Qual era o principal instrumento tocado por Dominguinhos?

Dominguinhos foi um grande músico e compositor brasileiro, que viveu a música desde sua infância até o fim de sua vida, em 2013. Apesar de ter um grande talento e tocar diversos instrumentos, Dominguinhos sempre foi conhecido como “o mestre da sanfona”.

Vamos explorar de forma mais detalhada a trajetória deste grande nome do forró brasileiro e conhecer os instrumentos que ele tocou durante sua vida. Confira aqui abaixo!

Principal instrumento de Dominguinhos

Como comentamos acima, Dominguinhos sempre foi conhecido como sanfoneiro. Ele tornou-se uma grande referência musical no Nordeste do Brasil, especialmente porque a sanfona é um instrumento bem característico da região.

O mais interessante é que a sanfona também é conhecida como gaita ou acordeon (o nome original), dependendo da região do país onde está sendo falado. Mas, na prática, é o mesmo instrumento.

Entenda as diferenças entre gaita, acordeon e sanfona

De qualquer forma, a sanfona/acordeon é considerado um instrumento de teclas e é um dos principais instrumentos do forró, ritmo super popular no Brasil. Os acordeões diatônicos ou cromáticos são os mais conhecidos, mas existem vários tipos de acordeon.

A trajetória de Dominguinhos

Dominguinhos tem origem em Pernambuco e seu pai também trabalhava com música: era tocador e afinador de acordeões de oito baixos. Já pequeno começou a tocar com dois de seus vários irmãos para ajudar na renda da família.

Vale contar que, durante sua vida, Dominguinhos também tocou outros instrumentos como o pandeiro e o triângulo. Mas quando, ainda na infância, ganhou uma sanfona de seu pai, este tornou-se seu instrumento preferido.

Ele e os irmãos se apresentavam em feiras livres e botequins. Desde aquela época, Dominguinhos treinava exaustivamente para ser um grande músico. Chegou a ser conhecido na região como “Neném do Acordeon”.

A grande chance

A sua grande chance aconteceu quando conheceu Luiz Gonzaga, que se encantou com seu talento e convidou Domingos para encontrá-lo no Rio de Janeiro.

O famoso Gonzaguinha presenteou o menino com uma sanfona nova e começou a acompanhá-lo em gravações, shows e ensaios. E também foi Luiz Gonzaga quem deu o nome de “Dominguinhos” ao mais novo artista. Incrível, não é?!

Ao longo da carreira, Dominguinhos se apresentou em trios, acompanhado de outros artistas. Mas, também em carreira solo, sempre com um acordeon e muita alegria!

Essa é uma história inspiradora para quem também tem o sonho de se arriscar no mundo da música.

E então, se animou? Adquira seu primeiro acordeon na loja virtual da Multisom! 🙂

Share this Story
Load More Related Articles
Load More By Especialista Multisom
Load More In Teclas

Deixa uma resposta

Seu e-mail não será publicado.Campos obrigatórios estão marcados *

Check Also

Teclado com teclas sensitivas vale a pena?

As teclas sensitivas são uma tecnologia que ajudam ...