Como escolher o melhor microfone para podcast?

Procurando o melhor microfone para podcast? Conheça os tipos aqui

Uma dúvida comum em quem vai começar na produção de conteúdo por áudio é: qual a escolha ideal de microfone para podcast? Para quem quer começar com o trabalho, surge a pergunta: como escolher o melhor microfone para podcast?

Essa questão é comum, afinal, a qualidade influencia totalmente o resultado. Se é o seu caso, confira as nossas dicas para acertar na escolha do modelo e marca, de acordo com as suas necessidades.

O que são podcasts?

Os podcasts são uma ótima maneira de produzir e disseminar conteúdo em áudio. Lembrando os programas de rádio, mas disponíveis nas plataformas de streaming ou site de quem oferece o conteúdo, esse formato vem ganhando cada vez mais destaque.

Podemos observar programas com produções ainda melhores, que se aprofundam nas práticas de storytelling e conseguem envolver o ouvinte na história.

Há demanda para podcasts no Brasil?

Com certeza! O consumo desse tipo de conteúdo não acontece só lá fora.

O Brasil liderou o ranking de crescimento na produção de podcasts desde o início de 2020, segundo dados de relatório produzido pela Voxnest.

Por não exigir um trabalho visual, este formato traz bastante liberdade para os produtores, que podem abordar diversos temas com informações ricas ou altas doses de humor.

Como escolher o melhor microfone para podcast?

A decisão correta depende do formato do conteúdo e claro, do custo-benefício. Para isso, avalie as condições do ambiente no qual serão feitas as gravações. Quando se trata de um conteúdo que será exibido por streaming, até mesmo o design do microfone pode influenciar, exigindo um cuidado maior com a parte visual do trabalho.

Listamos os principais modelos para que você entenda melhor qual o mais adequado.

Condensador

Por ser um equipamento muito sensível na captação, o microfone condensador é ótimo para gravações em estúdio e pode ser usado em diversas produções.

Justamente pela alta sensibilidade, é indicado para uso em ambientes fechados com isolamento acústico.

Lapela

O microfone de lapela é ótimo para gravações externas e entrevistas, além de prático e fácil de carregar. Basta prendê-lo na camisa, próximo à boca, e a recepção de áudio é excelente.

Os modelos de lapela são encontrados facilmente e alguns são sem fio. Basta pesquisar as opções disponíveis para ver qual se encaixa no seu orçamento.

Direcional

O microfone direcional traz uma alta qualidade na captação do áudio, com padrão profissional.

Há modelos disponíveis para uso em mesa, e outros que podem ser acoplados em shotgun para acompanhar o movimento dos narradores.

USB

Os microfones USB são bem práticos e podem ser usados em casa, para produções mais simples. Eles podem ser conectados diretamente no computador, reconhecida pelo processador.

Se você está começando agora com os podcasts e não tem um orçamento alto para investir em equipamentos, essa pode ser uma boa pedida.

Ficou mais claro qual o melhor microfone para podcast no seu caso? Faça uma avaliação cuidadosa de como o conteúdo será produzido e das condições atuais.

Assim, você conseguirá encontrar o modelo mais adequado, alinhando qualidade e investimento. Continue acompanhando o nosso blog para mais dicas sobre equipamentos!

Share this Story
Load More Related Articles
Load More By Especialista Multisom
Load More In Dicas de compra

Deixa uma resposta

Seu e-mail não será publicado.Campos obrigatórios estão marcados *

Check Also

Conheça os melhores modelos de notebook para home office

Trabalhar em casa é uma tendência que se ...