Quando a gente ama o que faz, é bacana saber mais sobre a vida dos profissionais que se destacaram na área, não é? Por isso, hoje trouxemos uma lista com os melhores pianistas do mundo para você se inspirar neles.
De Beethoven e Mozart a Ravel e Schubert, conheça os ídolos do piano e ganhe motivação para aprimorar ainda mais o estudo neste instrumento encantador!
Ludwig van Beethoven
Não há quem nunca tenha ouvido falar em Ludwig van Beethoven. O alemão nascido no século 18 é um dos maiores ícones da música clássica.
Filho de músico, Beethoven começou a tocar piano ainda criança, por ordem do pai. Evoluiu gradativamente no aprendizado do instrumento até se mudar aos 22 anos para Viena, na Áustria, onde enfim conquistou sucesso como pianista e compositor.
Um dos maiores desafios no trabalho de Beethoven foi lidar com a surdez, provocada por uma doença degenerativa. Os primeiros sintomas apareceram aos 28 anos, mas ele não se deixou abater e compôs diversos sucessos em sua carreira, como a 9ª Sinfonia.
Por conta dessa trajetória incrível, Beethoven é fortemente admirado até hoje e inspira pianistas no mundo todo.
História do piano: você sabe a origem desse instrumento?
Wolfgang Amadeus Mozart
Outro grande nome da música clássica e erudita, Wolfgang Amadeus Mozart nasceu na Áustria em 1756.
Assim como Beethoven, Mozart começou a se dedicar à música muito cedo. Por volta dos quatro anos, assistindo a aulas de cravo (instrumento de teclas parecido com o piano) junto com sua irmã. Aos cinco, escreveu o primeiro concerto para cravo.
Devido a sua enorme facilidade em aprender instrumentos de teclas, passou a fazer excursões em diversas cidades da Europa para se apresentar em concertos antes mesmo de completar 10 anos.
Mozart é considerado um dos melhores pianistas do mundo até hoje. Todo seu talento e sua genialidade ainda repercutem atualmente, já que ele influenciou profundamente a música ocidental.
Frédéric Chopin
Outro prodígio do mundo da música clássica é o pianista e compositor polonês Frédéric Chopin. Aos 7 anos, Chopin já havia composto duas “polonesas”, um tipo de composição que leva o compasso das danças folclóricas da Polônia.
O músico dedicou-se principalmente à composição de obras para piano, ganhando destaque em apresentações em Viena, na Áustria, e em Paris, na França — onde viveu a maior parte da vida.
A carreira de Chopin foi interrompida prematuramente, com sua morte aos 39 anos, mas ele deixou uma obra extensa e firmou seu nome como um dos melhores pianistas do mundo.
Conheça os tipos de piano e saiba como escolher o seu!
Maurice Ravel
Maurice Ravel é um nome extremamente importante na história da música francesa, sendo considerado o mais clássico dos compositores modernos do país.
Assim como os colegas, ele demonstrou talento musical precocemente — aos 7 anos já tocava piano —, e aos 14 passou a frequentar o Conservatório de Paris, onde foi aluno de Charles de Bériot.
Apesar de ter recebido críticas negativas em suas primeiras apresentações, Ravel trouxe inovações marcantes na arte da orquestração. Seu balé Bolero, composto em 1928, é até hoje uma das obras musicais francesas mais tocadas no mundo.
Franz Liszt
Franz Liszt, além de pianista, foi um compositor, maestro e professor.
Teve sua fama como pianista na Europa, no século XIX, inclusive foi nomeado por seus contemporâneos como o pianista mais avançado da sua geração. Além disso, em meados de 1840, foi considerado por alguns celebres nomes como o maior pianista de todos os tempos.
Também foi um compositor de destaque, representante da Nova Escola Alemã. Entre seus trabalhos, deixou contribuições com a invenção do poema sinfônico e conceito de transformação temática.
Franz Schubert
Fechando a lista de melhores pianistas do mundo, não podemos deixar de fora o compositor austríaco Franz Schubert.
Músico brilhante, Schubert aprendeu piano com o irmão e violino com o pai quando ainda era criança, e logo se tornou mais habilidoso do que eles. Aprimorou o estudo do piano no coro da paróquia de Lichtenthal e no Imperial Internato do Stand Konvikt.
Schubert foi pioneiro do romantismo na música e deixou mais de 600 composições como legado. Uma das principais e mais famosas é Ave Maria (1825).
E aí, ficou inspirado com as histórias dos melhores pianistas do mundo? 🙂