Comprar um violão, naturalmente, exige certa dedicação e tempo. Afinal, é um processo que envolve pesquisa, comparação de modelos e observação das especificações de cada um para atender a sua necessidade atual (e possivelmente as necessidades futuras).
Em meio às pesquisas ou até mesmo pelo conhecimento que você já tem de música, deve ter percebido que existem três principais tipos de violão: acústico, elétrico e eletroacústico. Cada um tem uma estrutura e funcionamento próprios, com vantagens diferentes. Quer entender melhor as diferenças entre esses tipos de violão? Explicamos abaixo para você fazer a escolha certa!
Qual a diferença entre os tipos de violão?
Na hora da comprar um violão, você deve sempre pensar no custo-benefício. E isso vai depender, principalmente, do seu objetivo com o instrumento e do quanto você está disposto a investir. Portanto, vale a pena pesquisar e analisar bem a variedade que existe no mercado para fazer a escolha certa!
Violão Acústico
O acústico é o tipo mais comum de violão! Sua principal característica é não possuir espaço na caixa para a entrada de cabos, então não há a possibilidade de conectar o instrumento nas caixas de som. Mas isso nem é preciso, pois a estrutura do violão permite uma amplificação natural, que não depende de meios eletrônicos.
Características estruturais:
- caixas de ressonância maiores e mais largas;
- o som é melhor amplificado que nos outros modelos (sem o suporte da aparelhagem de som).
Na prática: os violões acústicos dependem apenas deles mesmos para funcionar e, por isso, são ideais para atividades que fazem parte da sua rotina! Nas rodas de música com os amigos, para aprender a cifra daquela música nova ou até mesmo se você dá aulas de violão, o tipo acústico é o mais indicado, já que proporciona uma melhor sonorização sem necessitar de cabos.

Fonte: Multisom
Violão Elétrico
Bem ao contrário do tipo acústico, os modelos de violão elétrico (também conhecidos como Flat, ou semi-sólido, ou sólido) foram pensados para serem usados em caixas amplificadoras. Se você sempre tem acesso a um amplificador ou precisa de um instrumento que possa ter seu som amplificado facilmente, esse tipo de violão é o adequado.
Caso contrário, não é o mais recomendado: se não estiver conectado a um amplificador, o som produzido pelo violão será extremamente baixo.
Características estruturais:
- não tem grande amplificação natural do som;
- não possui caixa de ressonância ou tem uma caixa bem menor em comparação aos outros tipos de violão;
- possui botões para regulagem de som;
- parecido com a forma como a guitarra funciona, possui sensores eletromagnéticos que captam a vibração produzida pelas cordas e as enviam para o aparelho amplificador (caixas ou mesas de som).
Na prática: se você tem uma banda com amigos ou vai começar a tocar profissionalmente, trabalha com música ou até mesmo tem um estúdio em casa, o violão elétrico é o tipo perfeito para esses casos. Com a possibilidade de conectar em caixas amplificadoras, o som será espalhado da forma como você precisa, de acordo com as configurações que você fizer nele!

Fonte: Multisom
Violão Eletroacústico
O tipo eletroacústico pode ser considerado uma junção dos dois tipos acima: acústico + elétrico. Esses modelos, por um lado, reproduzem som com boa sonoridade sem necessidade de estar ligado a nenhum cabo e amplificador. Porém, assim como os elétricos, também possuem a função de conectar nas caixas amplificadoras, trazendo opções de ajuste no painel.
Características estruturais:
- tem caixa de ressonância de tamanho intermediário (comparando com as caixas dos modelos acústicos e elétricos);
- possui botões para regulagem de som;
- tem sistema de amplificação elétrica com microfones internos, que se conecta ao aparelho amplificador.
Na prática: falando justamente de praticidade, o violão eletroacústico é um modelo bem versátil, já que pode contemplar as suas necessidades tanto no dia a dia quanto no âmbito profissional. Este tipo proporciona uma ótima sonorização quando está ligado aos cabos e também não deixa a desejar nos momentos acústicos!

Fonte: Multisom
Qual o melhor violão para mim?
Agora basta analisar qual dos violões se encaixa mais nas suas necessidades de uso e na sua rotina, pensando sempre na parte sonora e prática. Depois, é só pesquisar as marcas, o modelo e o tipo de corda do seu violão! Conte com a Multisom e confira os melhores violões do mercado!
Gostou das dicas? Não esqueça de deixar um comentário contando qual o seu tipo de violão preferido!
Tiago
1 de julho de 2018 at 02:43
Muito bom! particularmente prefiro o eletroacústico.
Especialista Multisom
2 de julho de 2018 at 16:38
Olá Tiago. Obrigado pela sua opinião 🙂
Acompanhe o nosso Blog, estamos sempre publicando novos conteúdos a respeito de Instrumentos, Acessórios e Música em geral!
Um abraço da Equipe Multisom.
Jacyelson ferreira
18 de outubro de 2018 at 15:29
Muito obrigado, me ajudou bastante.. pois eu estava em dúvida entre o Eletro e eletroacústico , e no meu caso o Eletro não faz meu tipo! Pois quero tocar também sem conectar em caixa de som , e preciso de um som Ótimo, o acústico serve pra mim , mais o eletroacústico é ótimo nos dois sentidos , eles pode vim com o afinador e posso tocar sem precisar de caixas de som
ormindo ambrosio
28 de junho de 2019 at 13:36
Boa tarde , gostei do esclarecimentos , é muito bom contar com alguém, que sabe o que estar falando. agora eu sei qual é o melhor violão para mim ,,e também qual o melhor tipo de cordas que devo usar ;;Obrigado
Luciane. Farias Leites
20 de agosto de 2019 at 10:46
Gostei muito.pois agora sei oq presizo. Eletroacustico
Wilson Júnior
14 de novembro de 2020 at 19:44
Muito boas essas dicas, super válidas, esclarecedoras. Parabéns para os organizadores das informações.
Bruna Ferreira
2 de junho de 2021 at 07:13
Amei o conteúdo e me ajudou na decisão!
Hamilton
28 de setembro de 2021 at 11:44
Olha foi muito bom essas explicações agora me interei tava na dúvida com acústico e eletroacústico agora blz. Tenho interesse em adquirir um violão takamine que seja mais em conta estou pesquisando o GD 11 qual me indicaria gd11 takamine japonês ou Takamine. Coreano 561C qual a diferença
nascimento
23 de julho de 2022 at 10:48
Estou saindo do aprendizado e o meu violão é comum, como já estou tocando alguma coisa gostaria de adquirir um violão melhor. Qual a dica acústico ou eletro acústico, é por hoby e não profissional. obrigado