Caixa de som ativa ou passiva? Essa é uma boa pergunta, já que qualquer um pode chegar nessa dúvida na hora de escolher um produto, ou até pode ter uma ideia errônea quanto a definição de cada uma. E para que você faça a compra certa, seja para usar em casa, no estúdio ou até no palco, nós trouxemos uma visão simplificada do que é cada uma e quando usar. Olha aí!
O que é a caixa de som ativa?
A explicação mais fácil e clara sobre a caixa de som ativa é que ela funciona de forma independente, graças a um amplificador embutido em seu sistema, o que é a principal diferença em relação a caixa passiva. Basta ligar na tomada, lembrando que alguns tipos vêm com bateria interna e outros precisam da alimentação constante durante o uso.
E é por causa desse “a mais” que ela permite recursos avançados em relação a outra, como:
- Um som mais “limpo”, pois não há interferência de muitos fios de outros equipamentos ligados a ela, que podem acabar influenciando em ruídos, por exemplo.
- Um deslocamento mais prático para quem precisa levar sua caixa de som para outros lugares, isso porque a caixa ativa, geralmente, exige menos equipamentos envolvidos para a reprodução do som.
- Diversas opções de regulagem do som, como o controle de graves e agudos, entradas para outros dispositivos (microfones, cabos USB, cartão de memória, entre outras opções que variam de modelo para modelo).
Quando escolher a caixa de som ativa?
Não há muito mistério para saber se o que você precisa é uma caixa ativa ou passiva. Com apenas algumas perguntas, a gente ajuda você a definir isso. Olha só:
- Você precisa de um equipamento mais compacto e que seja fácil de locomover por aí (de casa para o estúdio, ou para pequenas apresentações, até para palestras e outras ocasiões parecidas)? Então, o ideal é a caixa ativa, assim você não vai precisar carregar um amplificador separado e mais outros complementos possíveis (cabos, por exemplo);
- Você já tem caixas de som passivas? É interessante saber que a caixa de som ativa também serve como um amplificador para elas, ao invés de adquirir um separadamente.
- Você já tem um amplificador e quer uma caixa de som para plugar nele? Ótimo, então o que você precisa é uma caixa passiva, que vamos falar a seguir.
E o que é caixa de som passiva?
Diferente da ativa, a caixa de som passiva precisa de um amplificador ligado nela para que o sistema funcione. Sem isso, ela fica muda, simples assim. Logo, seu objetivo de uso é apenas a reprodução sonora, sem a necessidade de alimentação direta de energia, deixando o controle de volume e equalização para um amplificador independente ou, até mesmo, a própria caixa de som ativa.
Quando escolher a caixa de som passiva?
Essa é uma decisão bem simples: você já tem um amplificador ou uma caixa de som ativa? Porque se tiver e só quiser mais uma caixa de som, a passiva cumprirá bem o papel. Não tem um amplificador independente e não pretende gastar com isso? Então, a caixa ativa pode ser a sua melhor alternativa.
Outra situação que acontece bastante com músicos é quanto ao espaço de apresentação ou ensaio. É importante ter em mente que a caixa de som ativa requer que você fique sempre perto dela para fazer qualquer ajuste na sonoridade, enquanto as caixas passivas podem ficar fixas em qualquer lugar e apenas o amplificador independente ser deslocado para perto de você.
Se você leu até aqui e identificou que precisará comprar um amplificador independente, temos esse conteúdo do link que explica tudo o que você precisa saber sobre os modelos do equipamento e para que serve cada um. Se informe lá!
Tem diferença de preço?
Sim, mas não é tão simples quanto dizer que “a caixa de som passiva é mais barata que a ativa”, isso vai depender da marca, do modelo e dos recursos de cada opção. Mas, o que podemos afirmar quanto a questões de valor é que as caixas passivas costumam ser mais baratas que a ativas, se comparar a faixa de preço de um mesmo modelo ou semelhante.
Para você visualizar melhor, aqui vai um exemplo de comparação que pegamos de nossa loja:

Multisom

Multisom
Acima, a primeira imagem é uma caixa de som passiva da Frahm e a segunda é uma caixa de som ativa da Frahm também, de modelos bem semelhantes para fazermos a comparação de preço. Nesse caso, a ativa está em uma média de R$800,00, enquanto a ativa de R$1.200,00.
Olhando os modelos de frente, nem dá para identificar qual caixa de som é ativa ou passiva, não é? Mas, agora por curiosidade, olha a imagem de costas das mesmas caixas que falamos acima:

Multisom

Multisom
Deu para perceber, só pelo menu de controle, qual é a caixa ativa, não é?
Tem diferença de tamanho e peso?
Não, pois você encontra tanto caixas de som ativas quanto caixas de som passivas em diferentes tamanhos, peso, cores, marcas, modelos e mais uma lista de itens para escolher no mercado. Não se preocupe quanto a isso. Seja qual for o estilo de caixa de som que você procure, irá encontrar para ambas as classificações.
Então, essa é a real diferença?
Basicamente, essa é a grande diferença entre as caixas de som passivas e ativas: a ativa possui amplificador interno e é ligada na tomada, por causa disso consegue oferecer recursos de ajuste na qualidade e controle do som. Enquanto que a passiva serve apenas para reprodução de som, não depende de uma tomada, mas precisa de um amplificador ou uma caixa ativa para funcionar.
E essa é a real diferença entre caixa de som ativa e passiva. Ficou alguma dúvida ou sugestão para agregar no conteúdo deste texto? Deixe um comentário para nós, logo abaixo!
Juvenil
20 de junho de 2019 at 22:42
Caixa de som ativa ja tem o rádio?
Suellen
28 de outubro de 2019 at 11:08
Bom dia, tenho uma caixa lg xboom festa 1000w, posso instalar uma caixa passiva nela para aumentar o som? Se sim, como?
cleristonneno@hotmail.com
14 de março de 2022 at 10:25
Se houver saída de som auxiliar sim, se não houver não pode
Elmeri Pedro Mathioni
16 de junho de 2021 at 20:04
Na comparação de preço da caixa de som passiva e ativa,. onde se lê “ativa” leia-se “passiva”.