Conheça os tipos de guitarra mais populares!

Modelos de guitarra

São vários os modelos de guitarra no mercado musical, cada um criado com um objetivo diferente. Essa variedade de tipos é incrível mas, ao mesmo tempo, pode acabar se tornando uma decisão difícil para os amantes deste instrumento. Por isso, já que é tão importante que você entenda os diferenciais de cada tipo de guitarra, explicamos tudo neste post para facilitar a sua escolha. Confira!

Telecaster

Esse é um dos primeiros tipos de guitarra com corpo sólido, criado lá no início dos anos 50. O criador foi Leo Fender – fundador da marca Fender -, que começou a produzí-la na sua fábrica, antes das outras marcas criarem suas próprias versões.

Pode-se dizer que a Telecaster revolucionou o som, mesmo com seu design simples, trazendo as tendências das guitarras elétricas. Tem como característica o corpo de madeira Alder e o braço e escala com madeira Maple. Além disso, uma forte característica é que o braço é parafusado ao corpo.

Guitarra Telecaster

Fonte: Multisom

Geralmente conta com dois captadores single coils, uma chave de três posições e dois knobs – um de tonalidade e outro de volume. A música country americana foi a primeira a ser conquistada por este tipo de guitarra, que depois também apareceu no blues, rock e jazz. George Harrison, dos Beatles, era um grande amante das Telecasters!

Os melhores modelos de Telecaster você encontra aqui

Stratocaster

Quando se fala em guitarra é a imagem de uma Stratocaster que vem à cabeça, por ser o tipo de guitarra mais conhecido! Ela foi criada em 1954 também por Leo Fender e as primeiras versões eram da sua marca. Hoje em dia, a maioria das fabricantes de guitarra tem a sua linha de Stratos, como é popularmente chamada aqui no Brasil.

Guitarra Stratocaster

Fonte: Multisom

Nas marcas brasileiras, é mais comum que sejam fabricadas em madeiras nativas como Marupá, Cedro, Freijó, Basswood, Swamp Ash e até Mogno. Quanto ao estilo musical, este é o tipo mais indicado para os guitarristas de rock, blues e funk.

As Stratos são equipadas com três captadores single coils e ainda tem uma chave seletora que traz a possibilidade de escolher entre cinco posições, agregando mais timbres para a guitarra. Por ser tão versátil, é a preferida de grandes nomes da música como Eric Clapton, David Gilmour e John Frusciante.

Confira os melhores modelos de Stratocaster!

Les Paul

Bastante conhecida como o carro-chefe da marca Gibson, a guitarra Les Paul vem fazendo sucesso e tem criado seu legado desde o início dos anos 50. Ela foi pensada em uma parceira com o guitarrista de jazz Les Paul e por isso leva seu nome.

Diferente dos modelos anteriores, o braço desta é colado no corpo. Isso faz bastante diferença no timbre e no som gerado. E, apesar de atualmente estar sendo fabricada em Maple nos Estados Unidos por conta de leis ambientais, uma das características marcantes da Les Paul é o corpo em madeira Mogno.

Guitarra Leaspaul

Fonte: Multisom

É equipada com dois captadores Humbuckers e tem uma sonoridade encorpada e grave. Alguns modelos tem até três captadores. Justamente por isso, é a preferida dos artistas de hard rock como Slash e Jimmy Page, mas não deixa de ser ótima para o jazz, por exemplo.

Conheça alguns modelos de Les Paul na Multisom!

SG

Criada pela Gibson após a queda de vendas nos modelos Les Paul, nos anos 60, a SG trouxe algumas otimizações em relação ao modelo mais famoso anteriormente. A diminuição do peso e a facilitação para o alcance das casas dos últimos trastes, são bons exemplos das mudanças.

Guitarra SG

Fonte: Multisom

SG é, na verdade, uma sigla que significa Solid Guitar (guitarra sólida). São dois ou três captadores humbuckers, além dos controles individuais de timbre e volume para cada captador. E a fabricação do corpo da guitarra é feito com madeira Mogno.

Os grandes amantes da SG foram Angus Young e Tony Iommi, já que, apesar de captar de forma idêntica a Les Paul, o timbre é bastante diferente e tem o braço fino.

Conheça as nossas guitarras SG!

Flying V

A Flying V não é um dos tipos mais comuns de guitarra, mas chamou atenção por meio da música de grandes artistas. Foi criada pela Gibson, em 1957, com o intuito de criar produtos com design mais futurista.

Guitarra Flying V

Fonte: Gibson

Os captadores deste modelo são Humbucker e, por isso, são ideais para sons mais encorpados. São geralmente construídas com uma madeira chamada Korina e são bastante usadas para os artistas de Metal e Hard Rock.

No começo, a venda desta guitarra não foi efetiva e ela teve sua produção interrompida já em 1959, voltando para o mercado quase dez anos depois, quando artistas como o Jimmy Hendrix começaram a usar instrumentos diferenciados.

Conheça os melhores modelos de Flying V!

Explorer

A Explorer é uma guitarra que tem a história bastante parecida com a Flying V. Chamada por muitos de “X-Plorer”, ela também veio da ideia de design futurístico da Gibson, na década de 1950. Inclusive, pode-se dizer que ela integrou uma série de guitarras consideradas mais “agressivas” da marca.

Outra característica em comum com a sua guitarra “irmã”, a Flying V é o fato de ter passado por problemas pela falta de popularidade. Ela parou de ser produzida em 1963 e voltou ao mercado apenas passados mais de dez anos, em 1976.

Guitarra Explorer

Fonte: Gibson

Ela é equipada com captadores humbucker e fabricada com madeira Korina no seu corpo. Faz sucesso com os guitarristas de Heavy Metal e Hard Rock e, hoje em dia, é produzida por várias marcas. No mundo da música, James Hetfield e Matthias Jabs são os adeptos da Explorer!

Os modelos mais incríveis de guitarra Explorer você encontra aqui!

Essas são as guitarras que, em geral, são mais conhecidas e usadas. Agora você já sabe qual a história e o uso de cada uma. Pronto para escolher? Não esqueça de passar no site da Multisom e conte com a ajuda dos nossos consultores no chat online!

Os melhores modelos de guitarras estão na Multisom

 

 

Share this Story
Load More Related Articles
Load More By Especialista Multisom
Load More In Cordas

Deixa uma resposta

Seu e-mail não será publicado.Campos obrigatórios estão marcados *

Check Also

Violão Cutaway ou tradicional? Veja a diferença

Qual violão comprar: tradicional ou cutaway? Essa é ...