Qual violão comprar? Informações para te ajudar nessa escolha!

Comprar qualquer instrumento é um processo de aprendizado e descoberta, pois todos querem acertar na escolha de um produto que vai ficar por anos com você. É por isso que, na dúvida de qual violão comprar, é importante saber quais os principais fatores para considerar na hora da compra. Olha só!

Principais modelos de violão

Clássico

Como o nome revela, o violão de modelo clássico é o mais tradicional, além de ser o mais vendido e popular no mundo todo.

A principal vantagem é em relação à clareza do som e ao timbre aveludado, sendo muito utilizado para o samba e o MPB. É a melhor opção para os iniciantes. O Violão Clássico Memphis AC 39 é um modelo incrível para começar:

Violão clássico Memphis AC 39

Folk

Indicado para quem quer tocar e cantar ao mesmo tempo, os violões folk produzem um som mais encorpado, ideal para bases sonoras. As bandas de folk, rock e sertanejo são os amantes desse modelo de violão.

Violão Folk Memphis MD 18 Sunburst – Cordas de Aço, Elétrico e com Afinador

Jumbo

Alguns profissionais consideram que o jumbo tem artifícios do violão clássico e do violão folk misturados. Na prática, o violão jumbo tem um corpo maior e mais equilibrado. Por isso, é conhecido pela sua versatilidade e pelo seu timbre robusto.

O Violão Jumbo Epiphone AJ210CE exemplifica bem tudo o que este modelo tem a oferecer:

Violão Jumbo Epiphone AJ10CE

Corda de nylon ou aço?

As cordas de nylon são mais leves e macias e causam menos dores nos dedos, por isso costumam ser recomendadas para os iniciantes.

Isso faz toda a diferença para quem está aprendendo, pois assim o desconforto não atrapalha a progressão das notas e a realização dos primeiros acordes.

Por outro lado, a corda de aço traz um som mais nítido e robusto, por isso acaba sendo a escolha de muitas pessoas, mesmo quando iniciantes. No fim, a escolha é bastante pessoal e tem muito mais a ver com a adaptação.

Vale citar, porém, que se você ainda está indeciso sobre o tipo de música que vai tocar, é preferível escolher as cordas de nylon, que são mais versáteis.

Além disso, a dica é nunca trocar o tipo de corda do violão, pois o instrumento pode sofrer vários danos.

Acústico ou elétrico?

Uma decisão importantíssima a tomar é se você prefere violão acústico ou elétrico. Na prática, a diferença é que o elétrico pode ser conectado a caixas de som e amplificadores, enquanto os acústicos não podem ser ligados em aparelhos de captação.

Se você já está comprando o violão sabendo que vai querer tocar em bandas ou qualquer outra situação que necessite de captação e amplificação do som, o melhor é escolher um violão eletroacústico.

Violão Tagima Dallas Natural, Cordas de Aço, Elétrico e com Afinador – Dallas Tuner

Se, ao contrário, você não tem pretensão de tocar em nenhuma dessas situações, o acústico já é uma boa opção. Se no futuro você mudar de ideia, é possível instalar um sistema de captação no instrumento.

Violão acústico Yamaha C45II

Conheça o Violão Acústico Yamaha C45II!

A dica final para saber qual violão comprar é pesquisar muito, conversar com pessoas que já tem o seu instrumento e comparar os preços. Além, é claro, de contar com a Multisom! Boa compra.

Share this Story
Load More Related Articles
Load More By Especialista Multisom
Load More In Cordas

Deixa uma resposta

Seu e-mail não será publicado.Campos obrigatórios estão marcados *

Check Also

Como aprender a tocar violão em casa?

Nos velhos tempos – e estamos falando há ...