Conheça a origem e história do samba

Quando se fala de música brasileira, as pessoas do mundo inteiro lembram de cara do samba. Isso é porque ele é um estilo de música muito característico do nosso povo, considerado como a música que é genuína e originalmente brasileira. A história do samba reflete também o que o seu som passa: uma mistura de ritmos e tradições. Quer conhecer os detalhes dessa história? Então, continue lendo esse conteúdo incrível que nós, da Multisom, preparamos para você!

A origem do samba

Os historiadores registram que a origem do samba ocorreu através do povo africano que veio para o Brasil como escravos. Apesar da realidade triste em que viviam, a música era, para eles, um retorno às suas origens e uma comunicação ritual.

Ou seja, através da música e da dança, os africanos se conectavam com sua religião e seus conterrâneos. O momento de descontração era formado de diferentes batuques, instrumentos de percussão e muitos movimentos com o corpo!

Origem do Samba

Fonte: História no Paint

A incorporação do Samba à cultura brasileira

Ao longo do tempo, os batuques que eram originariamente africanos foram ganhando elementos de outros tipos de música e se incorporando à cultura brasileira. O principal local onde o ritmo conquistou as pessoas foi no Rio de Janeiro, em torno do século XIX.

Isso aconteceu porque muitos negros vieram da Bahia para o Rio de Janeiro, que tinha se tornado a capital do Império. Em meio aos momentos de espiritualidade africana e as reuniões divertidas realizadas no centro da cidade.

Aos poucos, o ritmo africano foi incorporando características da polca e do maxixe, que já eram ritmos brasileiros. E assim surgiu o samba!

Significado de samba

É interessante contar que, inicialmente, o significado da palavra “samba” era festa e diversão. Com a adaptação à cultura brasileira, a palavra começou a estar relacionada com batalha, por conta das batalhas de versos que ocorriam nas rodas de samba. Curioso, né?

As rodas de samba e as batalhas de versos improvisados, então, tornaram-se o samba tipicamente carioca!

Conheça os principais instrumentos de samba usado nas rodas musicais até hoje!

O samba na indústria musical

Foi na virada do século XIX para o século XX que o samba começou a ganhar mais espaço na vida dos brasileiros e também na indústria musical. Nessa época já ocorriam muitas rodas de samba e alguns sambistas começaram a ficar conhecidos!

Alguns nomes importantes da época eram o João da Baiana, que gravou “O Batuque da Cozinha”, e o Donga, que foi o responsável pela primeiro samba registrado em gravadores, em 1916!

Donga

Fonte: Wikipedia

Dos anos 1930 para cá o samba foi só crescendo. Mais sambistas foram surgindo, se profissionalizando e ficando mais conhecidos. E assim o samba passou a fazer parte importante da indústria fonográfica!

Você já conhecia a história do samba? É uma trajetória cheia de cultura africana e brasileira que se misturaram e trazem alegria para nós até hoje! Sendo assim, também vale a pena conhecer a história do pandeiro e completar esse conhecimento. Até mais!

Share this Story
Load More Related Articles
Load More By Especialista Multisom
Load More In Dicas para músicos

1 Comentário


  1. Gustavo Woltmann

    19 de outubro de 2020 at 00:25

    Eu nunca vi ninguém escrever isso melhor.

    Reply

Deixa uma resposta

Seu e-mail não será publicado.Campos obrigatórios estão marcados *

Check Also

Conheça os melhores filmes sobre bandas e músicos

Sendo duas das formas de arte mais amadas ...