O que é escaleta e para que serve?

Você conhece e sabe para que serve a escaleta?

Escaleta, pode ser chamada também por melodeon, melódica, harmonifon, melodion, pianica ou clavieta é um instrumento musical. É composta por um aerofone de palhetas livres, com desempenho similar à harmônica de boca e ao acordeão. Possui um teclado semelhante ao do piano, em intensidade menor.

Assim, toca-se soprando através do orifício posicionado na ponta do instrumento e teclando os botões próprios das notas que se pretende chegar. O tamanho da escaleta muda conforme o modelo, estando, sobretudo, entre duas e três oitavas. Continue lendo o artigo e saiba mais!

Como funciona?

O músico sopra pela boquilha da escaleta, enquanto dedilha as teclas musicais. Assim que pressionar um botão, inicia-se a via para a passagem do ar pela palheta equivalente. Dessa forma, a palheta vibra gerando a nota com a passagem do ar.

As palhetas são similares ao acordeão e da gaita de boca, conservando sua afinação por bons meses. A afinação pode ser realizada por meio de um afinador de acordeões ou gaitas, por não ser habitual a compra de afinador para a escaleta.

Já comentamos que existe uma entrada de ar no instrumento, que é por onde o músico sopra para que o ar faça a vibração para gerar uma nota. Assim, existem modelos que possuem uma mangueirinha extra. Dessa forma, não é necessário ficar com a boca tão próxima dele.

Agora, mesmo contando um som suave, a escaleta normalmente não precisa de amplificadores para elevar seu volume. Dessa forma, é bom ter em mente que o número de teclas da escaleta vai variar de acordo com o modelo. Mas, geralmente, ela tem por volta de 32 teclas, iniciando com a nota Fá e finalizando com a Dó.

Como tocar a escaleta?

Para ter sucesso musical com a escaleta não existe mistério. Basta o músico segurar o instrumento com uma mão e tocar as teclas com a outra enquanto sopra naquele bocal já mencionado acima. Em seguida, é só criar as melodias que você conseguir e desejar tocar!

Pra quem é indicado?

Este instrumento é ótimo pra quem está aprendendo música. É bem leve, fácil de tocar, e trabalha bastante a coordenação motora. Porém, diversos músicos profissionais já manifestaram que gostam muito dela. Ainda mais, a escaleta pode ser incluída para realizar um solo e acompanhar outros instrumentos de sopro.

Qual o gênero musical ele é recomendado?

Logo no início da sua aparição no cenário musical, muitos consideravam que um dos gêneros musicais que se adaptavam melhor a uma escaleta era o reggae. Fosse pelos compassos, velocidade ou ainda pelas batidas que esse instrumento tem a facilidade de produzir com um som cadenciado requerido pelo estilo.

Mas com o passar do tempo, houve uma reavaliação chegando a conclusão que a escaleta teria muito mais abrangência do que parecia. O multi-instrumentista Hermeto Paschoal, brasileiro, foi um dos vários profissionais que colaboraram para essa revelação ao englobar os mais diversificados gêneros musicais.

Outro brasileiro, músico de rua do Rio de Janeiro, Julio Nobre, usou o seu repertório do piano, recorrendo aos teclados arranjadores como suporte para usar a escaleta como realce em suas apresentações.

Agora que você já sabe o que é uma escaleta, aproveite para seguir a nossa página no Facebook e conhecer melhor nossos conteúdos!

Share this Story
Load More Related Articles
Load More By Especialista Multisom
  • Você sabe quais são os instrumentos de sopro? Descubra aqui!
    Sopro

    Quais são os instrumentos de sopro?

    Os instrumentos de sopro são considerados intimistas, isso porque usam a vibração do ar para emitir seu som. Criado há muitos ...
  • Você conhece e sabe para que serve a escaleta?
    Sopro

    O que é escaleta e para que serve?

    Escaleta, pode ser chamada também por melodeon, melódica, harmonifon, melodion, pianica ou clavieta é um instrumento musical. É composta por um ...
  • Sopro

    O que é uma Venova?

    Já pensou em ter um instrumento de sopro ultraportátil? Pois essa é a proposta da Yamaha com a criação da Venova, ...
Load More In Sopro

Deixa uma resposta

Seu e-mail não será publicado.Campos obrigatórios estão marcados *

Check Also

Quais são os instrumentos de sopro?

Os instrumentos de sopro são considerados intimistas, isso ...