Um dos acessórios mais amados pelos guitarristas, pois faz toda a diferença no som do instrumento, é o pedal de efeito. Essa categoria de equipamentos tem uma imensidão de variedades e pode causar dúvida para os iniciantes no assunto.
Encontrar o timbre dos sonhos é um desafio para os artistas. Foi pensando nisso, então, que viemos contar para você qual a diferença entre os principais pedais de efeito: footswitch, pedal e pedaleira. Vem conferir!
Conheça o footswitch
O footswitch é um dispositivo que tem a função de mudar o som da guitarra de um canal para outro para proporcionar algum efeito sonoro específico.
Por exemplo, enquanto o guitarrista está tocando, ele pode mudar o som de clean para o som com distorção ao pisar no dispositivo.
Na prática, esse dispositivo é capaz de acionar os efeitos e as modulações que já se tem no amplificador, conforme os efeitos que estiverem disponíveis no seu equipamento.
Confira o Pedal Footswitch Boss FS-7.
Conheça o pedal
Já o pedal é um dispositivo singular que tem a função de mudar o sinal da guitarra e proporcionar um efeito específico que o guitarrista espera. Você já compra o equipamento com determinado efeito, ou seja, ao pisar nele, o sinal passa limpo e sai com o efeito sonoro que você deseja.
Geralmente este dispositivo é uma caixa pequena e o seu diferencial é o fato de que são vários pedais no mercado, com efeitos e timbres diferentes, para agradar a todos os guitarristas conforme seu gosto ou estilo musical.
Veja esse Pedal Dunlop MXR Distorção.
Conheça a pedaleira
A pedaleira é, na verdade, um conjunto de pedais. Na prática, ela pode ser literalmente um aparelho só com vários pedais diferentes – conhecida como pedalboard – que podem ser pisados conforme o efeito que se deseja para a guitarra no momento.
Mas também existem pedaleiras na versão digital, que então é um único item com luzes, simulando uma cadeia de efeitos – como se fossem vários pedais – que transforma os sinais e os faz sair com as características pré-configuradas no preset.
Conheça a Pedaleira Multi Efeitos Mooer!
Principais efeitos dos pedais
Depois de conhecer os pedais de efeito, agora vale a pena explorar quais são os principais efeitos que esses equipamentos podem trazer para os guitarristas:
- Efeito de distorção: muito usado pelos guitarristas de grunge, metal, hardcore e hard rock, é responsável por eliminar as frequências extremas de um som.
- Efeito Reverb: costuma vir incluso na maioria dos amplificadores, sejam analógicos ou digitais, e traz um efeito de profundidade ao som. Simula a reflexão das ondas sonoras na parede do ambiente.
- Efeito Compressor: faz com que todas as notas saiam com o mesmo volume, independentemente da forma como elas foram tocadas pelo guitarrista, e faz elas durarem mais tempo.
- Efeito Chorus: faz um efeito como se houvesse dois instrumentos sendo tocados ao mesmo tempo, misturando o sinal normal com um sinal atrasado.
Agora você já está pronto para escolher qual é o tipo de pedal de efeito mais propício para o seu gosto e estilo musical. Confira na loja virtual da Multisom os melhores pedais para guitarra!