Diferenças entre mesa de som digital e mesa de som analógica

A mesa de som, ou mixer, é um equipamento bastante usado em espetáculos ao vivo, instalações fixas que envolvam a reprodução de som — como transmissões, festas e eventos — e também em gravações em estúdio.

Uma dúvida bastante comum entre músicos, produtores e operadores de áudio em geral ocorre em relação às diferenças entre a mesa digital e analógica. Afinal, qual equipamento seria mais vantajoso adquirir?

Em primeiro lugar, é preciso dizer que ambos os modelos têm suas vantagens e desvantagens. Enquanto a mesa digital tem uma oferta maior de recursos, tanto de correção quanto de melhoria na captação do som, a mesa analógica dispõe de um som mais natural, denominado como mais “quente” e encorpado.

Para entender melhor quais as principais diferenças entre os modelos, confira a seguir o conteúdo que a nós, da Multisom, preparamos para você!

Mesa de som digital

Tanto a mesa de som analógica quanto a mesa de som digital permitem a entrada de dispositivos externos como microfone, instrumentos musicais e CD, por exemplo.

Entretanto, somente a mesa digital permite a conexão com tablets e computadores, o que aumenta a quantidade de recursos disponíveis para a melhoria do som.

Confira a seguir as principais características da mesa de som digital:

  • Converte as informações elétricas recebidas em informações digitais (bits), o que, consequentemente, acaba compactando o som;
  • Geralmente conta com um software que disponibiliza uma série de efeitos e equalizadores (aparelho que corrige a frequência da música, tornando o som mais grave ou mais agudo);
  • Utiliza o mesmo controle para uma série de canais, o que torna o equipamento um pouco menor (se comparado com a mesa de som analógica);
  • Necessita de uma interface com entrada óptica para poder receber o sinal elétrico de instrumentos musicais, por exemplo.

Mesa de som analógica

Já a mesa de som analógica é a preferida dos músicos que não querem perder nenhuma característica do instrumento musical em uma gravação, já que o equipamento não converte o som em informação digital. Dessa forma, o equipamento é o mais procurado por músicos que buscam uma captação mais fiel do som.

Confira algumas características do equipamento:

  • Possui voltagem dentro do próprio circuito;
  • Não possui equalizadores embutidos, diferente da mesa de som digital;
  • A mesa analógica oferece menor possibilidade de o músico corrigir algum erro durante gravações de áudio.
  • Neste caso, o profissional deve gravar em uma tomada única;
  • A gravação é realizada em fita, o que destaca os timbres mais graves de instrumentos como o bumbo da bateria e o contrabaixo.

Dica extra

Se você ainda está em dúvida quanto a qual modelo adquirir, há outros itens aos quais você precisa ficar atento.

Por exemplo, confira qual o tipo de conexão que o equipamento que você está pesquisando possui. As conexões XRL proporcionam maior ganho no som e melhora na relação entre sinal e ruído.

Observe também quantos canais você irá precisar. Os primeiros canais da mesa são sempre destinados ao uso de microfones – plugados nas entradas que referimos acima.

Gostou de saber um pouco mais sobre as principais diferenças entre a mesa digital e a mesa analógica? Então confira no site da Multisom todos os modelos disponíveis e compare as características de cada uma. Qualquer dúvida, entre em contato conosco pelos comentários! Até a próxima.

Share this Story
Load More Related Articles
Load More By Especialista Multisom
Load More In Dicas para músicos

1 Comentário


  1. Carlos Henrique Dias Conceição

    7 de outubro de 2021 at 09:45

    bom dia !!!
    estou querendo trocar a mesa analógica da minha igreja de 24 canais pela Mesa Digital Soundcraft Si 32 Impact , quains os aparelhos terei que compra como potencia …. pois o som da minha igreja já esta pronto!!

    Reply

Deixa uma resposta

Seu e-mail não será publicado.Campos obrigatórios estão marcados *

Check Also

Tablatura: descubra o que é e como ler!

Aprender a tocar um instrumento nem sempre é ...