Um instrumento musical que vem ganhando muito destaque nos últimos tempos é o ukulele. De sonoridade única e design interessante, pode ser considerado uma mistura de violão com banjo, contendo um toque particular.
Se você está curioso a respeito do ukulele, nós, da Multisom, separamos diversas informações e dicas sobre esse instrumento intrigante, além de contar um pouco mais da sua origem! Vamos saber mais? Confira!
História do ukulele
A origem do ukulele é havaiana e o instrumento musical nasceu nos meados do século XIX, vindo como uma alternativa entre a braguinha, machete e o rajão. Sendo encontrado em diversos lugares do mundo, mesmo tão popular entre os músicos, muitas pessoas não sabem muito a respeito do instrumento.
Além de estar presente nas músicas tradicionais havaianas, o ukelele ganhou destaque após a Segunda Guerra Mundial onde os norte-americanos introduziram essa sonoridade em suas melodias tradicionais também.
Consecutivamente, por ser um instrumento portátil e barato de ser produzido, acabou sendo fabricado em larga escala, que o tornou ainda mais popular entre os jovens músicos de todo o mundo!
Características do instrumento
Com sonoridade encantadora e suave, é composto por quatro cordas e sua estruturação é feita de madeira, mas também pode ser encontrado em plástico ou compensados, o que muda a característica sonora de cada material.
Outra característica particular é sua afinação reentrante, já que a última corda tende a ser mais aguda a outras. O que dá o toque único que só o ukulele consegue transmitir! Uma dica para conseguir afinação ideal é o uso de afinador digital para que tudo fique mais fácil na hora de tocar!

Fonte: Multisom
Tipos de ukulele
Existem pelo menos quatro tipos de tamanhos deste instrumento, o que influencia diretamente na quantidade de trastes do braço. Vamos aprender sobre eles? Veja:
Ukulele soprano: com a escala de trinta e três centímetros, o ukulele soprano é o mais tradicional e o menor entre todos os modelos. Dentro da categoria do ukulele soprano há o sopranino que é ainda mais pequeno que o original, mas ambos possuem doze trastes em seu braço;
Ukulele concerto: com o braço mais longo, o ukulele concerto tem trinta e oito centímetros e foi criado em 1920 como uma opção diferente da versão soprano. Justamente por causa do seu braço mais longo, seu timbre é muito mais alto e grave, que o diferencia dos outros modelos que existem no mercado;
Ukulele tenor: com dezessete trastes, o ukelele tenor é um grande aliado de quem gosta de muita potência sonora em seus performance. Com quarenta e três centímetros, esse modelo também é ideal para quem gosta de de arranjos dedilhados!
Ukulele barítono: com quarenta e oito centímetros de tamanho e dezenove trastes, ukelele barítono é um dos maiores ukeles já fabricados! Com timbre e afinação diferentes dos outros, muitas pessoas o consideram como uma guitarra em menor escala!

Fonte: Multisom
Agora que você conhece todos os modelos de ukulele e sabe tudo sobre a origem do instrumento, deu muita vontade de ter um também, não é mesmo? Conte com a Multisom para encontrar o ukulele ideal para você. E se ainda tiver alguma dúvida, é só deixar nos comentários! Até mais!
silvio alemao
16 de maio de 2019 at 11:45
Corrigindo, o Ukulele se popularizou no Havai, mas sua origem é da Ilha da Madeira (Portugal), foi levado ao Havai por portugueses que para lá imigraram para cultivar cana-de-açucar. A maioria dos instrumentos de cordas, alias, tem sua origem no Alaúde (árabe) e derivações, ninguém os inventou do nada.
Edson
7 de abril de 2020 at 20:15
Muito bom Silvio pela explanação da história do ukulele.