História da Fender Stratocaster

Modelos guitarra Fender Stratocaster

Quem é guitarrista ou fã do mundo da música sabe que a Fender Stratocaster é um modelo de guitarra icônico. Mas você conhece as origens dessa guitarra que já passou pelas mãos de tantos astros do rock?

Precisa de ainda mais motivos para amar a guitarra preferida de nomes como Jimi Hendrix, Eric Clapton, Jeff Beck e David Gilmour? Venha conhecer essa história!

Origem da Fender Stratocaster

Leo Fender foi o criador da Fender Stratocaster e fabricou sua primeira versão em 1954. Alguns dizem que ele também teve a ajuda de George Fullerton e Freddie Tavares. A intenção de Leo era criar um instrumento que tivesse graves e agudos poderosos, ou seja, uma guitarra infalível!

Fender Stratocaster

Twitter

Conta-se que o modelo da guitarra foi visto pela primeira vez em 1957 com Buddy Holly, em um programa de televisão, e impressionou os músicos e amantes de música. Eles logo viram ali algo de outro mundo, tanto pelo formato quanto pelo som emitido.

Diferenciais da Fender Stratocaster

Timbre

O timbre quack da Stratocaster é único e se caracteriza especialmente pela cavidade do trêmulo. Além disso, o corte e a madeira também influenciam, e é possível perceber que o braço da guitarra é mais longo até que o das Gibson Les Paul.

Pickups de 5 posições

Originalmente pensado com pickups single coil que podiam ser trocados por uma chave seletora de três posições, hoje as chaves são de cinco posições e isso garante um desempenho diferenciado no instrumento.

Design e cores

Outro diferencial que conquistou os anos 1960 foi a inovação no design, já que antes as guitarras eram muito mais parecidas com o formato sinuoso do violão. Além disso, Leo Fender chegou a criar diversas coleções da Fender Stratocaster com várias cores, inspiradas até mesmo em carros da época.

Fender Stratocaster: a preferida

Falando de astros internacionais, vale a pena repetir que Jimi Hendrix, Eric Clapton, Jeff Beck, David Gilmour, Stevie Ray Vaughan, Ritchie Blackmore e The Edge tinham a Fender Stratocaster como sua guitarra preferida.

No Brasil, Lulu Santos e Roberto Frejat também amam o modelo. Muitos deles dizem só se sentir confortáveis para tocar com ela! Se você está entrando no mundo das guitarras, aqui vão algumas dicas de modelos de Stratocaster para você se apaixonar:

1 – Fender Stratocaster: a original

A Fender Stratocaster na cor sunburst é a versão clássica desta guitarra e nem é preciso falar que seu desempenho é incomparável. O modelo de Fender Stratocaster vermelha também é muito conhecida e chama a atenção dos músicos!

2 – Squier Stratocaster: porta de entrada

A Squier é uma divisão da plataforma de produtos da Fender, que produz instrumentos com a patente e a qualidade da marca original.

O feeling e o visual da Squier Stratocaster são os mesmos da Fender, tornando-se a porta de entrada perfeita para o mundo deste clássico modelo de guitarra!

3 – Stratocaster Strinberg: para todos

A Strinberg é uma das marcas mais bem recebidas por iniciantes na área da música e pode ser a opção perfeita para você. Com a guitarra Stratocaster Strinberg é possível dar o primeiro passo e levar o famoso modelo para todos, pois tem valor acessível e não perde em qualidade.

Com tantos nomes aprovando o modelo, não há como negar sua incomparável qualidade, não é? A Fender Stratocaster faz história no mundo da música e também pode fazer parte da sua história. Conte com a Multisom e vamos construir isso juntos!

Share this Story
Load More Related Articles
Load More By Especialista Multisom
Load More In Dicas para músicos

Deixa uma resposta

Seu e-mail não será publicado.Campos obrigatórios estão marcados *

Check Also

Tablatura: descubra o que é e como ler!

Aprender a tocar um instrumento nem sempre é ...