Tipos de palhetas: qual o melhor para o seu caso?

Palhetas

Muitos músicos iniciantes e até mesmo os mais experientes ainda sentem dificuldade de escolher a “palheta certa” para o seu estilo musical. Mas, para achar a melhor opção, primeiro é necessário entender que os tipos de palheta, na verdade, são variações de espessura, material e formato da ponta. Você sabe o quanto cada um desses fatores influencia na sua técnica e até no som produzido pelo instrumento?

Hoje, vamos mostrar o que é preciso considerar antes de comprar qualquer palheta e como esses fatores estão relacionados com a adaptação do músico na utilização dela. Olha aí!

A espessura da palheta

A espessura da palheta é uma das características mais importantes para escolher qual o melhor tipo para você. Só que não existe um certo e errado, apenas conselhos para ajudá-lo na decisão. Isso porque a espessura da palheta influencia diretamente no “jeito de tocar”, como na velocidade do ritmo e na suavidade do som, por exemplo.

Mas, como assim? Bom, imagine que as palhetas mais finas são mais flexíveis, logo, elas tendem a curvar (levemente) ao entrar em contato com as cordas, causando a sensação de suavidade. Por outro lado, com as palhetas mais grossas o atrito é maior ao tocar, resultando em um som mais pontual. Além disso, há quem prefira as palhetas mais finas para ritmos mais rápidos.

De uma forma geral, a espessura da palheta varia entre 0.38 e 3.0 milímetros. Para quem está aprendendo a tocar, o recomendado é optar por uma palheta média, devido à sua versatilidade (afinal, ela é um “meio-termo”), já que ela permite uma boa adaptação para qualquer velocidade, seja solo ou base.

O formato da ponta da palheta

Assim como a espessura, o formato da ponta de uma palheta também influencia na suavidade do som, se ele será mais marcado ou contínuo. As palhetas “pontudas” costumam ser melhores para tocar com mais velocidade e produzir um som mais agressivo. Já as com pontas arredondadas são ideias para produzir sons aveludados, encorpados.

A influência do material da palheta no timbre

Quando perguntam se o material da palheta influencia no timbre, as pessoas nunca esperam um “sim, mas depende” como resposta. Acontece que não existe uma fórmula para dizer qual a palheta será melhor para cada estilo musical ou instrumento. O material de fabricação, mesmo que sutilmente, pode sim influenciar, mas quem escolhe o que é melhor ou pior é você mesmo. Por isso, a melhor dica aqui é testar materiais diferentes com o tempo.

Mas, o principal material utilizado em palhetas é o plástico, este material é o mais versátil para quem está começando. Além deste, você encontra palhetas de metal, alumínio, vidro, nylon e outras.

A melhor palheta para sua técnica

Como já falamos sobre a escolha da palheta variar de músico para músico, a sugestão é que você teste mais de um tipo de palhetas para ver com qual se adapta melhor para seu estilo de tocar, principalmente se está começando a aprender (esta é uma fase de testes). Então, quando for comprar, pegue já umas três com espessuras diferentes.

Palhetas Fender

Multisom

Depois de um tempo tocando com essas opções, teste novos tipos, com pontas, tamanhos e materiais diferentes.

Palhetas para colecionadores

Claro que, além da utilidade para tocar, as palhetas também podem ser itens colecionáveis, e aí vale de tudo: estampas diversas, materiais diferenciados, formatos fora do padrão e ainda tem as edições especiais de bandas. As que mais fazem sucesso entre os colecionadores, em nossa loja, são as palhetas da Coleção Beatles Stripes D’Addario.

Palheta Coleção D'Addario

Multisom

Agora, escolha mais de uma palheta para começar a testar com qual você se adapta melhor. E se quiser fazer uma compra segura e com qualidade, sem sair de casa, passa na nossa loja virtual e encontre tudo o que precisa para violões e outros instrumentos de corda.

Share this Story
Load More Related Articles
Load More By Especialista Multisom
Load More In Cordas

Deixa uma resposta

Seu e-mail não será publicado.Campos obrigatórios estão marcados *

Check Also

Guia de afinação de cavaquinho

O cavaco é um instrumento de origem portuguesa, ...