Tipos de instrumentos de teclas: conheça os principais!

Com uma forte base teórica musical, os instrumentos de tecla destacam-se por sua qualidade e versatilidade sonora. Sua origem é bastante antiga, começando com os órgãos hidráulicos na era greco-romana. Desde então, esses instrumentos adquiriram grande importância na música como um todo.

São muitos modelos de instrumentos de teclas, cada um com suas particularidades, e nós, da Multisom, vamos mostrar a você os principais. Olha só!

Piano

Fonte: Pianos Balleron

O piano surgiu na Itália, criado por Bartolomeu Cristofori, em 1698, sendo difundido pela Europa ao longo do século XVII, quando ganhou diversos nomes, como pianoforte e fortepiano. O piano é um instrumento cujos sons são produzidos por martelos que golpeiam as cordas (sim, o piano tem cordas!). Além disso, possui uma sonoridade encantadora, sendo muito utilizado na música erudita e em estilos musicais mais românticos.

Órgão

Fonte: PxHere

Este é o instrumento de teclas mais antigo de todos e também o mais complexo. Possui um grande sistema de tubos de madeira e metal, que são acionados pelas teclas, fazendo o som ser emitido através da passagem do ar sob pressão por dentro de seus tubos. É reconhecido por sua grandiosidade e imponência, na aparência e no som, sendo bastante utilizados em igrejas e teatros.

Teclado

Fonte: Multisom

Há uma grande variedade de modelos de teclados musicais, que podem ser considerados os mais diversificados e versáteis dos instrumentos de teclas, tanto para iniciantes quanto para músicos experientes. Possui um ótimo timbre, mesmo se comparando-o a pianos acústicos. Além disso, tem um tamanho prático para transporte e tocabilidade confortável, sendo bastante indicado para quem quer aprender.

Piano Digital

Fonte: Yamaha

Feito para imitar o modelo clássico, o piano digital reproduz com perfeição seus sons e timbres e vem se tornando muito popular entre os músicos. Para aumentar a semelhança, vem-se usando tecnologias que reproduzem inclusive a sensação de peso ao pressionar as teclas. Além da bela sonoridade, as vantagens do piano digital são que ele é prático de transportar (em comparação ao piano clássico) e também requer menos espaço.

Acordeon

Fonte: Multisom

O acordeon, também conhecido como gaita ou sanfona, dependendo da região, é um instrumento muito versátil. É muito popular em diversos gêneros populares brasileiros e o seu som pode variar de notas agudas até as mais graves. Suas categorias se dividem conforme a quantidade de baixos, sendo essa a sua característica fundamental. O acordeon pode ser de:

  • 4 baixos;
  • 8 baixos;
  • 48 baixos;
  • 60 baixos;
  • 80 baixos;
  • 120 baixos.

Saiba mais em Tipos de acordeon: conheça melhor esse instrumento!

Controlador

Fonte: Multisom

Indicado quem já tem um maior conhecimento musical, o teclado controlador possui um sistema um pouco mais complicado do que os demais. Este instrumento não possui timbres próprios e, como o nome indica, é utilizado para controlar os timbres armazenados em outros aparelhos, como um computador, outro teclado ou módulo, por exemplo.

Sintetizador

Fonte: Multisom

O sintetizador é um ótimo instrumento para criar sons, ajustar as frequências e modular cada timbre conforme o gosto do músico. Possui diversos timbres (sons) armazenados em sua memória, sendo ideal para se utilizar em apresentações. Não possui alto-falantes, reproduzindo sons apenas com o auxílio de fones, amplificadores ou caixas de som.

Estes são alguns dos principais instrumentos de teclas que existem, mas ainda há muitos outros, vale a pena dar uma procurada. Gostou desse conteúdo? Deixe um comentário com suas dúvidas, críticas e sugestões. Nós, da Multisom, teremos o prazer em te ajudar!

Encontra uma variedade de instrumentos de teclas na Multisom

 

 

Share this Story
Load More Related Articles
Load More By Especialista Multisom
Load More In Teclas

Deixa uma resposta

Seu e-mail não será publicado.Campos obrigatórios estão marcados *

Check Also

História do piano: você sabe a origem desse instrumento?

Presente em muitas músicas ocidentais, o piano é ...