Cajón acústico ou elétrico: entenda as diferenças!

O cajón é um instrumento de percussão muito encantador por causa da sua sonoridade e simplicidade ao ser tocado. Seja com os dedos ou com o uso de vassourinhas, o cajón consegue se enquadrar em diversos estilos musicais e é justamente por causa disso que ele chama muita atenção dos músicos do mundo inteiro.

Sua origem é da época do Peru colonial, onde os escravos africanos usavam caixas de madeiras e gavetas para tocarem suas músicas e ritmos. Não é à toa que ele é muito usado como acompanhamento para violão e voz.

Se você já tomou a decisão de comprar esse instrumento é comum ter dúvidas como: é melhor comprar o cajón acústico ou o elétrico?

Se você tem essa incerteza, fique tranquilo! Abaixo vamos dar diversas características e a diferença entre esses dois modelos para você escolher o que mais se encaixa com o seu estilo. Confira!

Cajón acústico

Simples e de custo-benefício muito em conta, o cajón acústico é o mais indicado para aqueles músicos que estão começando a praticar e desenvolver suas técnicas neste instrumento.

Para utilizar, o cajón o instrumentista senta-se em cima dele, posicionar as pernas entre o instrumento e escolhe as laterais ou a frente para tocar. Por causa disso, o cajón consegue emitir três sons distintos:

  • bumbo: para ter a sonoridade de um bumbo, o ideal é utilizar a frente do instrumento;
  • bordas: ao tocar o instrumento das bordas, o som do cajón fica mais agudo, se parecendo as bordas da caixa da bateria;
  • caixa: usando a parte lateral superior do cajón, o instrumento emite uma sonoridade parecida com a caixa da bateria.

Fonte: Multisom

Cajón elétrico

Moderno e mais arrojado, o cajón elétrico não possui grandes diferenças entre a sua versão acústica. Contudo, o músico que usar esse aparelho irá conseguir conectá-los em amplificadores, já que possui um sistema elétrico de captação de som acoplado em suas estruturas.

Apropriado para performances para grandes públicos, o cajón elétrico também não se diferencia em questão de qualidade sonora e tamanho, mas o seu valor é um pouco mais elevado que a versão acústica. Por causa disso, o cajón elétrico é mais indicado para quem já tem uma certa experiência com o instrumento.

Fonte: Multisom

Qual é o melhor?

Agora que você já conhece a real diferença entre o cajón elétrico e o acústico está na hora de pensar qual é o mais apropriado para seu estilo e adquirir o seu! Independente de qual for sua escolha não deixe de escolher um produto de qualidade para você performar com excelência!

Por aqui, na Multisom, separamos os melhores cajóns para que você possa ter o seu! Escolha qual é o melhor para você e não esqueça de comentar o que achou do nosso texto. Até breve!

Share this Story
Load More Related Articles
Load More By Especialista Multisom
Load More In Cordas

4 Comentários


  1. Nilton Brogiato

    6 de março de 2019 at 15:38

    Boa tarde!
    Quero comprar um cajon para meu filho e gostaria de saber se o cajon eletrico da para uzar sem se conectar a caixas amplificadoras ou seja da pra ser acustico tambem!
    se o eletrico faz as duas funções?

    Reply

  2. Paulo

    19 de novembro de 2019 at 20:30

    Sim com o cânon elétrico tanto pode usar sem ligar nas caixas quanto ligando os 2 jeitos são bons!

    Reply

  3. Jullyo

    18 de novembro de 2020 at 11:53

    O Cajon eletrico pode conequeta a mesa de som?

    Reply

    • Especialista Multisom

      8 de dezembro de 2020 at 00:29

      Sim é possível conectar na mesa de som ou direto em uma caixa ativa! 🙂

      Reply

Deixa uma resposta

Seu e-mail não será publicado.Campos obrigatórios estão marcados *

Check Also

Let’s Rock! Os principais modelos de guitarra

Conheça os modelos e curiosidades de um dos ...