Violão Cutaway ou tradicional? Veja a diferença

Músico tocando um violão cutaway.

Qual violão comprar: tradicional ou cutaway? Essa é uma dúvida bastante frequente para os músicos que estão começando, principalmente para quem vai comprar o seu primeiro violão. Algumas pessoas até acham que o cutaway é somente questão de design, o que é bem o contrário e vamos entender o por quê!

Para que serve o cutaway na prática?

O corte na parte inferior da caixa do violão cutaway facilita, e muito, o acesso às casas depois da 14. Ou seja, é mais confortável e prático tocar os acordes mais agudos. Esse acesso diferenciado é bem útil para os solistas, por exemplo, que usam muito mais essa parte do violão do que as pessoas que tocam somente bases.

É claro que dá para alcançar as últimas casas em um violão tradicional, porém, requer mais tempo de treino para aperfeiçoar a posição da mão e causa desconforto até que o músico se acostume com a postura.

Ele interfere no timbre do violão?

Algumas pessoas não notam diferença entre os timbres em um primeiro momento, pois a mudança de som entre o violão cutaway e o tradicional não é tão agressiva. Mas os músicos, luthiers e pessoas de ouvido apurado notam a diferença mais claramente.

No violão cutaway há uma perda de graves, mesmo que você tenha dois violões da mesma marca e estilo, porém um com corte e outro não, ainda assim, vai notar que o timbre muda. Já em questão de volume, que também é uma dúvida bem comum, a altura do som produzido não depende somente da caixa do violão como também dos demais componentes.

O Cutaway é mais usado em quais estilos musicais?

Não existe estilos musicais que sejam mais adequados ao violão cutway do que outros, você pode usá-lo para qualquer ritmo que quiser. Apenas tenha em mente a mudança de som que acontece do tradicional para o cutaway (um é mais grave que o outro) e qual o seu foco maior (solo ou base?).

Violão cutaway é indicado para iniciantes?

Sim! Como os iniciantes no violão ainda estão aprendendo escalas e fazendo diversos exercícios diários, o violão cutaway facilita o aprendizado e a experiência com o primeiro violão.

Além de iniciantes, o cutaway também é bom para professores de violão, que precisam demonstrar acordes para os alunos o tempo todo. Para aqueles que gostam de tocar solos, também é mais indicado o violão cutaway.

Onde comprar um bom violão cutaway?

Para comprar o seu primeiro violão cutaway, priorize instrumentos originais e marcas de qualidade, além de lojas que estão a mais tempo no mercado. Nós, da Multisom, temos uma grande variedade de modelos de violão cutaway e você ainda ganha todas as vantagens de comprar instrumentos de corda na Multisom. Passa lá e escolha o seu!

Share this Story
Load More Related Articles
Load More By Especialista Multisom
Load More In Cordas

Deixa uma resposta

Seu e-mail não será publicado.Campos obrigatórios estão marcados *

Check Also

Guitarra para iniciantes: um guia para sua primeira compra

Aprender a tocar um instrumento é sempre empolgante, ...