Conheça os tipos de guitarra mais populares!

Modelos de guitarra

São vários os modelos de guitarra no mercado musical, cada um criado com um objetivo diferente. Essa variedade de tipos é incrível mas, ao mesmo tempo, pode acabar se tornando uma decisão difícil para os amantes deste instrumento. Por isso, já que é tão importante que você entenda os diferenciais de cada tipo de guitarra, explicamos tudo neste post para facilitar a sua escolha. Confira!

Telecaster

Esse é um dos primeiros tipos de guitarra com corpo sólido, criado lá no início dos anos 50. O criador foi Leo Fender – fundador da marca Fender -, que começou a produzí-la na sua fábrica, antes das outras marcas criarem suas próprias versões.

Pode-se dizer que a Telecaster revolucionou o som, mesmo com seu design simples, trazendo as tendências das guitarras elétricas. Tem como característica o corpo de madeira Alder e o braço e escala com madeira Maple. Além disso, uma forte característica é que o braço é parafusado ao corpo.

Guitarra Telecaster

Fonte: Multisom

Geralmente conta com dois captadores single coils, uma chave de três posições e dois knobs – um de tonalidade e outro de volume. A música country americana foi a primeira a ser conquistada por este tipo de guitarra, que depois também apareceu no blues, rock e jazz. George Harrison, dos Beatles, era um grande amante das Telecasters!

Os melhores modelos de Telecaster você encontra aqui

Stratocaster

Quando se fala em guitarra é a imagem de uma Stratocaster que vem à cabeça, por ser o tipo de guitarra mais conhecido! Ela foi criada em 1954 também por Leo Fender e as primeiras versões eram da sua marca. Hoje em dia, a maioria das fabricantes de guitarra tem a sua linha de Stratos, como é popularmente chamada aqui no Brasil.

Guitarra Stratocaster

Fonte: Multisom

Nas marcas brasileiras, é mais comum que sejam fabricadas em madeiras nativas como Marupá, Cedro, Freijó, Basswood, Swamp Ash e até Mogno. Quanto ao estilo musical, este é o tipo mais indicado para os guitarristas de rock, blues e funk.

As Stratos são equipadas com três captadores single coils e ainda tem uma chave seletora que traz a possibilidade de escolher entre cinco posições, agregando mais timbres para a guitarra. Por ser tão versátil, é a preferida de grandes nomes da música como Eric Clapton, David Gilmour e John Frusciante.

Confira os melhores modelos de Stratocaster!

Les Paul

Bastante conhecida como o carro-chefe da marca Gibson, a guitarra Les Paul vem fazendo sucesso e tem criado seu legado desde o início dos anos 50. Ela foi pensada em uma parceira com o guitarrista de jazz Les Paul e por isso leva seu nome.

Diferente dos modelos anteriores, o braço desta é colado no corpo. Isso faz bastante diferença no timbre e no som gerado. E, apesar de atualmente estar sendo fabricada em Maple nos Estados Unidos por conta de leis ambientais, uma das características marcantes da Les Paul é o corpo em madeira Mogno.

Guitarra Leaspaul

Fonte: Multisom

É equipada com dois captadores Humbuckers e tem uma sonoridade encorpada e grave. Alguns modelos tem até três captadores. Justamente por isso, é a preferida dos artistas de hard rock como Slash e Jimmy Page, mas não deixa de ser ótima para o jazz, por exemplo.

Conheça alguns modelos de Les Paul na Multisom!

SG

Criada pela Gibson após a queda de vendas nos modelos Les Paul, nos anos 60, a SG trouxe algumas otimizações em relação ao modelo mais famoso anteriormente. A diminuição do peso e a facilitação para o alcance das casas dos últimos trastes, são bons exemplos das mudanças.

Guitarra SG

Fonte: Multisom

SG é, na verdade, uma sigla que significa Solid Guitar (guitarra sólida). São dois ou três captadores humbuckers, além dos controles individuais de timbre e volume para cada captador. E a fabricação do corpo da guitarra é feito com madeira Mogno.

Os grandes amantes da SG foram Angus Young e Tony Iommi, já que, apesar de captar de forma idêntica a Les Paul, o timbre é bastante diferente e tem o braço fino.

Conheça as nossas guitarras SG!

Flying V

A Flying V não é um dos tipos mais comuns de guitarra, mas chamou atenção por meio da música de grandes artistas. Foi criada pela Gibson, em 1957, com o intuito de criar produtos com design mais futurista.

Guitarra Flying V

Fonte: Gibson

Os captadores deste modelo são Humbucker e, por isso, são ideais para sons mais encorpados. São geralmente construídas com uma madeira chamada Korina e são bastante usadas para os artistas de Metal e Hard Rock.

No começo, a venda desta guitarra não foi efetiva e ela teve sua produção interrompida já em 1959, voltando para o mercado quase dez anos depois, quando artistas como o Jimmy Hendrix começaram a usar instrumentos diferenciados.

Conheça os melhores modelos de Flying V!

Explorer

A Explorer é uma guitarra que tem a história bastante parecida com a Flying V. Chamada por muitos de “X-Plorer”, ela também veio da ideia de design futurístico da Gibson, na década de 1950. Inclusive, pode-se dizer que ela integrou uma série de guitarras consideradas mais “agressivas” da marca.

Outra característica em comum com a sua guitarra “irmã”, a Flying V é o fato de ter passado por problemas pela falta de popularidade. Ela parou de ser produzida em 1963 e voltou ao mercado apenas passados mais de dez anos, em 1976.

Guitarra Explorer

Fonte: Gibson

Ela é equipada com captadores humbucker e fabricada com madeira Korina no seu corpo. Faz sucesso com os guitarristas de Heavy Metal e Hard Rock e, hoje em dia, é produzida por várias marcas. No mundo da música, James Hetfield e Matthias Jabs são os adeptos da Explorer!

Os modelos mais incríveis de guitarra Explorer você encontra aqui!

Essas são as guitarras que, em geral, são mais conhecidas e usadas. Agora você já sabe qual a história e o uso de cada uma. Pronto para escolher? Não esqueça de passar no site da Multisom e conte com a ajuda dos nossos consultores no chat online!

Share this Story
Load More Related Articles
Load More By Especialista Multisom
Load More In Cordas

Deixa uma resposta

Seu e-mail não será publicado.Campos obrigatórios estão marcados *

Check Also

Guitarra para iniciantes: um guia para sua primeira compra

Aprender a tocar um instrumento é sempre empolgante, ...