Equipamento para show pequeno: lista com o essencial para começar

Todo músico teve ou tem a vontade de mostrar seu talento, seja através de uma grande apresentação ou um show pequeno para amigos e conhecidos. Por isso, é importante ficar atento ao equipamento para show ideal para as suas necessidades, possibilitando que todos escutem o que você está tocando no volume certo.

Então, hoje trouxemos algumas dicas de todos os equipamentos que você precisa ter para que o seu show, mesmo pequeno, seja um sucesso!

 

Amplificadores para um show pequeno

Instrumentos como a guitarra, baixo e teclado vão precisar de amplificação, principalmente na presença de um baterista na banda. O ideal para esses casos é investir em amplificadores de 30W a 50W, para que não haja o risco da bateria abafar o som dos outros instrumentos.

Também é importante ficar atento à diferença entre os amplificadores de guitarra, baixo e teclado, já que existem modelos específicos para cada instrumento. Alguns exemplos são:

 

Amplificador para guitarra

O amplificador para guitarra possui circuitos com equalização que valorizam os médios e agudos característicos do instrumento. Além disso, alguns ainda podem conter opções de efeitos já na caixa, como o reverb e o tremolo.

Amplificador para baixo

O baixo possui um amplificador específico, pois precisa de frequências mais graves, justamente por ser um instrumento que conta com esse tipo de som. Plugar uma guitarra em um amplificador de contrabaixo, por exemplo, pode, além de proporcionar uma sonoridade estranha, estragar a caixa.

Amplificador de baixo

Amplificador Baixo Meteoro FWB-50 Demolidor, 50W RMS – Bivolt Manual

Amplificador para teclado

Muitos tecladistas têm dificuldade em encontrar um amplificador para o teclado, pois ele possui uma caixa de amplificação específica. Diferente dos amplificadores para guitarras e baixos, o amplificador de teclado difere em alguns recursos, já que o instrumento conta com seus próprios efeitos.

O amplificador para teclado tem de ser linear em agudos, médios e graves, assim reproduzindo o som original do instrumento. Caso você utilize amplificadores de guitarra e baixo, por exemplo, irá escutar efeitos que não são originais do teclado, dificultando o encontro do acabamento que está procurando para suas músicas.

Amplificador para teclado

Amplificador para Teclado Vox VX50-KB – 50W RMS, com Fonte Bivolt

Microfone

Além da amplificação dos instrumentos, é preciso também amplificar o vocal da banda. Por isso, é indispensável que você possua um microfone para dar destaque às vozes dos integrantes do grupo. Esse microfone também precisa de uma caixa específica, e pode ou não estar ligado a uma mesa de som com ou sem um equalizador.

Microfone dinâmico

Microfone Dinâmico Shure com Fio – SV100

Amplificadores também para o acústico

As performances acústicas também vão precisar de uma amplificação, mesmo se tratando de um show pequeno. Em uma roda entre amigos, usar somentes instrumentos como o violão, baixolão, cajon e a voz sem amplificadores pode funcionar, mas para uma apresentação para algumas pessoas, como em um bar, por exemplo, é muito díficil.

Entretanto, para esses casos, amplificadores de até 30W já são o suficiente para todos no ambiente escutarem claramente o seu som. Além disso, não esqueça que também há diferenças entre os amplificadores para cada instrumento acústico.

Os equipamentos certos para seu show

A Multisom conta com o equipamento para grandes e pequenos shows ideal para você. Encontre os instrumentos musicais de que você precisa com quem é referência no assunto, e faça até dos pequenos shows, grandes espetáculos. Até a próxima!

Share this Story
Load More Related Articles
Load More By Especialista Multisom
Load More In Dicas para músicos

Deixa uma resposta

Seu e-mail não será publicado.Campos obrigatórios estão marcados *

Check Also

Conheça os melhores filmes sobre bandas e músicos

Sendo duas das formas de arte mais amadas ...