Tipos de palhetas: qual o melhor para o seu caso?

Palhetas

Muitos músicos iniciantes e até mesmo os mais experientes ainda sentem dificuldade de escolher a “palheta certa” para o seu estilo musical. Mas, para achar a melhor opção, primeiro é necessário entender que os tipos de palheta, na verdade, são variações de espessura, material e formato da ponta. Você sabe o quanto cada um desses fatores influencia na sua técnica e até no som produzido pelo instrumento?

Hoje, vamos mostrar o que é preciso considerar antes de comprar qualquer palheta e como esses fatores estão relacionados com a adaptação do músico na utilização dela. Olha aí!

A espessura da palheta

A espessura da palheta é uma das características mais importantes para escolher qual o melhor tipo para você. Só que não existe um certo e errado, apenas conselhos para ajudá-lo na decisão. Isso porque a espessura da palheta influencia diretamente no “jeito de tocar”, como na velocidade do ritmo e na suavidade do som, por exemplo.

Mas, como assim? Bom, imagine que as palhetas mais finas são mais flexíveis, logo, elas tendem a curvar (levemente) ao entrar em contato com as cordas, causando a sensação de suavidade. Por outro lado, com as palhetas mais grossas o atrito é maior ao tocar, resultando em um som mais pontual. Além disso, há quem prefira as palhetas mais finas para ritmos mais rápidos.

De uma forma geral, a espessura da palheta varia entre 0.38 e 3.0 milímetros. Para quem está aprendendo a tocar, o recomendado é optar por uma palheta média, devido à sua versatilidade (afinal, ela é um “meio-termo”), já que ela permite uma boa adaptação para qualquer velocidade, seja solo ou base.

O formato da ponta da palheta

Assim como a espessura, o formato da ponta de uma palheta também influencia na suavidade do som, se ele será mais marcado ou contínuo. As palhetas “pontudas” costumam ser melhores para tocar com mais velocidade e produzir um som mais agressivo. Já as com pontas arredondadas são ideias para produzir sons aveludados, encorpados.

A influência do material da palheta no timbre

Quando perguntam se o material da palheta influencia no timbre, as pessoas nunca esperam um “sim, mas depende” como resposta. Acontece que não existe uma fórmula para dizer qual a palheta será melhor para cada estilo musical ou instrumento. O material de fabricação, mesmo que sutilmente, pode sim influenciar, mas quem escolhe o que é melhor ou pior é você mesmo. Por isso, a melhor dica aqui é testar materiais diferentes com o tempo.

Mas, o principal material utilizado em palhetas é o plástico, este material é o mais versátil para quem está começando. Além deste, você encontra palhetas de metal, alumínio, vidro, nylon e outras.

A melhor palheta para sua técnica

Como já falamos sobre a escolha da palheta variar de músico para músico, a sugestão é que você teste mais de um tipo de palhetas para ver com qual se adapta melhor para seu estilo de tocar, principalmente se está começando a aprender (esta é uma fase de testes). Então, quando for comprar, pegue já umas três com espessuras diferentes.

Palhetas Fender

  • Depois de um tempo tocando com essas opções, teste novos tipos, com pontas, tamanhos e materiais diferentes.

Palhetas para colecionadores

Claro que, além da utilidade para tocar, as palhetas também podem ser itens colecionáveis, e aí vale de tudo: estampas diversas, materiais diferenciados, formatos fora do padrão e ainda tem as edições especiais de bandas. Palheta Coleção D'Addario

Agora, escolha mais de uma palheta para começar a testar com qual você se adapta melhor. E se quiser fazer uma compra segura e com qualidade, sem sair de casa, passa na nossa loja virtual e encontre tudo o que precisa para violões e outros instrumentos de corda.

Share this Story
Load More Related Articles
Load More By Especialista Multisom
Load More In Cordas

1 Comentário


  1. Ricardo

    1 de junho de 2020 at 19:47

    Obrigado por compartilhar esse conteúdo. Ajudou bastante na pra não escolher mais a palheta errada. Tmj

    Reply

Deixa uma resposta

Seu e-mail não será publicado.Campos obrigatórios estão marcados *

Check Also

Let’s Rock! Os principais modelos de guitarra

Conheça os modelos e curiosidades de um dos ...