Conheça os modelos e curiosidades de um dos instrumentos que ajudou a revolucionar o conceito de música no mundo
Jimi Hendrix, Keith Richards, Chuck Berry, Angus Young e Bruce Springsteen. Aposto que você já deve ter ouvido falar em pelo menos um desses nomes, mas você sabe o que eles têm em comum?
Esses caras estão na lista dos 100 maiores guitarristas de todos os tempos. Eles reinventaram o modo de tocar e criaram estilos marcantes com acordes inconfundíveis. Mas nada disso seria possível sem as suas fiéis companheiras, as guitarras.
O instrumento que nasceu, basicamente, com um violão elétrico, criado com a intenção de aumentar o volume do som acústico. Com o passar do tempo ela ganhou novos estilos, distorções e se tornou um instrumento que define a sonoridade principal em vários estilos musicais.
E por falar em estilos, existem vários modelos de guitarra e a gente vai listar as principais delas e contar algumas curiosidades.
Telecaster
Essa pode não ser a mais popular da lista, mas tem um lugar especial no coração dos músicos mais exigentes. Considerada a precursora das guitarras de corpo sólido, a Telecaster foi desenvolvida originalmente pela Fender, no início dos anos 1950.
O timbre bastante singular ganhou o coração de artistas da música country americana, do blues, do jazz e do rock. Entre eles os artistas Bruce Springsteen, líder da E Stret Band e o setentão Keith Richards, guitarrista dos The Rolling Stones.
Principais Características:
- Captadores: Single coil;
- Material do corpo: Madeira Alder e Maple;
- Estilos mais característicos: Country, blues, rock e jazz
Les Paul
Talvez um dos principais modelos de guitarra mais popular dessa lista. A Les Paul começou a ser fabricada em série a partir dos anos 1950 e logo se tornou o carro chefe da Gibson.
O corpo com design arredondado, feito em mogno com captadores Humbuckers produzem um som mais encorpado, ideal para quem gosta de acordes carregados de distorção. Características que conquistaram artistas renomados como Slash, do Guns N’ Roses. Quem não se lembra do histórico solo de November Rain, gravado na frente de uma capelinha no meio do deserto?
Principais Características:
- Captadores: Humbucker
- Material do corpo: Mogno e Maple
- Estilos mais característicos: Rock
Stratocaster
Se o assunto é guitarra, esse provavelmente é um dos principais modelos de guitarra e uma das primeiras opções de muitos guitarristas. A Stratocaster, irmã mais nova da Telecaster, foi criada em 1954 pela Fender.
A versatilidade da Strato fez dela o item número um na lista de músicos dos mais variados gêneros e estilos. O que faz do modelo um dos populares como ferramenta de trabalho de guitarristas como o lendário Jimi Hendrix. Desde a sua criação a Strato passou por inúmeras atualizações em sua estrutura, mas originalmente, as são feitas em Ash e Alder. No Brasil é comum encontrar modelos produzidos com Marupá, Cedro, Freijó, Basswood, Swamp Ash e até Mogno.
Principais Características:
- Captadores: Single Coil
- Material do corpo: Ash e Alder
- Estilos mais característicos: Rock, Blues e Funk
SG
Na década de 1960 a Gibson sofreu com uma queda nas vendas do modelo Les Paul. Entre as principais críticas, o destaque ficava por conta do peso do instrumento e a dificuldade de tocar acordes usando os últimos trastes.
Projetada para solucionar esses problemas, surge a Les Paul SG. Mais popularmente conhecida apenas como SG, o novo modelo trouxe a estrutura quase idêntica à da Les Paul, com dois ou três captadores Humbuckers e o corpo em Mogno.
O que chama a atenção é o timbre bastante diferente. As atualizações fizeram o modelo cair no gosto de grandes guitarristas, como Tony Iommi (Black Sabbath) e Angus Young (AC/DC), por quem foi consagrado.
Principais Características:
- Captadores: Humbucker
- Madeira(s) Característica(s): Mogno
- Estilos mais característicos: Rock
Flying V
Apesar de não ser um modelo amplamente usado. A Flying V é um dos tipos de guitarra que foram imortalizados por lendas.
O projeto surgiu em 1957, quando a equipe de criação da Gibson teve a ideia de criar instrumentos com design mais futurista. A ideia não deu certo e o modelo teve a linha de produção interrompida com apenas 2 anos de existência. O instrumento só voltou ao mercado no final da década seguinte.
A junção dos captadores Humbucker e a estrutura em Korina resultou no instrumento ideal para quem curte tirar um som pesado. O vocalista, guitarrista e principal líder do Megadeth, Dave Mustaine, é um dos amantes declarados do modelo.
Principais Características:
- Captadores: Humbucker
- Madeira(s) Característica(s): Korina
- Estilos mais característicos: Rock
Explorer
Outra guitarra produzida pela Gibson no intuito de chegar a modelos mais futuristas é a Explorer. Ela foi lançada junto com a Flying V, mas demorou um pouco mais para sair de linha pela primeira vez, em 1963.
O modelo voltou a ser produzido em 1976, quando a Gibson percebeu que outras marcas começaram a produzir esse tipo de instrumento e obter sucesso na comercialização.
O modelo, que caiu no gosto do guitarrista The Edge, do U2, usa a mesma receita da irmã, com madeira Korina e captadores humbucker.
Principais Características:
- Captadores: Humbucker
- Madeira(s) Característica(s): Korina
- Estilos mais característicos: Rock
Essas guitarras ajudaram a construir a história da música por todo o mundo. Além disso, elas serviram de inspiração para o surgimento de muitos outros modelos. Deu até vontade ligar o fone de ouvido no volume máximo e ficar curtindo várias horas de Rock!
E se quiser adquirir uma guitarra para fazer o seu próprio som, da uma olhada no site da Multisom, lá tem muitos modelos incríveis.