variante que inclui uma bobina móvel e um ímã fixo permanentemente. Eles originam um grande campo magnético entre seu núcleo e o local onde a caixa se abre, aplicando corrente diretamente através da bobina, que permanece no campo magnético do ímã.

Sonofletores

É uma caixa que se reserva exclusivamente a dar apoio ao alto- falante sem receio com a acústica. Ela é hermeticamente fechada e pode ser preenchida com material com revestimento acústico. Isso fará com que seja retido parcela da energia sonora produzida pela parte traseira do alto-falante.

Ao focar nos pontos principais, você pode decidir facilmente e escolher aquele que se adapta às suas necessidades. Para o entusiasta inexperiente, a decisão está entre o blaffe infinito e os sonofletores. Porém, vimos variadas opções de tipos de caixa de som que podem também te agradar.

Gostou do artigo? Então não deixe de conferir este outro post para descobrir qual a melhor caixa de som amplificada!

Share this Story
Load More Related Articles
Load More By Especialista Multisom
Load More In Som

Deixa uma resposta

Seu e-mail não será publicado.Campos obrigatórios estão marcados *

Check Also

Home Theater ou Mini System: qual a diferença?

Você já parou para pensar na infinidade de ...