Home Theater ou Mini System: qual a diferença?

Home Theater ou Mini System?

Você já parou para pensar na infinidade de equipamentos que existem hoje em dia, voltados a proporcionar uma experiência mais imersiva para ouvir música ou assistir a filmes, séries, programas de TV?

Home Theater, Mini System, SoundBar, caixa de som… Essas são apenas algumas opções disponíveis no mercado nesse sentido.

Diante disso, já pensou qual a real diferença entre um Home Theater e um Mini System? E qual entrega a melhor experiência, dependendo da sua necessidade?

Continue lendo este post para entender quais as principais diferenças entre esses dois equipamentos de som, que já fazem parte do ambiente doméstico dos brasileiros há um tempo.

O que é áudio estéreo e áudio multicanal?

Antes de tudo, é importante esclarecer as diferenças entre áudio estéreo e áudio multicanal para que se possa compreender as diferenciações e indicações de uso do Home Theater e do Mini System.

Áudio estéreo

O áudio estéreo geralmente vem integrado em equipamentos como televisores e aparelhos de som. Ele é o formato de áudio mais indicado para ambientes menores e para quem objetiva ouvir música. Isto se deve ao fato de que o áudio estéreo reproduz, com maior fidelidade, o áudio captado em estúdio de gravação musical.

Ademais, o áudio estéreo se apresenta em formatos mais comumente conhecidos, como o MP3, WMA e AAC – que são formatos mais compactos, carregando mais informações com menor qualidade.

Bem como, existem os formatos, que garantem maior qualidade de reprodução do áudio estéreo, a exemplo do WAV-PCM e o Red Book.

Áudio multicanal

Por sua vez, o áudio multicanal – também conhecido como surround, popularizado por tecnologias como Dolby e DTS – se baseia numa “fragmentação” dos canais de som. Com o intuito de promover uma experiência mais imersiva ao usuário, esse formato de áudio consiste em caixas de som distribuídas em posições específicas “ao redor” do utilizador.

É por isso que os sistemas multicanal costumam vir com especificações como 5.1 ou 7.1. Isso significa que são 5 ou 7 alto-falantes e mais uma caixa de som maior (subwoofer) para reproduzir apenas sons mais graves, distribuídas em 360º, formando um campo sonoro imersivo.

Usados em residências e cinemas, os sistemas multicanal geralmente são utilizados para jogos e filmes. E é esse formato de áudio mais comum em DVDs e Blu-Rays.

Quais são as diferenças entre Home Theater ou Mini System?

Entendida essa diferença entre os formatos de áudio, fica mais fácil compreender quais as finalidades de uso do Home Theater e do Mini System.

Para filmes e shows: Home Theater

Apesar de ser possível reproduzir arquivos de áudio estéreo em Home Theaters, possivelmente só duas caixas do equipamento reproduzirão o som desse tipo de arquivo. Isso ocorre porque o Home Theater é focado na reprodução de som multicanal, oriundo de arquivos, conteúdos ou mídias que contenham esse tipo de som, como filmes e shows.

Para música: Mini System

Em contrapartida, se o seu objetivo é curtir uma boa música, aproveitando todas as nuances que ela possui; o Mini System é o aparelho que te entregará a melhor experiência nesse sentido.

Ainda que existam versões de Home Theaters atualmente que contam com tecnologias como Dolby Prologic II, que “fatiam” o áudio estéreo entre as caixas de som do equipamento, isso pode não garantir necessariamente uma “experiência musical imersiva”.

Conclusão

Agora que você conhece melhor as características dos áudios estéreo e multicanal, e consequentemente as diferenças entre o Home Theater e o Mini System, fica mais fácil definir qual o melhor equipamento para a sua necessidade.

Se a sua ideia é simular uma experiência de sala de cinema em casa, o Home Theater possivelmente te proporcionará isso. Já se você é um amante da música, vale a pena investir num Mini System para poder te fazer mergulhar nas suas canções favoritas.

Esperamos que você tenha curtido este conteúdo. Para saber mais sobre instrumentos musicais, equipamentos e outros assuntos relacionados ao universo do som, continue aqui no blog da Multisom!

Share this Story
Load More Related Articles
Load More By Especialista Multisom
Load More In Som

Deixa uma resposta

Seu e-mail não será publicado.Campos obrigatórios estão marcados *

Check Also

Tipos de caixas de som acústicas e suas diferenças

Existem muitos tipos de caixa de som no ...