Tablatura: descubra o que é e como ler!

Descubra aqui o que é e como ler tablatura!

Aprender a tocar um instrumento nem sempre é fácil. Principalmente se você não sabe ler partituras, entender como tocar uma música pode se tornar muito difícil.

Você sabia que existe uma alternativa para isso? Isso porque as tablaturas são excelentes opções para aprender, mesmo que você não saiba quase nada sobre como tocar um violão ou guitarra.

Mas o que é a tablatura e como a ler? Vamos entender melhor nesse post, continue lendo!

O que é a tablatura?

Desenvolvida no período renascentista e barroco, a tablatura é um sistema de notação musical feito de forma geométrica para instrumentos de corda e que pode ser usado também em instrumentos com teclas.

Ela indica o que fazer objetivamente, ou seja, mostra onde os dedos devem ser posicionados para emitir os sons. A tablatura mostra números posicionados nas linhas, sendo que as linhas representam as cordas do instrumento.

Apesar de ser muito útil para iniciantes, se você possui interesse em se desenvolver como músico, procure aprender a teoria musical corretamente. A tablatura é apenas uma alternativa para começar a tocar.

O primeiro registro de seu uso na Europa é do século 13. Usadas para instrumentos como órgão ou alaúde, suas três principais origens são França, Alemanha e Itália. Atualmente elas são mais usadas em instrumentos como violão, guitarra elétrica, baixo elétrico, alaúde, arqui-alaúde, teorba, angélique, mandora, viola de mão, ukulele, bandolim, banjo e a viola de gamba.

Qual a diferença dela para a partitura?

Apesar de ambas serem maneiras de ler as notas musicais, a partitura é mais complexa e completa, sendo muito usada para instrumentos que utilizam duas pautas ou para músicas mais eruditas. Ela indica qual a é a nota por sua posição e representa cada detalhe da execução da música.

Já a tablatura é algo mais simples, focando exclusivamente na execução prática das notas, porém tem suas limitações.

Como ler a tablatura?

Para ler a tablatura é preciso entender que são dois os elementos presentes nelas, as cordas e as casas. Sua leitura é feita da esquerda para a direita, oferecendo somente as informações para a posição dos dedos no braço do instrumento.

As cordas são representadas por linhas paralelas e podem variar em número, dependendo do instrumento que irá tocar. Por exemplo, um violão comum tem 6 cordas então sua tablatura terá 6 linhas.

A linha superior representa a primeira corda, mais aguda, enquanto a última irá representar a sexta corda, mais grave. Em cima de cada corda, coloca-se um número que representa a casa do violão que deve ser pressionada. O número 5, por exemplo, indica que você deve tocar a quinta casa do braço partindo da pestana.

Se uma linha aparecer vazia, ela não deverá ser tocada. Quando aparecem outros números em sequência, você deve tocar uma nota após a outra. Se os números aparecerem alinhados na vertical, alguns em cima dos outros, isso significa que eles devem ser tocados ao mesmo tempo. O número zero representa uma corda solta (sem pressionar nenhuma casa).

Existem técnicas mais avançadas que você pode aprender enquanto se desenvolve musicalmente, porém este é o básico que você precisa saber para entendê-la de cara.

As tablaturas são muito úteis para você aprender a tocar um novo instrumento como hobby, por serem mais fáceis de ler. Então que tal começar a aprender a tocar agora mesmo? Se divirta e aprenda o máximo!

Acompanhe nosso blog para mais conteúdos assim!

Share this Story
Load More Related Articles
Load More By Especialista Multisom
Load More In Dicas para músicos

Deixa uma resposta

Seu e-mail não será publicado.Campos obrigatórios estão marcados *

Check Also

Guia de compra de pedaleira para guitarra

É muito importante que o profissional saiba escolher ...