Os instrumentos de sopro são considerados intimistas, isso porque usam a vibração do ar para emitir seu som. Criado há muitos anos, eles são ótimas opções para quem quer aprender a tocar algo diferente e elegante.
Mas, antes de sair comprando qualquer instrumento de sopro, preparamos esse artigo para te explicar mais sobre a história desse item e mostrar quais são os instrumentos de sopro que você pode começar a tocar. Boa leitura!
História
A história dos instrumentos de sopro se interliga com a história da humanidade, pois esse item surgiu em culturas primitivas. Antigamente, esses instrumentos eram confeccionados com ossos, chifres e bambu. De acordo com os registros históricos, a flauta tem pelo menos 400 mil anos de existência!
Além disso, os instrumentos de sopro são muito importantes na história da música. Muito utilizados no jazz e no choro, são bastante tocados até hoje por bandas desses estilos musicais.
Após muitos anos, os instrumentos de sopro foram se adaptando às tecnologias, com a fabricação com plástico e metais. Esses materiais ajudaram a tornar esses instrumentos mais acessíveis e aperfeiçoar o som emitido por eles.
Instrumentos de sopro
Flauta
Como comentamos, a flauta é um dos instrumentos musicais mais antigos, mas isso não elimina sua elegância. Muito versátil, o som emitido por esse instrumento de sopro é inconfundível e se encaixa em diversos ritmos musicais. É possível encontrar flautas doce, transversal, irlandesa, entre outros modelos, o que é ótimo para quem está começando a conhecer o instrumento e quer se aperfeiçoar aos poucos nele.
Fagote
O fagote é mais tocado em orquestras e é considerado um dos mais difíceis de se aprender, dentro dos instrumentos de sopro. Seu som é mais grave que os outros itens desta lista, ele é formado por um tubo cônico de 2,5 metros. Se você já domina a flauta ou outros instrumentos de sopro, essa talvez seja a hora de encarar o fagote!
Trompete
Esse instrumento de sopro é bastante conhecido por seu som característico, presente principalmente no jazz e salsa, mas aqui no Brasil ganha destaque em canções relacionadas ao frevo. A criação do trompete foi pensada para que os pastores conduzissem suas ovelhas, livrando-as de animais selvagens e outros predadores.
Oboé
Um dos instrumentos de sopro mais clássicos, o oboé pode ser visto em orquestras e em apresentações de músicas clássicas, sendo relacionados às obras de Mozart e Bach. Extremamente harmônico, exige de seus instrumentistas muito controle respiratório e um grau elevado de controle labial.
Saxofone
Junto com a flauta e o trompete, o saxofone, popularmente conhecido por sax, é presença garantida em diversos clássicos musicais. Esse instrumento de sopro é um transpositor. Sendo assim, as notas da partitura são diferentes das notas que costumamos ouvir. Criado por Adolphe Sax, o saxofone tem um som envolvente e também se encaixa em vários estilos musicais.
Trombone
O trombone é um dos instrumentos de sopro que recebe destaque por emitir um som muito delicado e emocionante. Seu alcance é próximo ao da voz humana e é muito utilizado em músicas religiosas. O trombone traz sons muito harmônicos e inspiradores e atualmente tem se mostrado versátil dentro de variados tipos de músicas.
Escaleta
A escaleta é um dos instrumentos que menos se aproximam do clássico. Com um som característico que lembra o acordeão e o órgão, ele mistura os sons da vibração do sopro com pequenas teclas. Por ser fácil e simples de encontrar, as escaletas vem se destacando entre quem quer aprender a tocar um instrumento de sopro diferente.
Agora que você já sabe quais são os principais instrumentos de sopro, escolha aquele que mais se encaixa com o seu estilo e gosto musical. Não perca tempo e comece a aprender sobre ele hoje mesmo!