Power Chord: conheça esse poderoso acorde

Homem tocando guitarra em show

Se você está começando a aprender um pouco mais sobre como tocar guitarra, é indispensável que você entenda e saiba fazer um power chord. O acorde poderoso, como é denominado, serve para tocar praticamente qualquer música, usando um formato muito simples de dedos no braço do instrumento.

Por isso, a Multisom, que já é conhecida por ser referência em conteúdos educativos sobre música, como no conteúdo voltado ao aprendizado de escalas harmônicas, por exemplo, explica um pouco mais sobre o Power Chord. Preste atenção!

O que é um Power Chord?

O power chord, como o nome diz, é realmente um acorde poderoso, que passa a impressão de peso a cada nota que está sendo tocada. Este é um acorde conhecido pelo seu formato “bicorde” — que usa apenas duas notas — sendo uma exceção quando comparado com a maioria dos outros acordes, formados por três notas base, e conhecidas como tríades.

Este tipo de acorde foi criado para suprir a necessidade que os guitarristas tinham de aumentar o efeito da saturação, já produzido pelos amplificadores.

Assim, o guitarrista Link Wray, o primeiro a fazer uso do acorde, percebeu que omitindo uma das notas de um acorde comum, a frequência gerada, aumentaria tal efeito e consequentemente o peso de seus riffs.

Guitarrista Link Wray

Twitter

Como tocar com Power Chords?

Como já abordamos anteriormente, os power chord são formados por apenas duas notas base, e podem ser identificados facilmente em cifras por conterem o número 5 ao lado da nota, como o C5, por exemplo.

Para ilustrar melhor como montar esse acorde, dá uma olhada nos formatos de power chords em cada nota no braço da guitarra:

Ilustração com formatos de Power Chords

debbyguitarmusic

Lembrando que o dedo apontando como número 1 representa o dedo indicador, e o número 3 indica o dedo anelar — no lugar deste há muitos músicos que preferem usar o dedo 4 (mínimo), para alcançar melhor a nota.

É importante salientar também que o dedo indicador terá duas funções na formação do acorde: apertar a nota fundamental e abafar as cordas que não estão sendo utilizadas para evitar notas sobressalentes.

Além disso, note que o número postado ao lado de fora do desenho do braço da guitarra representa a casa em que o acorde deve ser formado.

Tipos de Power Chords

Além do tipo mais básico do acorde, existem variações mais complexas que podem ser usadas em situações mais específicas, como os Power Chords de oitava, quarta e oitava dobrada. O ideal é que você comece praticando as variações básicas de power chords para então começar a explorar os diferentes tipos do acorde poderoso.

Toque qualquer música usando Power chords

Com essa formação de acorde você pode tocar praticamente tudo, por isso, trazemos uma lista de músicas muito conhecidas, que você pode usar como referência para praticar seus primeiros power chords.

  1. Smoke on the Water – Deep Purple;
  2. Praticamente todas as músicas da banda Sex Pistols;
  3. Que país é esse – Legião Urbana;
  4. Eye of the tiger – Survivor;
  5. Black in black – AC/DC;
  6. Iron Man – Black Sabbath;
  7. The Kinks – You Really Got Me;
  8. Nirvana – Smells Like Teen Spirit;
  9. Scorpions – Rock You Like A Hurricane;
  10. Millionaire – Champagne;
  11. Whole Lotta Rosie – AC/DC;
  12. Tender Surrender – Steve Vai.

Agora basta começar a praticar os power chords! Para isso, é necessário que você possua o instrumento correto para iniciar seus estudos. A Multisom conta com diversas guitarras para iniciantes que vão ser perfeitas para você se aperfeiçoar cada vez mais no mundo musical!

Share this Story
Load More Related Articles
Load More By Especialista Multisom
Load More In Cordas

1 Comentário


  1. marcos vinicius ribeiro

    3 de agosto de 2020 at 19:55

    Muito top o artigo, Parabéns !

    Reply

Deixa uma resposta

Seu e-mail não será publicado.Campos obrigatórios estão marcados *

Check Also

Como aprender a tocar violão em casa?

Nos velhos tempos – e estamos falando há ...