5 dicas para escolher o violão perfeito

A escolha de um violão – seja ele para uso profissional, estudo ou até mesmo lazer – pode ser desafiadora, afinal, são muitos fatores envolvidos: da escolha de marca, modelo e materiais às especificações técnicas. Para facilitar o seu processo de compra e garantir que você faça um boa escolha, nós, aqui da Multisom, separamos os cinco pontos em que deve manter atenção. Confira!

1 – Defina o investimento conforme seu objetivo

Antes de tudo, é importante definir o quanto você está disposto a – ou pode – investir nesse instrumento de acordo com sua necessidade. Por exemplo, talvez não valha a pena pagar muito por instrumento top de linha, consagrado no mercado, se seu objetivo é usá-lo para estudo a curto prazo ou mesmo só para lazer aos fins de semana.

Já se você fará uso profissional do violão, nesse caso, considerar um investimento maior em um modelo e marca superiores faz mais sentido. Por isso, tenha bem em mente o seu objetivo de uso do instrumento. Isso economizará tempo de pesquisa/decisão e ainda poderá poupar seu bolso!

2 – Escolha o tipo de corda

Para a escolha do encordoamento é preciso considerar o tipo de estudo ou estilo musical você pretende tocar. Cordas de nylon, por exemplo, são mais macias e têm uma sonoridade mais “doce” e aveludada, com timbre perfeito para MPB, samba e bossa nova. São ótimas para a prática de dedilhado e treino das posições de acordes. Já as cordas de aço são mais firmes e têm um timbre mais agudo e sustentado, sendo ideais para tocar estilos como pop, rock e blues, além da prática de palhetada.

Em questão de estrutura do instrumento, é importante saber que cada violão é projetado para um tipo de corda e sua respectiva tensão. Cordas de aço têm uma tensão maior, exigindo que o braço, o cavalete e as tarraxas do instrumento sejam mais resistentes. Já as de nylon são menos tensas e exigem menos resistência.

Escolha seu violão tendo em mente que simplesmente trocar o tipo de encordoamento do violão não é recomendado: o resultado é que o braço do violão pode pender tanto para frente como para trás, o que afeta também o desempenho e o resultado sonoro final.

Saiba mais em Tipos de Corda para Violão: Quais são e como escolher?

3 – Considere o modelo do violão

Novamente: a escolha do modelo tem a ver com o tipo de música que você quer tocar e para que função vai utilizar o violão. Existem três tipos mais populares no mercado, cada um com uma recomendação de uso:

Violão Clássico

Os violões clássicos têm corda de nylon, timbre aveludado e são os preferidos dos iniciantes por serem mais leves e macios. Considerando as cordas, são usados para MPB, samba e bossa nova.

Violão clássico

Fonte: Multisom

Violão Folk

O modelo folk tem cordas de aço e sua caixa mais larga (o corpo costuma ser maior), assim seu timbre é encorpado, metalizado e brilhante, por causa da tensão que torna a sonoridade mais estridente. É usado principalmente para música sertaneja, pop, rock e gospel.

Imagem do violão Folk

Fonte: Multisom

Violão Jumbo

O violão jumbo tem um corpo parecido com o do clássico, mas é largo e maior que o modelo folk. O seu timbre encorpado fica entre o do clássico e o do folk, no entanto, é o que tem o som mais brilhante.

Imagem violão Jumbo

Fonte: Multisom

4 – Acústico, elétrico ou eletroacústico?

Essa parte é bastante importante porque tem a ver com a amplificação do som e acaba sendo relacionada também com as etapas anteriores. De uma para outro, a capacidade de propagação do som muda, além as características estruturais e as regulagens.

O violão acústico é o tipo mais comum e tem como principal característica o fato de não ter entrada para cabos. Seu som é naturalmente mais encorpado devido à maior ressonância que sua caixa (corpo do instrumento) permite.

O violão elétrico, ao contrário do tipo anterior, é pensado para funcionar ligado em caixas amplificadoras. Por isso, na forma acústica funciona com um som muito baixo (a ressonância natural de sua caixa é bem menor que o acústico).

Já o violão eletroacústico foi desenvolvido para atender as duas necessidades: elétrica e acústica. Assim, ele funciona perfeitamente de forma elétrica, plugado aos amplificadores e mesas de som, e com um bom som acústico, natural.

Entenda melhor as Diferenças entre os violões acústico, elétrico e eletroacústico!

5 – Faça uma boa pesquisa

Por último, agora que você já sabe vários pontos técnicos a serem observados, se dedique em fazer uma boa pesquisa sobre as marcas e seus violões. Conversar com amigos músicos que estejam um pouco à frente de você e profissionais pode ajudar muito! Você também pode conferir esse post em que falamos sobre as melhores marcas de violão e seus modelos.

Escolher um violão pode ser uma tarefa complicada. Mas, considerando esses pontos e seguindo nossas dicas, você pode escolher seu violão de forma mais descomplicada e certeira. Conte sempre com os violões da Multisom e nosso atendimento online, no site, para tirar suas dúvidas sobre os produtos!

Share this Story
Load More Related Articles
Load More By Especialista Multisom
Load More In Cordas

3 Comentários


  1. Roberto

    2 de junho de 2019 at 06:58

    Minha escolha foi um shelter folk por tocar com palheta.

    Reply

  2. […] Sim, tem diferenças entre os violões. Se quiser saber como escolher o violão ideal pra você, confira 5 dicas para escolher o violão perfeito. […]

    Reply

  3. Hernani

    16 de setembro de 2021 at 13:49

    Muito bom. Parabéns!

    Reply

Deixa uma resposta

Seu e-mail não será publicado.Campos obrigatórios estão marcados *

Check Also

Let’s Rock! Os principais modelos de guitarra

Conheça os modelos e curiosidades de um dos ...