O pandeiro é um instrumento bem antigo e que têm grande influência na música e nas festividades ao redor do mundo. E, é claro, o Brasil também faz parte destes povos que adotaram o pandeiro como um dos principais instrumentos nos estilos musicais característicos da nossa cultura, como o samba e o choro.
Ficou curioso para saber mais sobre a origem do pandeiro? Então dá uma olhada no post que nós, da Multisom, trouxemos para você!
A origem do pandeiro
Acredita-se que o pandeiro é um instrumento tão antigo que pode ter estado presente, até mesmo, no período paleolítico. Mesmo com esta possibilidade, o que sabemos com certeza é que este instrumento se popularizou e foi muito utilizado entre os povos asiáticos, africanos e europeus.

Fonte: Isis Zahara
O pandeiro já era popular nas civilizações no Oriente Médio antes de Cristo e chegou na Península Ibérica – Espanha e Portugal – na época em que a região foi invadida pelos árabes. Na Península, as pessoas usavam o pandeiro para diversas comemorações, como casamentos e cerimônias religiosas.
Outro lugar em que este instrumento está presente desde muito tempo é na Índia, em seus estilos musicais culturais.
- Curiosidade: especula-se que a origem da palavra “pandeiro” começou na Espanha, como pandero, com influência do grego pandourion, que na verdade se refere a um instrumento de cordas.
O pandeiro no Brasil
Quando o Brasil foi colonizado pelos portugueses, eles trouxeram muito de sua cultura para nós, incluindo os instrumentos musicais. Assim, o pandeiro começava a se popularizar em nosso país, primeiramente em comemorações religiosas.
Nessa época, os instrumentos que os escravos negros usavam em seus cultos foram proibidos pelos senhores, diferente do pandeiro que, por ter chegado aqui através dos portugueses, era bem aceito pelas pessoas. Além disso, o instrumento era pequeno e podia ser facilmente escondido quando necessário, dificultando que ele fosse encontrado e proibido entre os escravos!

Fonte: Medium
Por isso, o pandeiro passou a ser usado também nas práticas da capoeira. Depois desse período, quando a escravidão acabou, o instrumento se popularizou no samba e no choro, dando mais vida a estes dois estilos superconhecidos da cultura brasileira.
- Curiosidade: um dos grandes nomes da música brasileira é o pandeirista nordestino Jackson do Pandeiro (1919-1982), que foi cantor e compositor de samba e forró.

Fonte: Música da Paraíba
Agora você já conhece melhor a origem do pandeiro e viu como esse instrumento está presente há muito tempo em vários estilos musicais. O que achou? Deixe um comentário contando!
Silmara
17 de junho de 2019 at 21:08
Interessante o artigo, bem realista e atual! Parabéns
Marcos José
3 de setembro de 2020 at 15:47
A historia do pandero é muito interessante.
MANOEL FEIJÃO JR
4 de setembro de 2020 at 16:58
Sou músico, escritor , compositor Dentista Bucomaxilofacial, e Pr. Evangelsta, Percussionista na área de pandeiro com livro lançado em 2002 ,no Programa do Jo Soares , “ABC DO PANDEIRO ” método ilustrado sobre técnicas, rirmos . Em 2007 lancei o Vídeo aula de pandeiro , no Programa do Jo Soares pela segunda entrevista com ele. Abraço Pr. Dr.Feijão
Gustavo Woltmann
14 de outubro de 2020 at 23:10
Você está indo perfeitamente.
Gustavo Woltmann
14 de outubro de 2020 at 23:18
Belo artigo. Bom trabalho.
Neide
30 de outubro de 2020 at 18:19
Muito bom, gostei da matéria esta me ajudando bastante pois trabalho com educação infantil e o pandeiro é o meu companheiro nas salas , parabéns.
.
Sara
25 de junho de 2021 at 12:17
Muito bom! Me ajudou muito no trabalho de escola. Parabéns