Escala harmônica: entenda de uma vez por todas!

Acorde de guitarra

A escala harmônica é dividida em duas diferentes escalas: a escala menor e maior harmônicas. Assim como as escalas naturais, as harmônicas possuem poucas diferenças entre si, mas que podem causar confusão no estudo musical.

Para entender de uma vez por toda as escalas harmônicas, preparamos um conteúdo específico, expondo as diferenças entre as maiores e menores no campo harmônico. Além disso, falaremos a respeito das principais diferenças destas para as escalas naturais, confira!

Menor harmônica

Para entender a escala menor harmônica é preciso entender primeiro a escala menor natural. Isso pois, as escalas são muito semelhantes, distinguindo-se entre si pelo 7° grau da escala, como destacamos nas imagens a seguir para você comparar:

  • Escala menor natural:
Escala menor natural

Tabela da escala menor natural | Fonte: Multisom

  • Escala menor harmônica:
Tabela escala menor harmônica

Errata: Lá menor Harmônica muda a sétima de Sol para Sol#, sendo que na tabela acima está apenas Sol.

Note que na primeira tabela, a escala é organizada em T, ST, T, T, ST, T, T, T. Já na segunda tabela, que se refere a tabela da escala menor harmônica, há uma mudança no 7° grau da escala. Nela, ao invés de subir um tom, irá subir um tom e meio, mudando da nota Sol para Lá bemol.

Isso fará, consequentemente, que aumente a distância entre os graus 6 e 7, encurtando a distância entre os graus 7° e 8°, fazendo com que a escala se organize em: T, ST, T, T, ST, T+,ST, ST, T.

Maior harmônica

A escala maior é pouco falada e utilizada atualmente. Assim como, para entender a menor harmônica precisamos entender a menor natural, para entendermos as maiores harmônicas é preciso entender bem a maior natural.

Usando como referência a escala natural, para formar a maior harmônica basta baixar o tom no 6° da escala. Assim, se tomarmos como ponto de partida uma escala natural em Dó (que ficaria: Dó – Ré – Mi – Fá – Sol – Lá – Sí) para a escala ser harmônica, o 6° da escala, no caso a nota “Lá”, teria de diminuir o tom, ficando a maior harmônica de dó da seguinte forma: Dó – Ré – Mi – Fá – Sol – Lá bemol – Si.

Diferença entre escala menor e maior harmônica

Comparando as duas escalas harmônicas, percebemos que a diferença de ambas está somente na terça maior para a terça menor, como indicado na figura abaixo. Na imagem, usamos a escala de Dó, porém essa regra se aplica para toda escala maior e menor na forma harmônica.

Diferença escala menor e maior harmônica

Diferença entre as escalas maiores e menores harmônicas | Fonte: Canal Fabrício Brito

Se você reparar, o segundo tetracorde (indicado com as linhas pontilhada vermelhas na figura acima) das duas escalas são idênticos. Isso confirma a regra das escalas harmônicas, demonstrando que a diferença entre essas duas escalas é apenas a terça.

Agora…pratique muito a escala harmônica!

Depois de entender bem as harmônicas e suas leves diferenças para a escala natural, fica cada vez mais fácil compreender as teorias músicas e praticá-las. Continue estudando e treinando, e não hesite em usar uma tabela ou cola no início para não esquecer a estrutura das escalas, assim, cedo ou tarde, elas começarão a fazer sentido.

A escala harmônica pode ser usada, basicamente, em todos instrumentos. Assim, é possível tocar qualquer música e em qualquer instrumento, dependendo apenas do que você escolher!

Share this Story
Load More Related Articles
Load More By Especialista Multisom
Load More In Dicas para músicos

7 Comentários


  1. Crismacleiton

    2 de abril de 2020 at 18:08

    Show de bola

    Reply

  2. Valmir

    11 de junho de 2020 at 21:22

    Boa noite !

    Escala menor harmônica: Há uma mudança no 7° grau da escala. Nela, ao invés de subir um tom, irá subir um tom e meio, mudando da nota Sol para Lá bemol, não seria mudança no 6º grau da escala ?

    Obrigado pelo post,foi muito útil !!!

    Reply

    • Felipe Fonseca

      23 de outubro de 2020 at 11:13

      Lá menor Harmônica muda a sétima de Sol para Sol#, tá errado na tabela.

      Reply

      • silvio

        18 de janeiro de 2022 at 10:10

        sol sustenido é = lá bemol

        Reply

    • Thyagno Meneses Ferreira

      23 de novembro de 2020 at 23:47

      Vc aumenta o 7º grau em 1/2 tom transformando um intervalo 7m em 7M, tomando como referência a escala de dó menor natural, vc substituiria o Bb(7º grau) por B.

      Reply

  3. Manoel rodrigues paes landim

    23 de novembro de 2020 at 15:10

    … Ótimos trabalhos.

    Reply

  4. Didier José

    31 de maio de 2021 at 13:21

    Na escala de Db Harmônica, o segundo grau está errado. Tem um Sib.

    Reply

Deixa uma resposta

Seu e-mail não será publicado.Campos obrigatórios estão marcados *

Check Also

Tablatura: descubra o que é e como ler!

Aprender a tocar um instrumento nem sempre é ...