Composição de música: por onde começar?

Pessoa compondo notas musicais em um papel.

Tocar um instrumento é sempre muito prazeroso. Entretanto, compor uma música a partir dele é algo mais complexo. E, como músicos em geral costumam ser bastante exigentes, muitas vezes até iniciam o processo de composição, mas deixam o que criaram de lado por achar que o trabalho não está bom o suficiente.

Os músicos possuem as suas técnicas próprias de composição e vão aperfeiçoando-as ao longo do tempo. Mesmo assim, é possível lançar mão de alguns atalhos para deixar a criatividade fluir e até, quem sabe, investir na carreira de compositor. Hoje, nós, da Multisom, vamos mostrar para você como iniciar um processo de composição de música. Confira a seguir!

A criação da letra pode ser um bom começo

A composição da música pode começar pela melodia ou pela letra, não há uma regra. As bandas ou o músico solo vão encontrando a forma pela qual o processo de criação irá fluir melhor. Entretanto, ao definir a letra, é possível saber qual a tônica de determinado trecho e quanto tempo deve durar cada seção da música.

Em geral, a letra da música conta com uma introdução, o verso, o refrão e a ponte, que aparece após o segundo refrão e leva a uma mudança de tonalidade. Tenha essa estrutura em mente.

Use softwares e aplicativos de composição musical

Atualmente, softwares e aplicativos disponíveis no mercado podem ajudá-lo a tirar a sua ideia do papel. Os softwares fazem o papel do metrônomo — marcação do tempo da música — e também gravam em tempo real, além de possibilitar a adição de efeitos.

Para exemplificar, um desses softwares é o Protools (utilizado, inclusive, em estúdios profissionais), que oferece ferramentas para gravação, edição e mixagem de som.

O Ableton Live é outra opção, usado principalmente no mundo da música eletrônica, devido aos efeitos virtuais que oferece e pela possibilidade de ser usado em performances ao vivo. O Logic Pro X também traz a qualidade dos softwares citados anteriormente: uma boa interface para edição e mixagem, além de uma vasta biblioteca de efeitos e a compatibilidade com plugins externos.

Crie a partir do que você já tem

Outra dica interessante é: componha a partir da progressão de acordes que você já possui. Geralmente, quando você está tocando de forma desinteressada é que surge algum riff ou melodia interessante. Aposte nisso e procure registrar a sua criação. Mesmo que no momento você não ache bom o suficiente, a partir deste trecho pode surgir alguma criação interessante. Deixe as críticas para outro momento.

Tenha novas experiências

Contato com realidades diferentes é o que alimenta a criatividade de qualquer artista. Esteja em contato com pessoas e experiências novas e, provavelmente, isso será o combustível para a sua composição e irá aumentar as suas chances de criar algo interessante.

O processo criativo não está fluindo? Dê um tempo!

Para evitar repetir padrões musicais que já estão enraizados na maneira que você costuma tocar e também para “oxigenar” as ideias, dê um tempo para o seu instrumento. Leia um livro, ou encontre os seus amigos. Faça algo diferente, que lhe desconecte por um tempo da música. Quando voltar, as ideias certamente irão fluir com maior facilidade.

Gostou das dicas? Esperamos ter ajudado você a começar suas composições. Uma última sugestão: a leitura do conteúdo “Estúdio em casa: veja as dicas para montar o seu!” pode ser de grande ajuda para a sua carreira profissional!

Boa sorte e conte sempre com a Multisom quando o assunto for o mundo da música. Até o próximo post!

Share this Story
Load More Related Articles
Load More By Especialista Multisom
Load More In Dicas para músicos

Deixa uma resposta

Seu e-mail não será publicado.Campos obrigatórios estão marcados *

Check Also

Tablatura: descubra o que é e como ler!

Aprender a tocar um instrumento nem sempre é ...