Tipos de violão: quais são os modelos mais usados?

tipos de violão que existem

Se engana quem pensa que violão é tudo igual: na verdade, existem várias diferenças entre os modelos mais usados no mercado. Cada tipo de violão tem características próprias de estética e de adaptabilidade, sendo mais indicado para um ou outro estilo musical. É por isso que na hora de comprar um violão novo é tão importante conhecer tudo sobre eles. Quer saber mais? Confira então os principais tipos de violão!

Violão Clássico

Como o próprio nome diz, o violão clássico é o mais conhecido, usado e vendido para músicos. É um modelo acústico e funciona com seis cordas, que na maioria dos casos são de nylon. Além de ser facilmente encontrado, tem um custo mais baixo em comparação aos outros tipos e é indicado para iniciantes por conta da leveza e maciez do instrumento.

Violão Clássico Memphis - Acústico - Cordas de Aço

Violão Clássico Memphis AC 40 natural – Acústico – Cordas de Aço

Violão Folk

Tendo como principal característica o corpo maior e mais “acinturado”, os violões do tipo folk também são bastante populares. A maioria dos modelos funciona com cordas de aço, e podem ser elétricos ou eletroacústicos. É o mais indicado para gêneros como pop e rock, justamente por gerar um som mais encorpado, com timbre diferenciado.

Violão Folk Yamaha A3M Natural - Elétrico

Violão Folk Yamaha A3M Natural – Elétrico – Cordas de Aço e com Afinador

Você também pode gostar de: Diferença entre violão acústico, elétrico e eletroacústico!

Violão Flat

A palavra flat, do inglês, pode ser traduzida como “plano” ou “liso”. E é justamente essa a principal característica do violão flat, já que a sua caixa acústica é bastante fina! Ele é muito utilizado por músicos profissionais e na maioria dos casos é tocado com cordas de nylon. O timbre gerado é mais suave e, por ser encontrado quase sempre em modelos elétricos, precisa de amplificação.

Violão Flat LAG T270ASCE Tramontane Slim Natural - Elétrico

Violão Flat LAG T270ASCE Tramontane Slim Natural – Elétrico – Cordas de aço e com afinador

Violão Jumbo

O violão jumbo passou a ser conhecido quando Elvis Presley começou a utilizá-lo e, apesar de ser bem parecido com o tipo clássico, a grande diferença está no corpo mais largo e na base mais arredondada. É mais fácil de encontrar modelos eletroacústicos e com cordas de aço e o som gerado é mais grave e encorpado.

Violão Mini Jumbo Di Giorgio IRBL Iron Azul - Elétrico

Violão Mini Jumbo Di Giorgio IRBL Iron Azul – Elétrico – Cordas de Aço e com Afinador

Violão 7 cordas

Conhecido como o violão brasileiro, por ser indicado para gêneros como o choro e o samba, o violão de 7 cordas não apresenta diferenças na sua estrutura, quando comparado ao violão clássico. O único diferencial é a sétima corda, que costuma ser afinada de forma mais grave que as outras seis, o que exige um conhecimento do músico que for tocá-lo.

Violão 7 Cordas Giannini GNC-10 Natural

Violão 7 Cordas Giannini GNC-10 Natural – Cordas de Nylon

Violão 12 cordas

Também não apresenta diferenças na estrutura, mas traz o dobro de cordas do que o clássico, as quais são agrupadas em duplas – sendo metade delas afinadas com uma oitava acima. O violão de 12 cordas apresenta ressonância plena e exige técnica e prática para poder pressionar duas cordas ao mesmo tempo.

Violão 12 Cordas Strinberg AF-412 Natural - Elétrico

Violão 12 Cordas Strinberg AF-412 Natural – Elétrico – Cordas de Aço e com Afinador

Violões zero, duplo zero e triplo zero

Esses violões são categorizados como Parlor, tendo estruturas menores e sendo mais indicado para uso casual e não tanto profissional. O violão zero é o menor entre os três e tem uma estrutura confortável para tocar por bastante tempo. O duplo zero já é um pouco maior, mas tem uma boa sonoridade e é indicado para as técnicas de fingerstyle. Já o triplo zero tem tamanho intermediário e gera um timbre mais peculiar.

Agora que você já conhece os tipos de violão mais usados, está pronto para fazer a escolha certa na hora de comprar o seu novo instrumento. Qualquer dúvida, entre em contato conosco e não deixe de dar uma conferida na loja virtual da Multisom para conferir os nossos modelos de violão!

Share this Story
Load More Related Articles
Load More By Especialista Multisom
Load More In Cordas

2 Comentários


  1. Miriam

    24 de maio de 2020 at 22:01

    Olá boa noite
    Uma pessoa de baixa estatura qual violão seria o mais indicado

    Reply

  2. Gustavo Woltmann

    19 de outubro de 2020 at 00:14

    O violão zero é uma boa sugestão.

    Reply

Deixa uma resposta

Seu e-mail não será publicado.Campos obrigatórios estão marcados *

Check Also

Let’s Rock! Os principais modelos de guitarra

Conheça os modelos e curiosidades de um dos ...