Violão para iniciantes: o que você não deve escolher

Violão para Iniciantes

É complicado falar da escolha de um instrumento, principalmente sobre violão para iniciantes. Isso porque a decisão envolve vários fatores (importantíssimos), além do gosto pessoal sobre a sonoridade e aparência do violão. São esses fatores que, muitas vezes ignorados, acabam levando a uma compra infeliz.

E o que é uma compra infeliz? Bom, é aquele instrumento que não causou uma boa adaptação ao músico iniciante e, por isso, ele acaba sentindo-se frustrado no período de aprendizagem. Muitos deles até desistem de continuar os estudos.

Para que você não precise passar por isso e tenha uma experiência bem legal com seu instrumento, trouxemos as dicas mais importantes para quem está em fase inicial e precisa comprar um violão que se adapte a essa realidade. Em cada tópico (que, na verdade, são respostas para perguntas muito frequentes), temos uma dica final do que “não escolher”. Fique atento a elas!

Violão para iniciantes é melhor com cordas de nylon?

Essa é a dúvida mais comum, pois o violão com cordas de aço é conhecido por ter uma sonoridade mais impactante. Resumindo, mais bonita. E isso é verdade? Sim, mas o ponto principal aqui é que esse fato não deve desmerecer um violão com cordas de nylon, que também produz um som bonito e muitos músicos começam seus estudos com essa opção, inclusive.

O que acontece é que o violão de nylon é mais confortável para começar a tocar, já que o aço exige mais dos dedos (que, no início, ainda nem criaram calos, por exemplo). O desconforto para quem está começando pode ser, sim, um fator desmotivador a continuar praticando.

Outro ponto importante, além do conforto para tocar, é a troca de cordas. Tenha em mente que não é indicado colocar cordas de aço em um violão feito para cordas de nylon, já que isso pode afetar na estrutura do próprio instrumento (entortar o braço, por exemplo).

  • Por isso, NÃO escolha somente porque as pessoas dizem que a sonoridade das cordas de aço é mais bonita. Se não for a melhor opção para a sua realidade, comece com um de nylon. Com o tempo, todos têm a oportunidade de experimentar um violão com cordas de aço (e tirar suas próprias conclusões sobre os dois modelos!).

O tamanho do violão pode prejudicar o aprendizado?

Sim, quando estamos falando de crianças e pessoas de baixa estatura, o tamanho do violão afeta na posição, principalmente dos braços. Nesses casos, é muito importante escolher um violão com tamanho adequado, porque alguns tipos de violão costumam ser maiores do que o padrão.

Para crianças, existe um tamanho recomendado para cada idade:

  • Entre 2 e 5 anos: o instrumento deve ter ¼ do tamanho padrão;
  • Entre 5 e 8 anos: o instrumento deve ser da metade do tamanho padrão;
  • Entre 8 e 12 anos: o instrumento deve ter ¾ do tamanho padrão.

Para adultos, o ideal é ficar atento às especificações de tamanho de cada violão antes de realizar a compra.

  • Logo, NÃO escolha um violão que possa ser considerado “grande” para a sua estatura. Isso não é algo ruim, pelo contrário, todos devemos escolher um instrumento que se adapte bem a nós. E nós a ele, claro.

Tenho pouco dinheiro, compro um violão novo ou usado?

O “tenho pouco dinheiro” varia de pessoa para pessoa. Então, se a gente souber exatamente o valor que você tem para gastar, poderíamos indicar alguns violões para iniciantes dentro da sua realidade. Se você quer esse conselho, é só deixar um comentário aqui nesse post que a gente responde, tentando ajudá-lo!

Mas, em geral, a compra precisa ter bom-senso e muita pesquisa. Muitas vezes, um violão usado (em bom estado) pode parecer a melhor opção, mas em muitos casos acontece que o mesmo modelo, só que novo, não está custando tão mais caro e ainda conta com várias vantagens. Por exemplo: flexibilidade de pagamento (mais de uma opção, como o parcelamento), garantia do produto, mais de uma opção de cor e outras escolhas no modelo, segurança na hora da compra, etc.

  • Então, NÃO faça a sua escolha com pressa. Veja com calma as opções de compra que você tem. De repente, aquele violão usado que lhe parece muito bom e por um ótimo preço, está valendo mais a pena investir no mesmo modelo, só que novo.

Violão acústico é melhor para quem está começando?

Depende. De um jeito bem rápido e claro, a realidade é que com o violão acústico não dá para ligar em uma caixa ou mesa de som. Então, se você já pensa em tocar em lugares públicos (barzinhos, na igreja, na escola, enfim…), pode começar com o primeiro violão já sendo um eletroacústico. Lembrando que o violão eletroacústico pode ser tocado normalmente, mesmo desplugado.

  • Dessa forma, NÃO escolha um violão que destoa da sua real necessidade de uso. Pense bem se você irá usá-lo, agora no começo, para fazer algum tipo de apresentação em público. Se não, pode ser que a melhor opção seja o acústico e, com o tempo, você adquire um eletroacústico.

Dicas extras para iniciantes

  • Nem todo mundo começa a tocar com o violão dos sonhos. Por isso, o ideal é escolher um modelo que se encaixe no valor que você pode pagar e que seja confortável para o período de aprendizado.
  • Apesar de a aparência ser secundária, nesse caso, ela também é importante para que você goste de tocar no instrumento escolhido. Então, coloque em uma balança as suas prioridades.
  • Canhotos, existem modelos de violão pensados para vocês, procurem por eles!
    E a última e mais importante de todas: o principal responsável pelo som de qualidade é o músico, depois o instrumento. Se você for dedicado, vai conseguir resultados impressionantes independentemente do violão escolhido!

Esses são os principais conselhos que podemos deixar para que vocês escolham o melhor violão para iniciantes. Mais dicas que ajudam nessa escolha estão na categoria de cordas, aqui no nosso blog. Passa lá para ler outros conteúdos sobre modelos de violões, acessórios, etc.

Ou, se quiser tirar uma dúvida mais específica, deixe um comentário aqui no post. Nós, da Multisom, gostamos de ajudá-los!

Banner Violão

Share this Story
Load More Related Articles
Load More By Especialista Multisom
Load More In Cordas

Deixa uma resposta

Seu e-mail não será publicado.Campos obrigatórios estão marcados *

Check Also

Tipos de palhetas: qual o melhor para o seu caso?

Muitos músicos iniciantes e até mesmo os mais ...