Piano ou teclado, qual escolher para começar?

Por serem instrumentos com características semelhantes, muitas pessoas confundem o piano com o teclado. Entretanto, ambos possuem suas singularidades, sendo cada um específico para estilos musicais diferentes, por exemplo. Para entender mais se o piano ou teclado é melhor para seus estudos, confira o post que preparamos para você!

Principais diferenças

Conhecer as principais diferenças entre ambos os instrumentos é a melhor forma de começar a entender qual o ideal para você, olha só:

  • O piano é um instrumento em que cada movimento de dedo sobre as teclas ativa um mecanismo nas cordas. Ou seja, tem funcionamento mecânico!
  • O teclado pode ser tocado de várias formas, onde cada tecla simula um som, de acordo com o efeito escolhido no próprio instrumento. Sendo assim, um equipamento eletrônico!

Além disso, também percebe-se diferença no peso das teclas: o teclado é mais leve, enquanto o piano exige mais agilidade dos dedos. Sem contar, é claro, a diferença de tamanho e de valor que os dois instrumentos têm!

Qual é mais fácil de aprender?

Falar de facilidade é relativo nesse caso. Se você quer rapidez na hora de aprender um instrumento, podemos indicar o teclado. Isso porque o instrumento possibilita que sejam usados um banco de vários timbres e sons, que auxiliam a completar a música ou melodia na hora de tocar.

A questão, porém, é que aprendendo o teclado de forma rápida você vai aprender mais a reproduzir sons e não a usufruir de todas as funcionalidades que podem ser exploradas. Até porque existem diversos tipos do instrumento. Por isso, é importante que você conheça os diferentes tipos de teclado e saiba qual o ideal para você!

Também existem modelos variados de piano, que se adaptam melhor ao estilo de cada músico. Neste, por se tratar do instrumento clássico e mecânico, criar variações e efeitos em notas exige mais habilidades motoras, e assim, estimula maior aprendizado do pianista.

Ou seja, apesar de exigir um pouco mais do aluno no início do processo e não ser o mais fácil de aprender, o piano traz uma carga de conhecimentos a respeito da funcionalidade do instrumento de teclas, que fazem valer a escolha. Basta saber se é o que você quer!

Para quem é indicado cada um?

O teclado, diferente do piano, é um instrumento portátil, trazendo mais praticidade aos músicos. Apesar de terem origem ligada, seria até mesmo injusto dizer que eles são a mesma coisa, pois cada um tem suas especificidades.

Na prática, o piano exige mais habilidades motoras dos músicos, pois além das duas mãos, é preciso ter controle dos pedais com os pés. O teclado, apesar de poder aprender o básico mais rapidamente, tem diversas funcionalidades que podem ser aprofundadas!

O piano é um instrumento com som e estrutura mais clássico, enquanto o teclado traz infinitos acompanhamentos eletrônicos. Através do conhecimento da história, características de cada um e tempo disponível para dedicar-se, é o aluno que vai escolher o que tem mais afinidade.

Conheça a história e origem do piano!
Por fim, ficou claro que cada instrumento tem seu valor. Apesar de ter que levar em conta as questões estruturais e um ser mais fácil que o outro inicialmente, eles trarão ao aluno diferentes conhecimentos e o desenvolvimento de habilidades distintas.

Portanto, nossa dica é: o mais indicado para você é aquele que você tem mais vontade de aprender. Afinal, o que é feito com dedicação e carinho dá melhores resultados!

Share this Story
Load More Related Articles
Load More By Especialista Multisom
Load More In Teclas

Deixa uma resposta

Seu e-mail não será publicado.Campos obrigatórios estão marcados *

Check Also

Teclado com teclas sensitivas vale a pena?

As teclas sensitivas são uma tecnologia que ajudam ...