Seguindo nossos estudos sobre as escalas aqui no blog da Multisom, onde já falamos a respeito das escalas naturais, escalas harmônicas e escalas melódicas, agora iremos abordar a escala cromática. Para isso, fique atento a simplicidade dela, comparada com as outras, e entenda o termo músical chamado de cromatismo.
Entendendo a escala cromática
Se você já vem acompanhando a série de conteúdos sobre escalas aqui da Multisom, vai entender rapidinho sua estrutura. Porém, se esse é seu primeiro contato com o blog, iremos fazer uma explicação detalhada da escala para facilitar o entendimento.
A escala cromática, diferente das outras, é formada por uma sequência somente de semitons em seus intervalos, sendo assim, uma escala de 12 notas.
Entenda melhor o conceito de tom, semitom e microtonalidade!
Com isso, a escala se divide em intervalos da seguinte maneira: semitom – semitom – semitom – semitom – semitom… Isso faz com que ela seja muito singular, comparada com as demais escalas. Para você visualizar melhor, a seguir colocamos um exemplo, usando a escala de Dó como referência:
Escala Cromática de Dó
Dó – Dó# – Ré – Ré# – Mi – Fá – Fá# – Sol – Sol# – Lá – Lá# – Sí – Dó
Escala Maior Natural de Dó
Dó – Ré – Mi – Fá – Sol – Lá – Si – Dó – Ré
Escala Maior Harmônica de Dó
Dó – Ré – Mi – Fá – Sol – Lá bemol – Si
Perceba que a principal diferença está na quantidade de notas em uma oitava (intervalo entre a mesma nota musical com a metade ou o dobro de sua frequência), que ao invés de 8, são 12.
Resumidamente, a escala cromática aproxima mais os as notas, através de intervalos curtos, de semitons. Observe a tabela detalhada das notas da escala:
Para os interessados em solos utilizando as escalas cromáticas, trazemos também o desenho da escala exemplificado:

Fonte: Descomplicando a música
Cromatismo
Agora que já explicamos a escala cromática, vamos entender o termo musical derivado dela. O cromatismo é a forma utilizada para se referir as notas distanciadas por um semitom. Um exemplo que simplifica bem o conceito de cromatismo é a presença das notas Ré, Ré# e Mi, em sequência em um solo.
Aplicando a escala cromática
Não é de costume que uma música toda seja composta somente com a escala cromática, e sim, a utilização do cromatismo em pequenos trechos. Essa passagem entre as notas dá um efeito bonito de passagem.
Siga praticando seu estudo sobre escalas!
Agora que você sabe como usar a escala cromática, suas músicas vão ficar ainda melhores! Tente misturar a técnica do cromatismo junto às outras escalas e veja como o efeito de passagem causado pela escala fica ótimo em diversas músicas, independentemente do instrumento escolhido.
Até o próximo estudo sobre escalas aqui no blog da Multisom!
Valmir
11 de junho de 2020 at 22:51
Boa noite !
Não me parece correto isso acho que a escala vai de dó a dó e não a ré…..
ESCALA MAIOR NATURAL DE DÓ
Dó – Ré – Mi – Fá – Sol – Lá – Si – Dó – Ré
Obrigado, aprendendo muito !!!
leandro
30 de junho de 2021 at 15:07
Para mim que estou estudando faz todo sentindo aprender escalas…muito obrigado pelo artigo!