Para suprir a necessidade dos músicos brasileiros, que na segunda metade da década de 60 ainda não dispunham de acesso à amplificadores de qualidade profissional e possuíam dificuldade na importação do equipamento, a Giannini resolveu inovar.
Assim, o Tremendão chega ao mercado, sendo desenvolvido para ser um amplificador equivalente aos melhores importados daquele período.
Esse foi o primeiro modelo a ser lançado pela Giannini, marcando época e sendo saudado até os dias de hoje pela sua sonoridade única. Para mostrar a real importância do “Tremendão” na música brasileira, nós vamos contar um pouco da história do amplificador.
O fenômeno Tremendão
Criado por Carlos Alberto Lopes, mais conhecido como Sossego, o Giannini Tremendão é um amplificador valvulado que ganhou esse nome por conta da sua potência e volume. Sendo o queridinho dos músicos brasileiros nas décadas de 60 e 70, o amplificador fez (e ainda faz) sucesso com alguns guitarristas, como Edgard Scandurra, da banda Ira!
Segundo o próprio guitarrista, em entrevista realizada para o canal Custom Shop Brasil, disponível no Youtube, o Tremendão, atualmente, resgata a sonoridade modernista da música dos anos 60. Além disso, Edgard Scandurra ressalta a vida da sonoridade gerada pelo amplificador, desde o primeiro modelo até o remake mais recente do equipamento.
Outro ponto destacado pelo músico durante a entrevista é a respeito dos canais do amplificador, com um reverb interminável e um trêmulo muito característico do equipamento.
Importância do Giannini Tremendão para música brasileira
Entre as décadas de 60 e 70, no auge da ditadura militar brasileira, período em que surgiram diversos movimentos artísticos, como a Jovem Guarda e a Tropicália a demanda por instrumentos e equipamentos musicais crescia diariamente.
Entretanto, a dificuldade de importação e a falta de produtos nacionais deste segmento, impediam o desenvolvimento musical da época. Assim, a Giannini, empresa brasileira que já estava em atividade desde 1900, com foco no desenvolvimento de instrumentos de corda, cria o primeiro amplificador valvulado brasileiro.
Este batia de frente com os principais amplificadores importados da época e fez a Giannini expandir e se popularizar ainda mais, dando espaço para outras criações da marca, como as guitarras Gemini, Supersonic e Apollo. Isso fez com que grandes nomes da música fossem adeptos da marca, como Frejat e Pepeu Gomes.
Os relançamentos do Tremendão
Foram 3 modelos do Giannini Tremendão lançados dos anos de 1960 até 1980, sendo o Tremendão III o mais lembrado até hoje. Entretanto, em 2006 a Giannini buscou relançar um amplificador valvulado no mercado, desenvolvendo um novo Tremendão.
Este seguia os mesmos padrões de criação dos modelos antigos, até na aparência, se diferenciando pelo selo colocado no equipamento que homenageia os primeiros amps da marca.
Amplificadores modernos
Após os valvulados, outros tipos de equipamentos foram criados, e assim, foram desenvolvidas caixas amplificadas para todos os gostos, necessidades e bolsos.
Assim, desde os músicos mais profissionais, como os iniciantes, podem contar com um amplificador ideal para sua realidade. Ainda há modelos do Giannini tremendão que circulam o mercado, mantendo esse ícone da música brasileira vivo até hoje.