Tipos de ukulele: conheça as principais diferenças

tipos de ukelele

O ukulele é um instrumento havaiano que vem cativando cada vez mais os músicos mundo a fora e conquistando o coração dos brasileiros que se interessam pelo instrumento, seja por curiosidade ou por questões profissionais.

No entanto, antes mesmo de você iniciar as aulas ou comprar o instrumento, é normal surgir dúvidas como: qual ukulele devo comprar? Qual é o melhor ukulele? Se você tem esses questionamentos, está no lugar certo! Porque, nós, da Multisom vamos responder essas perguntas. Confira!

Tipos de ukulele

O ukulele é um ótimo instrumento para iniciar no universo da música. Além de de ser prático, pois o tamanho é reduzido, ele possui um preço mais em conta do que os violões, guitarras, entre outros. Da mesma forma, aprender ukulele, geralmente, é mais fácil do que os demais instrumentos.

Para responder a sua dúvida: nenhum tipo de ukulele é melhor do que outro. Eles são apenas diferentes e seus objetivos irão determinar qual o instrumento deve ser escolhido por você.

Mas, afinal, quais são esses tipos? Ukulele soprano, tenor, concerto e barítono são as opções existentes. Já falando sobre as diferenças, podemos destacar o tamanho, o número de casas e a afinação. Vamos conhecer mais suas especificações? Confira!

Ukulele Soprano

Este é o clássico — tradicional — e geralmente é a primeira escolha dos iniciantes. O ukulele soprano é o menor de sua família, cabe até mesmo dentro de uma mochila, mas o tamanho reduzido não o torna inferior aos demais! Da mesma maneira, a distância entre as casas — trastes — também é reduzida, favorecendo a montagem dos acordes, para pessoas com mãos pequenas, principalmente as crianças.

  • Comprimento: 23″ (58 cm)
  • Trastes: 15 a 20 trastes
  • Afinação: G – C – E – A

Ukulele Concert

O ukulele concert é o mais utilizado depois do soprano e tem afinação semelhante a este. Geralmente, é adquirido por pessoas em nível intermediário ou avançado no instrumento, pois possui mais casas do que o soprano e o espaço entre os trastes é maior.

  • Comprimento: 15-16 polegadas (38-40 cm)
  • Trastes: 12-17
  • Afinações comuns: GCEA (high e low G)

Ukulele Tenor

O ukulele tenor é maior do que o concert, porém, menor do que o barítono. Seu volume tem uma projeção maior, pois o timbre é mais encorpado e possui um corpo maior, com capacidade de produzir mais som.

  • Comprimento: 26″ (66 cm)
  • Trastes: 15 ou mais trastes
  • Afinação: G – C – E – A

Ukulele Barítono

O ukulele barítono é o maior de todos da família dos ukuleles, mas é o tipo menos conhecido entre eles. Sua aparência é mais próxima do violão e por causa do seu tamanho, possui uma afinação padrão. De timbre bem encorpado, o som dele se parece com cordas de nylon de um violão com muito mais volume.

Acústico x Elétrico

Ukulele acústico

Os instrumentos acústicos têm um valor menor que os elétricos, pois eles não possuem sistema de captação sonora. São ótimos para tocar em ambientes pequenos e fechados, onde não é necessário muito volume. Mas se a sua intenção é tocar em banda ou realizar shows, escolha o ukulele elétrico.

Ukulele elétrico

Ukuleles elétricos são instrumentos indicados para ensaios em estúdios — ou com banda — principalmente, para apresentações em locais abertos, onde há a necessidade de um volume mais alto. Como possui um sistema de captação sonora, seu preço normalmente é mais elevado.

Você pode gostar também: O que é ukulele? Descubra a origem do instrumento!
Agora que você já sabe tudo sobre ukuleles, dá uma conferida na linha de ukuleles disponíveis em nosso site! Gostou do post sobre os tipos de ukuleles? Não esqueça de deixar o seu comentário nos contando qual é o seu preferido!

Share this Story
Load More Related Articles
Load More By Especialista Multisom
Load More In Cordas

Deixa uma resposta

Seu e-mail não será publicado.Campos obrigatórios estão marcados *

Check Also

Guia de afinação de cavaquinho

O cavaco é um instrumento de origem portuguesa, ...