Qual cavaquinho comprar: melhores marcas, tipos e como escolher

Cavaquinho

Se você está considerando comprar um cavaquinho, esse post foi feito para você. O cavaco, mais conhecido como cavaquinho, faz parte da cultura e da sonoridade brasileiras e o seu timbre particular agrada a muitos ouvidos.

O instrumento tem algumas variações e cada uma delas tem as suas particularidades. No post a seguir, separamos os principais pontos aos quais você deve ficar atento ao escolher um exemplar do instrumento, quais os principais modelos e quais as marcas mais recomendadas neste segmento. Confira!

Sobre o cavaquinho

Muitas vezes, o cavaco é o único instrumento harmônico em rodas de samba e choro, além de ser um instrumento bastante valorizado pela sua praticidade – já que é pequeno e fácil de transportar.

No Brasil, o cavaco é associado com os festejos folclóricos de rua, principalmente na região Norte e Nordeste. O cavaquinho tem origem portuguesa, mas sua anatomia passou por algumas mudanças com a chegada dos portugueses no Havaí, na Indonésia e na Ilha de Açores, gerando inclusive instrumentos similares como o ukulelê.

Como escolher um cavaquinho

Uma ótima dica para saber se o instrumento realmente é de boa qualidade é observar se a distância entre as cordas e o braço é uniforme. Se esta distância for muito grande ou irregular, você pode ter algum desconforto ao tocar.

Vire o instrumento e o posicione como se estivesse mirando em algo (isso mesmo!). Se o braço estiver ligeiramente vergado para frente ou para trás, esse defeito irá afetar negativamente a sonoridade. Outra dica relevante é optar por modelos de cavaco que tenham um braço mais fino: isso deverá facilitar o aprendizado se você for um músico iniciante.

Por fim, para ter certeza de que está fazendo um bom investimento, opte por um instrumento com o corpo construído em madeira legítima. As versões que contam com o corpo em compensado acabam resultando em uma qualidade de som inferior.

As espécies de árvore preferidas pelos fabricantes são o jacarandá, mogno (braço), ébano (escala) e pinho (tampo). Vale saber também que cada madeira proporciona uma sonoridade diferente para o instrumento.

Tipos de cavaquinho

Confira os principais modelos de cavaquinho e as suas características:

Cavaco Minhoto: tem doze trastes e uma escala rasa no nível do tempo. Deve ser tocado de forma rasgada, técnica bastante popular na música nortenha.

Cavaco Minhoto

Casa do Professor

Cavaco de Lisboa: com dezessete trastes e cordas que ficam muito acima do tampo, permite executar a técnica do ponteado, com a mão ou com uma palheta.

Modelo Clássico ou Paulistinha: tem a cintura do corpo mais fina e é um dos modelos mais usados nas rodas de samba.

Vazado: este é um modelo de cavaco elétrico. Por isso, deve ser usado com um captador ativo de boa qualidade para que a sonoridade seja boa.

Melhores marcas de cavaquinho

Comprar um instrumento produzido por uma marca reconhecida no mercado é como adquirir um produto com atestado de qualidade. No caso do cavaquinho, as melhores opções são oferecidas dentro da indústria nacional. Entre as marcas estão:

Uma das marcas mais indicadas, focada em produção totalmente artesanal, é a Rozini. Com mais de duas décadas de tradição, a marca é conhecida pela sua qualidade e produz também violões, violas, caipira, cavacos, banjos e bandolins.

Cavaco Rozini

Multisom/ Cavaco Rozini RC10 ELF Estudo

A Tagima também é uma empresa com produção brasileira, que disputa o mercado internacional em nível de igualdade com outras marcas.

Clave Sonora também é uma ótima opção. Fundada em 2007, a linha é especializada em violas e cavacos, acústicos e elétricos.

Share this Story
  • Cordas

    Guia de afinação de cavaquinho

    O cavaco é um instrumento de origem portuguesa, mais especificamente da cidade de Braga. Conhecida por suas festas e músicas, a ...
  • Cavaquinho
    Cordas

    Qual cavaquinho comprar: melhores marcas, tipos e como escolher

    Se você está considerando comprar um cavaquinho, esse post foi feito para você. O cavaco, mais conhecido como cavaquinho, faz parte ...
Load More Related Articles
Load More By Especialista Multisom
Load More In Cordas

3 Comentários


  1. Ilhiaquim

    19 de agosto de 2019 at 13:57

    Espetacular, quero um rozine

    Reply

  2. Gustavo Woltmann

    13 de outubro de 2020 at 00:21

    O som do cavaquinho é lindo.

    Reply

  3. Gustavo Woltmann

    18 de novembro de 2020 at 22:02

    O som do cavaquinho é lindo. Muito bem explicado.

    Reply

Deixa uma resposta

Seu e-mail não será publicado.Campos obrigatórios estão marcados *

Check Also

Let’s Rock! Os principais modelos de guitarra

Conheça os modelos e curiosidades de um dos ...