Presentes para músicos: 15 opções de instrumentos inusitados

Presentes para músicos.

Uma opinião que todos nós compartilhamos: é difícil escolher um presente impressionante para dar a alguém, não é verdade? Agora imagine pensar em presentes para músicos, algo inusitado para dar a um amigo ou familiar que ame o mundo da música. Claro que essa pessoa vai gostar de ganhar acessórios, por exemplo, mas isso não vai causar a sensação de receber um presente inesperado (e bom!).

Então, por que não apostar em instrumentos inusitados? Pessoas envolvidas com música adoram o desafio de aprender coisas novas e você ainda pode escolher um instrumento que seja da mesma família musical do que o presenteado toca. Para entender do que estamos falando, segue a lista de presentes para músicos, aí embaixo!

1 – Escaleta

A escaleta é um instrumento encantador, como se fosse um misto de três instrumentos. Para tocar a escaleta, o músico precisa soprar o bocal, igual a muitos instrumentos de sopro. Mas é no “tecladinho” que acontece a composição das notas. Já o som é bem semelhante ao de um acordeon. Diferente, não?

Escaleta

Fonte: Multisom

2 – Cuíca

A cuíca, também conhecida como puíta, se parece muito com um tambor em aparência, mas o jeito de tocar não tem nada a ver com batidas. Dentro da cuíca há uma haste, chamada de gambito, feita de bambu. Para tocar, é necessário friccionar um pano molhado no gambito, assim criando o som característico deste instrumento!

Cuíca

Fonte: Multisom

3 – Reco-reco

O reco-reco também é conhecido no Brasil como raspador, caracaxá ou querequexé. Não tem muito mistério, o som do reco-reco é feito através da raspagem das duas partes do instrumento, que é característico de estilos de música como o samba e o pagode.

Reco reco

Fonte: Multisom

4 – Caxixi

O caxixi é um instrumento que permite vários efeitos de sons em diversos estilos musicais, inclusive é bastante encontrado nas rodas de capoeira. O som é produzido através do balanço do instrumento, que faz o material interno do caxixi bater em sua base. O mais legal é poder tocar mais de um caxixi juntos!

Caxixi

Fonte: Multisom

5 – Carrilhão

O carrilhão também é um instrumento de percussão, muito usado para criar efeitos sonoros característicos. O carrilhão é composto de vários filamentos suspensos. E para produzir o som basta arrastar a mão por eles.

Carrilhão

Fonte: Multisom

6 – Afuxé

O afuxé, aparentemente, pode até lembrar um chocalho, mas o jeito de tocá-lo não se restringe ao balançar. O som também é produzido ao girar a tampa, onde ficam várias bolinhas presas em fileiras, na palma da mão. Também é muito usado para produzir diversos efeitos sonoros e pode ser muito útil para dar de presente para músicos compositores!

Afuxé

Fonte: Multisom

7 – Agogô

O agogô é muito usado no ritmo ijexá (de origem africana) e bastante presente na nossa cultura. O som é produzido através de batidas com uma baqueta no sino de ferro.

Agogô

Fonte: Multisom

8 – Frigideira musical

Talvez esse seja o instrumento mais inusitado dessa lista, por realmente se parecer com uma frigideira. Mas, a frigideira musical é bastante usada em ritmos como o samba. Para tocá-la é preciso ter coordenação e agilidade com as mãos.

Frigideira musical

Fonte: Multisom

9 – Cajon

O cajon é um instrumento de madeira, com cordas internas e uma abertura que melhora a sonoridade. O mais legal desse instrumento é que ele é bem intuitivo de tocar e se encaixa em diversos ritmos! Talvez, o que mais chame a atenção no cajon é que o músico senta no instrumento para tocá-lo.

Cajon

Fonte: Multisom

10 – Triângulo

O triângulo é bem conhecido, mas não deixa de ser inusitado pela sua simplicidade, além das possibilidades de efeitos sonoros em alguns ritmos musicais. Pode ser que, por ser um instrumento simples, mas muito útil, seja um ótimo presente para os músicos.

Triângulo

Fonte: Multisom

11 – Baixolão

Captou a referência no nome? Pois é isso mesmo, o baixolão é uma “junção” de violão com baixo. A aparência do instrumento é semelhante ao violão, porém com menos cordas e o som produzido é grave e encorpado. Pode ser um excelente presente para os músicos de cordas, não é?

Baixolão

Fonte: Multisom

12 – Mandolin

Não, não estamos falando do ralador de cozinha, conhecido também como “mandolin”. Nesse caso, o mandolin é um instrumento bem parecido com o bandolim, sendo que as origens de ambos são as mesmas. A única diferença é que, de uns tempos para cá, os fabricantes estrangeiros começaram a diferenciar os formatos de ambos. Mas o som é o mesmo!

Mandolim

Fonte: Multisom

13 – Bandolim

Como falamos acima, o bandolim é semelhante ao mandolin em tocabilidade e sonoridade. O que muda é que o nome bandolim é muito mais popular aqui no Brasil, além do formato do instrumento, que se diferenciou com o tempo, ficando mais característico.

Bandolim

Fonte: Multisom

14 – Banjo

O banjo também é um instrumento de cordas, com o corpo em formato circular e sonoridade única, muito encontrado no samba. É uma sugestão interessante para músicos que tocam violão, por exemplo, pois é uma proposta diferente, mas ainda dentro da família das cordas.

Banjo

Fonte: Multisom

15 – Ukulele

Por último, temos o ukulele! Deixamos esse instrumento no finalzinho porque, apesar de continuar sendo inusitado, ele está ficando mais popular aqui no Brasil. O ukulele seria como um “mini violão” e a sonoridade é suave, o que encanta cada vez mais aos músicos, em geral.

Ukulele

Fonte: Multisom

Escolher presentes para músicos pode parecer difícil no começo, mas há tanta variedade de instrumentos diferentes e únicos que, com certeza, você vai conseguir impressionar alguém e ainda encontrar uma opção que esteja dentro do seu orçamento.

Se já decidiu qual instrumento comprar ou ainda está em dúvida, passa lá na Multisom e veja a nossa diversidade de instrumentos e acessórios, com ótimas ofertas e entrega para todo o Brasil!

Share this Story
Load More Related Articles
Load More By Especialista Multisom
Load More In Dicas para músicos

Deixa uma resposta

Seu e-mail não será publicado.Campos obrigatórios estão marcados *

Check Also

Tablatura: descubra o que é e como ler!

Aprender a tocar um instrumento nem sempre é ...