O Ukulele é um instrumento de origem portuguesa, porém, muito conhecido por fazer parte da cultura havaiana, que tem se popularizado cada vez mais no Brasil.
Existem diferentes tipos de ukulele, que são: soprano, concert, tenor e barítono. Por conta disso, há mais de uma opção de afinação, indicadas especificamente para cada um deles, que você verá em nosso guia de afinação de ukulele!
Afinações para Ukulele
As opções de afinações mais comuns em ukuleles são a reentrante e a linear. Veja:
Afinação padrão ou reentrante
A afinação padrão pode ser feita nos ukuleles sopranos, concert e tenor. Ela é feita em C, com cordas afinadas em G C E A. Porém, uma característica interessante do Ukulele é o uso de uma afinação reentrante, em que a quarta corda é mais fina que a terceira, sem alterar a nota, mas com uma oitava acima.
Entretanto, é possível usar uma corda mais grave, fazendo uma afinação linear, como a usada no ukulele barítono (que veremos a seguir).
Afinação Linear
Afinação usada para o ukulele barítono (que pode ser usada também no tenor), consiste em um padrão em D G B E. Essa afinação parte de um princípio em que há uma sequência lógica entre as cordas (de cima para baixo) de forma que elas vão das mais graves para as mais agudas.
Afinação Ukulele X Afinação Cavaco
Por contar com uma aparência semelhante, muitos se questionam se é possível transformar o cavaco em um ukulele ou vice-versa. Entretanto, a diferença dos instrumentos não está somente na afinação, mas principalmente no tipo de corda utilizada, além do tamanho do instrumento.
Diferente do ukulele, o cavaquinho possui uma afinação padrão em D B G D. Porém, por contar com um corpo mais parecido com o ukulele barítono, você pode afinar o cavaco em D G B E, assim como a afinação linear do ukulele.
Porém, mesmo com a afinação acertada, o som dos instrumentos continuará tendo diferenças notáveis devido às características de cada um.
Afinando corretamente o seu Ukulele
Existem dois jeitos diferentes de fazer a afinação do Ukulele corretamente, como a de ouvido e a com o uso de aparelhos eletrônicos. Para músicos mais experientes, a afinação de ouvido já é algo comum, porém, se você está começando a conhecer os instrumentos de corda, o melhor é o uso do afinador eletrônico.
E aí, pronto para ajustar a afinação do seu Ukulele? Para mais informações interessantes sobre este instrumento, temos um post aqui no blog com dicas para escolher o melhor modelo de ukulele.
Por fim, qualquer dúvida, deixe um comentário aqui no post que te ajudamos!
J. MAGNO
1 de junho de 2021 at 01:44
boa noite, são boa as informações , só deixou a desejar o seguinte: qual é a corda grave usada na quarta corda substituindo a fina DÓ (C ), é adaptada de outro instrumento?, é vendia para o ukulele? qual a espessura da corda ?
João Evódio
18 de junho de 2022 at 11:43
Deixar a quarta corda mais grave significa manter o padrão de um violão, linear, o que é usual no ukulele barítono (DGBE). Para substituir a quarta corda por uma mais aguda, na afinação reentrante, usa-se uma corda fina, a mais fina do jogo de cordas, e mantém a afinação em G, uma oitava acima (GCEA).