Uma dúvida muito comum para quem está começando a aprender sobre esse instrumento é: “qual a melhor corda para violão?”. A resposta para essa pergunta é mais complexa do que você imagina. Isso ocorre pois não existe o melhor tipo de corda, mas sim aquelas que são ideais para cada instrumento, estilo de música e ainda as preferências pessoais de cada músico.
As cordas podem ser de aço ou de nylon, variar entre os calibres mais finos (0.8) aos mais grossos (0.12) e ainda contam com diversas marcas no mercado. Para ajudar a você a escolher melhor o seu tipo de corda para violão, aí vão algumas dicas!
Cordas de Nylon X Cordas de Aço
Com certeza a principal dúvida ao buscar por um tipo de encordoamento para o violão é a respeito das cordas de nylon e aço, para saber quais as vantagens e desvantagens de cada uma das opções.
Cordas de Nylon
São cordas mais macias, para músicas mais suaves e que não criam calos nas mãos como as cordas de aço, sendo ideais para iniciantes. Esse tipo de corda é mais sensível, podendo desafinar e arrebentar muito fácil.
Além disso, diferente das cordas de aço, as de nylon arrebentam com mais facilidade ao serem tocadas com palhetas e costumam desafinar com mais facilidade.
Cordas de Aço
As cordas de aço são cordas mais resistentes, que emitem um som “metalizado” e mais alto. Podem ser tocadas tanto com as mãos quanto com palhetas (no sentido de serem mais resistentes) e permitem maior facilidade para chegar nas notas mais agudas.
São cordas mais rígidas, que podem machucar mais facilmente às mãos de quem está iniciando seus estudos no instrumento. Além disso, precisam ser trocadas de 3 em 3 meses para manter um som de qualidade no violão.
Calibres de corda para violão
Cordas com calibres mais finos
As cordas com calibres mais finos tendem a ser mais flexíveis e fáceis de apertar, sendo assim, melhores para quem está aprendendo a tocar o instrumento. Além disso, são calibres que facilitam técnicas como os bends — que levanta ou baixa a corda apertada com o dedo, para chegar em outra nota, como na guitarra.
Existem, principalmente, 3 tipos de encordoamento de calibre mais fino, que possuem diferenças entre si, as cordas 0.8, 0.9 e 0.10.
Cordas com calibres mais grossos
Os encordoamentos de calibres mais grossos possuem um som mais encorpado e bonito para o violão, deixando suas músicas mais timbradas e bem marcadas. Por se tratar de cordas mais grossas, são mais difíceis de apertar, sendo indicado para quem já conta com mais técnica no instrumento.
Além disso, se você está pensando em usar calibres mais grossos, é importante ficar atento ao tipo de violão que você possui. Caso seu instrumento não seja tão resistente, encordoamentos com calibres mais grossos podem acabar empenando o braço do violão. Os calibres 0.11 e 0.12 são considerados os calibres mais grossos para violão.
Principais marcas de corda para violão
São diversas marcas diferentes de cordas para violão, com propriedades e preços diferentes. As principais marcas do mercado são:
D’addario
Considerado uma das melhores marcas de encordoamento do mundo, as cordas D’addario são um conjunto profissional de alta qualidade e preço acessível. Possuem boa maciez, afinação, durabilidade e brilho.
Elixir
Encordoamento com maior conforto, brilho natural e ótimo timbre. Conta com uma boa vida útil e proporciona um som mais natural e um desempenho consistente, com menos ruídos indesejáveis no som.
Outras marcas são muito conhecidas por seus encordoamentos de ótima qualidade e custo benefício, como as cordas das marcas NIG, SG e Ernie Ball. Confira mais sobre essas marcas em nosso texto sobre: “Tipos de corda de violão: quais são e como escolher”.
Então, qual a melhor corda para violão?
Agora, só depende de você responder a essa pergunta! Qual das opções que trouxemos lhe pareceu mais agradável? Já testou alguma delas? Nos conte, aqui nos comentários!
E, claro, aproveite e confira as nossas opções de cordas de violão e produtos para encordoamento, na Multisom, e escolha o melhor para você!
Natã Piza
7 de dezembro de 2020 at 20:56
Cara, o encordamento da A’ddario é exelente. A sonoridade é algo incrível, o intervalo para cada vez que é preciso afinar o violão é longo, ou seja não é necessário afinar todo o momento. O “calibre” das cordas que eu tenho é 0.10 e estou gostando da experiência. Me agradei quando das características das cordas de maior calibre, gosteiuito de saber disso. Valeu galera do post por compartilhar esse conhecimento, tenho certeza que muitas pessoas passaram e leram esse post.