Uma dúvida comum entre os guitarristas é sobre como escolher o melhor cabo para conectar a sua guitarra. Os cabos, acima de tudo, são condutores da energia que as guitarras reproduzem. E é justamente por isso que, quanto melhor for o cabo, mais limpo e claro o som amplificado será reproduzido.
Mas como saber qual escolher? Para sanar essa dúvida, nós da Multisom, separamos algumas dicas que vão ajudar você a se decidir. Curioso? Então confira logo abaixo!
O que considerar na hora de comprar o cabo?
Por diversos motivos, muitos cabos começam a fazer ruídos ou falham na hora de transmitir o som. Além disso, alguns estragam devido à baixa qualidade dos materiais em que são produzidos. Por isso é importante, na hora de adquirir o seu, levar em consideração algumas características que um cabo deve ter. Entenda:
Condutor central
Relacionado à transmissão de energia, o condutor precisa possuir uma maior quantidade de fios entrelaçados para que o cabo tenha uma maior durabilidade e resistência. Escolha um cabo com um condutor de no mínimo 0.30mm², pois quanto mais espesso for o condutor, mais limpo e rápido o som passará por ele.
Isolamento
A característica principal do isolamento é o material usado para revestir o condutor central. As opções no mercado são o emborrachado e o polietileno. O emborrachado possui uma maior resistência devido à sua composição, já os revestimentos em polietileno podem sofrer mais com o contato extremo com o calor, pois são feitos de materiais plásticos.
Plugs
Presos na extremidades do cabo, os plugs são os responsáveis pelo contato dos condutores a outras conexões e, justamente por isso, são as partes que mais sofrem danos. Existem vários tipos de plugs, mas os ideais para conectar sua guitarra são os feitos de metais, pois ajudam a prevenir acidentes elétricos.
Qual é a melhor marca de cabo para guitarra?
Após observar as características acima, você pode estar se perguntando sobre as marcas. Mas é importante ter em mente que a melhor marca, na verdade, é aquela que oferece o melhor custo-benefício para você. Existem diversas marcas de cabos disponíveis no mercado e dependendo das características que você procura – resistência, maleabilidade, praticidade, etc – é possível encontrar a que melhor atende suas necessidades.
As principais marcas são: Santo Angelo, Stagg, TECNIFORTE e Fender. Mas é importante que você pesquise bastante, fale com outros guitarristas e teste para saber qual é a melhor para você. Muitas vezes é melhor gastar um pouco mais e ter um produto de qualidade e durável, ao invés de ter que comprar um cabo novo a cada seis meses.
Cuidados com o cabo da sua guitarra
Agora você já sabe algumas dicas valiosas para escolher o cabo certo para a sua guitarra. Mas é preciso cuidar bem deles para garantir que a vida útil deles seja prolongada. Portanto, confira abaixo algumas dicas de limpeza e manutenção que separamos para você:
Limpe a pontas e o isolamento
O “tira e bota” dos plugs afeta o metal das pontas, que vão oxidando e perdendo aquela cor brilhante de quando eram novos. E toda essa sujeira prejudica a saída de som! Por isso, limpe as pontas com palha de aço pelo menos a cada dois ou três meses. O resto do cabo pode ser limpo diariamente com uma toalha úmida e um pouco de detergente.
Enrole-os adequadamente
Deixar seus cabos todos emaranhados também aumenta as chances de quebrar os fios condutores. Portanto, enrolá-los devidamente é a melhor opção. Para isso, basta esticá-lo por completo no chão e depois ir enrolando em círculos em sua mão.
Use velcros separadores
Antes de colocá-los juntos aos outros cabos, você pode prendê-los a um velcro para que não se misturarem. Vale comentar, também, que você pode colocar etiquetas indicativas de tamanhos de cada cabo nos velcros para ajudar a encontrar o cabo certo com mais facilidade.
E aí, o que achou das dicas? Ficou mais fácil de escolher o cabo para guitarra ideal para você? Comente abaixo nos contando o que achou! E já aproveite e dê uma olhadinha nos melhores cabos de guitarra que você só encontra na loja virtual da Multisom!
Kika Brandão
22 de junho de 2020 at 23:11
Olá obrigado por citar a nossa marca como uma das melhores. Gostaríamos apenas que, se for possível, possam fazer a grafia correta. No texto está assim: As principais marcas são: Santo Angelo, Stagg, “Tecniforce” e Fender.
O nome correto é: TECNIFORTE.
Obrigado mais uma vez e estamos disponíveis para quaisquer dúvidas!
Rafael Andre Baldo de Lima
17 de novembro de 2020 at 22:13
Sugiro corrigir o texto abaixo:
De:
CONDUTOR CENTRAL
Relacionado à transmissão de energia, o condutor precisa possuir uma maior quantidade de fios entrelaçados para que o cabo tenha uma maior durabilidade e resistência. Escolha um cabo com um condutor de no máximo 0.30mm², pois quanto mais fino for o condutor, mais limpo e rápido o som passará por ele.
Para:
CONDUTOR CENTRAL
Relacionado à transmissão de energia, o condutor precisa possuir uma maior quantidade de fios entrelaçados para que o cabo tenha uma maior durabilidade e resistência. Escolha um cabo com um condutor de no mínimo 0.30mm², pois quanto mais espesso for o condutor, mais limpo e rápido o som passará por ele.
Especialista Multisom
1 de dezembro de 2020 at 10:25
Ajustado! Obrigada pelo feedback! <3