Qual a melhor caixa de som amplificada? Escolher o modelo certo é essencial para garantir a boa qualidade do áudio em qualquer situação — seja para ouvir playlists no carro, sonorizar uma festa ou amplificar a música em áreas externas.
Para te ajudar nesta tarefa, vamos explicar alguns pontos importantes a serem analisados na hora da compra para você escolher o aparelho certo. Acompanhe o artigo de hoje aqui no blog da Multisom!
O que é uma caixa de som amplificada?
Antes de analisarmos os fatores para escolher qual a melhor caixa de som amplificada, vamos entender como funciona esse aparelho?
De forma resumida, a caixa de som amplificada caracteriza-se por unir dois aparelhos em um só: o amplificador e a caixa acústica. Os dois ficam ligados no mesmo equipamento.
Enquanto a caixa acústica possui um alto-falante que faz apenas a reprodução do áudio, o amplificador aumenta o volume. Ou seja, a caixa amplificada é ótima para reproduzir músicas em locais onde o som precisa ser alto.
Sendo um equipamento portátil e fácil de transportar, você pode usar a caixa de som amplificada em diferentes locais onde haja necessidade de sonorização.
O que avaliar antes de comprar uma caixa de som amplificada?
Antes de comprar seu aparelho, avalie os seguintes fatores técnicos para decidir qual a melhor caixa de som amplificada para você:
1 – Caixa de som ativa ou passiva
Quando avaliar o modelo que você vai comprar, é muito importante verificar se é caixa de som ativa ou passiva e entender a real diferença entre as duas.
A caixa de som ativa já vem com amplificador embutido e tem uma potência maior. Além disso, precisa ser ligada na tomada.
Por outro lado, a caixa de som passiva não tem amplificador e ainda possui potência limitada. Ou seja, você precisa conectar outro aparelho de alimentação externa para aumentar o volume do som.
Portanto, na hora da compra, verifique se o aparelho de som é ativo se quiser garantir que você vai levar para casa uma caixa de som amplificada.
2 – Caixa dutada ou selada
A caixa dutada possui um orifício (duto) para ecoar o som, enquanto a caixa selada não possui nenhuma abertura.
O modelo dutado é indicado para ambientes externos e a reprodução de sons graves. Ideal também para colocar no porta-malas do carro.
Já o modelo selado mantém a qualidade do áudio sem distorções nos graves, mas não funciona bem em ambientes externos.
3 – Sistema de áudio
Outro critério importante a se analisar é o sistema de áudio. O sistema mono possui apenas um sinal de áudio, então você ouve a voz do cantor e o som dos instrumentos sem distinção, misturado em todas as caixas acústicas.
Já o sistema de áudio estéreo é dividido em duas caixas acústicas, que reproduzem sons diferentes em dois canais, permitindo a reprodução de músicas mixadas.
Qual a melhor caixa de som amplificada?
Tendo os critérios acima em mente, ficou mais fácil pesquisar modelos e decidir qual a melhor caixa de som amplificada para o tipo de ocasião que você precisa, não é?
Agora confira as opções de caixa de som em oferta na Multisom e encontre o modelo ideal para você por um preço incrível! 😉