Instrumentos musicais usados ou novos? O que devo comprar?

Na hora de comprar um instrumento, é normal surgirem dúvidas sobre a marca, modelo, material, entre outras. Mas, uma bem comum é se vale mais a pena comprar instrumentos musicais usados ou novos. Para ajudar você nessa escolha, explicaremos as vantagens de comprar os dois tipos de instrumentos!

Preço e condições de pagamento

Instrumentos musicais usados quase sempre são mais em conta do que os novos, sendo o principal motivo de atrair tanta atenção dos músicos. Entretanto, as condições de pagamento para estes são menos flexíveis do que os instrumentos novos, comprados direto na loja.

Enquanto na maioria das vezes os instrumentos usados só podem ser comprados à vista, os novos podem ser parcelados nas principais bandeiras de cartão de crédito. Por exemplo, na Multisom (loja referência no mercado musical) a maioria dos instrumentos novos podem ser parcelados em até 10x sem juros.

Durabilidade dos instrumentos

Diferente de carros e celulares, que ficam defasados ao longo dos anos, isso não acontece com os instrumentos. Tanto que os modelos mais icônicos de guitarras foram criados há muitos anos e ainda são vendidos. Esse fato pode tornar a compra de um usado mais atrativa.

Entretanto, é importante considerar a durabilidade do instrumento. Comprando um novo, você pode ter certeza que ele irá acompanhar você por muito tempo, precisando apenas de manutenções simples como regulagens e troca de cordas, por exemplo.

Já os usados, por não termos certeza de como foi a utilização e os cuidados do instrumento, é muito provável que apresente problemas mais rápido ao longo do tempo. Assim, é um risco que você assume, de gastar mais em manutenção do que com um instrumento novo.

Garantias do instrumento

Outro ponto muito importante para considerar na hora de escolher um instrumento usado ou novo é a garantia. Instrumentos novos possuem garantia tanto com a loja quanto com a fabricante. Já os instrumentos usados, geralmente, não se encaixam mais no tempo de garantia.

Necessidade de contratar um luthier

Na compra de instrumentos usados, é muito comum que músicos contratem um luthier para realizar uma análise completa. Por exemplo, se o instrumento está em bom estado, o que precisa ser ajustado, quanto tempo o material ainda aguenta, se o valor pedido é justo ou não, entre outros.

Essa prática é muito importante para garantir uma boa compra de usados, seja o instrumento que for. Por isso, não esqueça de somar ao preço do instrumento usado o valor que você precisará gastar com um luthier.

E agora…instrumentos musicais usados ou novos?

Se você está apaixonado por um modelo de um instrumento específico, mas o valor que você tem para investir está bem abaixo do necessário, não desanime. Antes de escolher entre um novo ou usado, compare os prós e contras da decisão.

Por exemplo, mesmo que você encontre o instrumento que deseja por um preço mais baixo nas vendas de usados, veja se vale a pena o risco. Geralmente, a compra parcelada é uma forma de garantir um instrumento que dure mais e que não tenha problemas.

Esperamos ter ajudado você a realizar uma compra com mais credibilidade! Se precisar de algum conselho mais específico, deixe seu comentário nos contanto qual o instrumento você quer comprar.

Share this Story
Load More Related Articles
Load More By Especialista Multisom
Load More In Dicas para músicos

Deixa uma resposta

Seu e-mail não será publicado.Campos obrigatórios estão marcados *

Check Also

Conheça os melhores filmes sobre bandas e músicos

Sendo duas das formas de arte mais amadas ...