Estudo rápido sobre a escala cromática

Seguindo nossos estudos sobre as escalas aqui no blog da Multisom, onde já falamos a respeito das escalas naturais, escalas harmônicas e escalas melódicas, agora iremos abordar a escala cromática. Para isso, fique atento a simplicidade dela, comparada com as outras, e entenda o termo músical chamado de cromatismo.

Entendendo a escala cromática

Se você já vem acompanhando a série de conteúdos sobre escalas aqui da Multisom, vai entender rapidinho sua estrutura. Porém, se esse é seu primeiro contato com o blog, iremos fazer uma explicação detalhada da escala para facilitar o entendimento.

A escala cromática, diferente das outras, é formada por uma sequência somente de semitons em seus intervalos, sendo assim, uma escala de 12 notas.

Entenda melhor o conceito de tom, semitom e microtonalidade!

Com isso, a escala se divide em intervalos da seguinte maneira: semitom – semitom – semitom – semitom – semitom… Isso faz com que ela seja muito singular, comparada com as demais escalas. Para você visualizar melhor, a seguir colocamos um exemplo, usando a escala de Dó como referência:

Escala Cromática de Dó

Dó – Dó# – Ré – Ré# – Mi – Fá – Fá# – Sol – Sol# – Lá – Lá# – Sí – Dó

Escala Maior Natural de Dó

Dó – Ré – Mi – Fá – Sol – Lá – Si – Dó – Ré

Escala Maior Harmônica de Dó

Dó – Ré – Mi – Fá – Sol – Lá bemol – Si

Perceba que a principal diferença está na quantidade de notas em uma oitava (intervalo entre a mesma nota musical com a metade ou o dobro de sua frequência), que ao invés de 8, são 12.

Resumidamente, a escala cromática aproxima mais os as notas, através de intervalos curtos, de semitons. Observe a tabela detalhada das notas da escala:

 

Tabela de escala cromática com intervalos das escalas com inter

Para os interessados em solos utilizando as escalas cromáticas, trazemos também o desenho da escala exemplificado:

Desenho de escala cromática para solos

Fonte: Descomplicando a música

Cromatismo

Agora que já explicamos a escala cromática, vamos entender o termo musical derivado dela. O cromatismo é a forma utilizada para se referir as notas distanciadas por um semitom. Um exemplo que simplifica bem o conceito de cromatismo é a presença das notas Ré, Ré# e Mi, em sequência em um solo.

Aplicando a escala cromática

Não é de costume que uma música toda seja composta somente com a escala cromática, e sim, a utilização do cromatismo em pequenos trechos. Essa passagem entre as notas dá um efeito bonito de passagem.

Siga praticando seu estudo sobre escalas!

Agora que você sabe como usar a escala cromática, suas músicas vão ficar ainda melhores! Tente misturar a técnica do cromatismo junto às outras escalas e veja como o efeito de passagem causado pela escala fica ótimo em diversas músicas, independentemente do instrumento escolhido.

Até o próximo estudo sobre escalas aqui no blog da Multisom!

Share this Story
Load More Related Articles
Load More By Especialista Multisom
Load More In Dicas para músicos

1 Comentário


  1. Valmir

    11 de junho de 2020 at 22:51

    Boa noite !

    Não me parece correto isso acho que a escala vai de dó a dó e não a ré…..

    ESCALA MAIOR NATURAL DE DÓ
    Dó – Ré – Mi – Fá – Sol – Lá – Si – Dó – Ré

    Obrigado, aprendendo muito !!!

    Reply

Deixa uma resposta

Seu e-mail não será publicado.Campos obrigatórios estão marcados *

Check Also

Conheça os melhores filmes sobre bandas e músicos

Sendo duas das formas de arte mais amadas ...