Tipos de instrumentos de teclas: conheça os principais!

Com uma forte base teórica musical, os instrumentos de tecla destacam-se por sua qualidade e versatilidade sonora. Sua origem é bastante antiga, começando com os órgãos hidráulicos na era greco-romana. Desde então, esses instrumentos adquiriram grande importância na música como um todo.

São muitos modelos de instrumentos de teclas, cada um com suas particularidades, e nós, da Multisom, vamos mostrar a você os principais. Olha só!

Piano

Fonte: Pianos Balleron

O piano surgiu na Itália, criado por Bartolomeu Cristofori, em 1698, sendo difundido pela Europa ao longo do século XVII, quando ganhou diversos nomes, como pianoforte e fortepiano. O piano é um instrumento cujos sons são produzidos por martelos que golpeiam as cordas (sim, o piano tem cordas!). Além disso, possui uma sonoridade encantadora, sendo muito utilizado na música erudita e em estilos musicais mais românticos.

Órgão

Fonte: PxHere

Este é o instrumento de teclas mais antigo de todos e também o mais complexo. Possui um grande sistema de tubos de madeira e metal, que são acionados pelas teclas, fazendo o som ser emitido através da passagem do ar sob pressão por dentro de seus tubos. É reconhecido por sua grandiosidade e imponência, na aparência e no som, sendo bastante utilizados em igrejas e teatros.

Teclado

Fonte: Multisom

Há uma grande variedade de modelos de teclados musicais, que podem ser considerados os mais diversificados e versáteis dos instrumentos de teclas, tanto para iniciantes quanto para músicos experientes. Possui um ótimo timbre, mesmo se comparando-o a pianos acústicos. Além disso, tem um tamanho prático para transporte e tocabilidade confortável, sendo bastante indicado para quem quer aprender.

Piano Digital

Fonte: Yamaha

Feito para imitar o modelo clássico, o piano digital reproduz com perfeição seus sons e timbres e vem se tornando muito popular entre os músicos. Para aumentar a semelhança, vem-se usando tecnologias que reproduzem inclusive a sensação de peso ao pressionar as teclas. Além da bela sonoridade, as vantagens do piano digital são que ele é prático de transportar (em comparação ao piano clássico) e também requer menos espaço.

Acordeon

Fonte: Multisom

O acordeon, também conhecido como gaita ou sanfona, dependendo da região, é um instrumento muito versátil. É muito popular em diversos gêneros populares brasileiros e o seu som pode variar de notas agudas até as mais graves. Suas categorias se dividem conforme a quantidade de baixos, sendo essa a sua característica fundamental. O acordeon pode ser de:

  • 4 baixos;
  • 8 baixos;
  • 48 baixos;
  • 60 baixos;
  • 80 baixos;
  • 120 baixos.

Saiba mais em Tipos de acordeon: conheça melhor esse instrumento!

Controlador

Fonte: Multisom

Indicado quem já tem um maior conhecimento musical, o teclado controlador possui um sistema um pouco mais complicado do que os demais. Este instrumento não possui timbres próprios e, como o nome indica, é utilizado para controlar os timbres armazenados em outros aparelhos, como um computador, outro teclado ou módulo, por exemplo.

Sintetizador

Fonte: Multisom

O sintetizador é um ótimo instrumento para criar sons, ajustar as frequências e modular cada timbre conforme o gosto do músico. Possui diversos timbres (sons) armazenados em sua memória, sendo ideal para se utilizar em apresentações. Não possui alto-falantes, reproduzindo sons apenas com o auxílio de fones, amplificadores ou caixas de som.

Estes são alguns dos principais instrumentos de teclas que existem, mas ainda há muitos outros, vale a pena dar uma procurada. Gostou desse conteúdo? Deixe um comentário com suas dúvidas, críticas e sugestões. Nós, da Multisom, teremos o prazer em te ajudar!

Share this Story
Load More Related Articles
Load More By Especialista Multisom
Load More In Teclas

Deixa uma resposta

Seu e-mail não será publicado.Campos obrigatórios estão marcados *

Check Also

Teclado Casio CTK 1550 é bom?

Não importa se é estudante, iniciante ou profissional, ...