Com origem peruana, o cajón é um instrumento de percussão que encontra espaço em diferentes culturas, por todo o mundo. Cada vez mais popular no Brasil, muitas pessoas não sabem muito sobre o instrumento, que traz uma sonoridade muito rica quando usado como acompanhamento para voz e violão. Quer conhecer melhor o instrumento? Então confira!
Breve história do cajón
Como falamos acima, a origem do cajón é peruana e o instrumento nasceu ainda na época dos escravos africanos que, quando eram escravizados, ficavam longe dos seus instrumentos de percussão e acabavam improvisando suas músicas com caixas de madeira ou gavetas. O nome cajón, inclusive, é o aumentativo da palavra caja (caixa em espanhol).
Com algumas mudanças durante o tempo, o cajón foi se transformando no instrumento que hoje nós conhecemos, considerado Patrimônio Cultural da Nação pelo governo do Peru. Na Europa, o cajón foi difundido através do ritmo flamenco e foi inclusive um músico flamenco – Paco de Lucia – que ajudou a popularizar o instrumento pelo mundo.
Características do instrumento
O cajón é sempre construído totalmente em madeira e, na maioria dos modelos, tem cordas colocadas por dentro e uma abertura para contribuir com a sonoridade. Os principais tipos de madeira utilizados são o MDF, a Imbuia e o Birch.
O que mais encanta os percussionistas é o fato de ser simples de tocar, ter valor acessível e ser muito versátil, pois pode ser usado como acompanhamento na sonoridade de praticamente todos os estilos musicais.
Tipos de cajón
Conheça os dois principais tipos de cajón e entenda quais são as suas diferenças:
- acústico: é o modelo mais simples, com valor mais acessível e o mais próximo instrumento desde a sua origem. Como o próprio nome diz, o som é reproduzido apenas de forma acústica, através de três sons: caixa (nas laterais superiores), bumbo (na parte centro-frontal) e bordas (nas quinas e cantos);
- elétrico: o diferencial do cajón elétrico é a possibilidade do som ser reproduzido e captado por um amplificador. Por conta disso, o valor costuma ser um pouco mais alto, mas é o modelo ideal para quem utiliza o instrumento profissionalmente.
Acessórios para cajón
Para deixar o uso do cajón incrementado e mais profissional, existem alguns acessórios interessantes. Conheça:
Para efeitos no som
Vassourinha: para utilizar enquanto toca e trazer efeitos diferentes na sonoridade do instrumento.

Fonte: Multisom
Leg ou Ring Shaker: para prender na perna ou colocar nos dedos da mão, também trazendo diferenças para o som.

Fonte: Multisom
Para proteger o instrumento
Bag para cajón: para garantir que o instrumento não seja prejudicado com sujeira ou com possíveis quedas e batidas, a bag pode proteger e garantir maior durabilidade ao cajón.

Fonte: Multisom
Agora que você já conhece o instrumento e viu as várias possibilidades incríveis que ele traz, deu vontade de ter um também, não é mesmo? Conte com a Multisom para encontrar o cajón ideal para você. E se ainda tiver alguma dúvida, é só deixar nos comentários!
Lindolfo Ferreira Filho
6 de janeiro de 2020 at 15:26
gostaria de saber se o Cajón elétrico emite som mesmo desligado da eletricidade que seja de qualidade inferior?
Roberto Paulo da Silva Carvalho
2 de junho de 2021 at 20:47
Gostei muito de saber das utilidades do instrumento de percussão utilidades cajon.Foram bastantes esclarecedora.