Diferenças entre gaita, acordeon e sanfona: entenda!

Uma dúvida muito comum de se ouvir por aí é quanto às diferenças entre gaita, acordeon e sanfona. Afinal, os três nomes se referem ao mesmo instrumento? A resposta é: sim, gaita, acordeon e sanfona são a mesma coisa. O correto mesmo é chamar esse instrumento de acordeon, mas é possível encontrar variações no nome dependendo da região do país.

Quer entender melhor? Então, confira o material que nós, da Multisom, trouxemos para esclarecer de vez essa dúvida para você!

Os diferentes nomes em cada região do Brasil

Quando este instrumento de teclas chegou ao Brasil, ele era conhecido por concertina, que nada mais é do que um acordeon cromático de botão com 120 baixos. Ele tornou-se muito popular, primeiramente, em três regiões brasileiras: nordeste, centro-oeste e sul. Os primeiros gêneros musicais tocados com acordeon eram herança das culturas imigrantes, como os portugueses, alemães, italianos, franceses e espanhóis.

Hoje, o instrumento é conhecido por diversos nomes que mudam conforme o estado, entre eles “pé-de-bode”, “gaita de fole”, “cordeona”, “concertina” e outros. Abaixo, vamos falar sobre os três mais populares: acordeon, gaita e sanfona.

Acordeon: o nome “real” do instrumento

Acordeon, ou acordeão, é o nome didático – e, portanto, o mais correto – usado para esse instrumento. É a maneira mais utilizada na região sudeste, principalmente em São Paulo e no Rio de Janeiro, mas também muito falada por músicos eruditas.

Acredita-se que esse nome surgiu como uma derivação da palavras akkordium (do alemão) e accordéon (do francês).

Sanfona: o nome nordestino e mais popular pelo Brasil

Diferenças entre gaita, acordeon e sanfona

Fonte: Pinterest

O acordeon é um dos principais instrumentos musicais do forró, ritmo muito importante da cultura nordestina, que começou no século XX e encanta o Brasil todo até hoje! Por lá, o instrumento é bastante popular e é mais conhecido como sanfona.

Especula-se que este instrumento começou a se espalhar pela região após a Guerra do Paraguai (entre 1864 e 1870), sendo levado por soldados nordestinos que lutaram nesse confronto. Além disso, outra região em que as pessoas também se referem à “sanfona” é no centro-oeste.

A palavra sanfona tem sua origem do grego symphonía e do latim symphoniaembora. Mas, apesar de ser utilizada para se referir ao acordeon, na verdade essa palavra tem relação com um instrumento de cordas, muito similar a um violino, porém mais rudimentar, como mostra a imagem abaixo.

Diferenças entre gaita, acordeon e sanfona

Fonte: Taringa

Gaita: o nome adotado no Sul e pela cultura gaúcha

Diferenças entre gaita, acordeon e sanfona

Fonte: Rádio Caxias

Os primeiros registros do acordeon no Brasil são no Rio Grande do Sul com a vinda dos imigrantes italianos e alemães para a região por volta de 1836 e 1845. A chamada “gaita” foi se popularizando no Sul e, aos poucos, substituiu a função da rabeca e da viola nas músicas regionais.

Porém, quando falamos em gaita, não há como ignorar que o instrumento é muito importante dentro das músicas tradicionais gaúchas, pois acompanha o cancioneiro e as danças típicas da região.

A origem do nome “gaita”, acredita-se, começou por conta do mecanismo interno do instrumento, que é semelhante às gaitas de boca. Por outro lado, algumas pessoas associam o nome à gaita de fole.

Agora você já sabe que a diferença entre gaita, acordeon e sanfona está na nomenclatura regional e não no instrumento em si. Gostou de descobrir essas informações? Deixe um comentário contando o que achou! E não deixe de conferir nosso outro artigo sobre os Tipos de Acordeon: conheça melhor esse instrumento!

 

 

Share this Story
Load More Related Articles
Load More By Especialista Multisom
Load More In Teclas

7 Comentários


  1. Concertinas

    25 de setembro de 2018 at 14:06

    Exatamente o que eu procurava! Muito obrigada!

    Reply

    • Especialista Multisom

      26 de setembro de 2018 at 15:40

      Olá, agradecemos seu comentário! 🙂
      Acompanhe o nosso Blog, estamos sempre publicando novos conteúdos a respeito de Instrumentos, Acessórios e Música em geral!
      Um abraço da Equipe Multisom.

      Reply

  2. Maiara

    5 de abril de 2020 at 22:42

    Olá, gostaria de saber qual o nome do material que é feito a gaita/Acordeão. Plastico? antigamente como eram feitas? madeira? ou não existiam nessa epoca. Agradeço se puderem responder obrigada!!

    Reply

  3. Tatiana

    24 de abril de 2020 at 20:57

    Ótima explicação!
    Muito obrigada!

    Abraços!

    Reply

  4. Angelo corpes

    13 de agosto de 2020 at 07:29

    ???????

    Reply

  5. AGuilar Gomes Dias

    5 de janeiro de 2022 at 04:43

    Ótima explicação para o instrumento, parabéns !

    Reply

  6. Lorenzo

    10 de janeiro de 2022 at 14:02

    Óptimo explicação

    Reply

Deixa uma resposta

Seu e-mail não será publicado.Campos obrigatórios estão marcados *

Check Also

Acessórios para teclado musical: veja alguns

Quem toca algum instrumento sabe que os acessórios ...