Nossa saúde é muito importante e não podemos descuidar dela em nenhum momento. O Outubro Rosa já chegou e com ele a proposta de conscientizar mulheres de idades diferentes a se prevenirem do câncer de mama e do colo do útero.
Muitos perguntam o porquê desse movimento de prevenção acontecer neste determinado mês. O motivo é bastante inspirador e com certeza motivará muitas a fazerem o exame para obter um diagnóstico precoce.
Se você quer saber mais detalhes desta causa, continue conosco e esclareça suas dúvidas nos tópicos abaixo. Tenha uma boa leitura!
A origem do Outubro Rosa
Em 1990 aconteceu, nos Estados Unidos, a primeira Corrida pela Cura. Este é um evento organizado pela Fundação Susan G. Komen com o intuito de incentivar mulheres a procurarem profissionais especializados para fazer mamografia e preservar a saúde ginecológica.
Cada participante recebeu um laço rosa que se tornou o símbolo desse movimento que ganhou proporções internacionais. Esta iniciativa permanece ativa e serviu de inspiração no desenvolvimento de eventos e ações focadas nessa finalidade.
Ademais, muitas instituições, pontos turísticos e locais públicos são iluminados por essa cor neste determinado período do ano. No Brasil a campanha começou a ser propagada em 2002 e segue firme até hoje com o objetivo de alcançar mais pessoas.
A importância do incentivo das empresas
Nesta época do ano, é natural ver empresas, de diferentes segmentos, distribuírem laços que simbolizam o Outubro Rosa a serem usados como broche. Muitos fazem esta campanha de incentivo não só com as colaboradoras, mas com clientes também.
Eles usam o marketing promocional com forma de incentivar o cuidado à saúde e a prevenção ao câncer de mama. Sendo assim, normalmente são distribuídos squeezers, espelhos, necessaires, guarda-chuva ou demais peças que façam alusão a segurança e a valorização pessoal.
As principais formas de prevenção
Como muitos já sabem, o câncer de mama é causado pelo crescimento anormal das células da mama que se desenvolve até ser caracterizado como um tumor maligno. Normalmente ele é notado quando a mulher faz o autoexame e encontra um caroço no meio do seio ou um nódulo nas axilas.
Alguns casos apresentam dores localizadas e outros não. Em todo caso, é necessário ir ao médico e fazer a mamografia quanto antes. Afinal, é muito importante conhecer seu corpo e tomar as medidas necessárias que garantirão seu bem-estar e longevidade.
Os outros tipos de cuidado
Além de abraçar a causa do Outubro Rosa e realizar a mamografia, a mulher precisa lidar com algumas boas práticas que ajudarão na adoção de uma vida saudável. Um grande passo é começar a fazer exercícios ou praticar algum esporte do interesse dela.
Além disso, a alimentação é fator muito importante. Por isso, é interessante optar por alimentos que garantam o melhor desempenho do seu organismo. Essas mudanças trarão grandes vantagens a rotina, ao garantir a disposição corporal e a preservação da saúde mental.
Durante a leitura deste artigo você conheceu a importância do Outubro Rosa e quanto campanhas e eventos ajudam no engajamento da saúde da mulher. Portanto, comece adotar essas práticas e se prevenir do câncer de mama e do de colo do útero.
Gostou deste artigo? Então, continue conosco e leia este artigo sobre as cantoras que marcaram gerações.
Gustavo Woltmann
17 de outubro de 2020 at 18:51
Essa é uma informação muito útil.
Gustavo Woltmann
19 de outubro de 2020 at 00:07
É um prazer ler trabalhos como esse.